Calcular consumo de uma fase em contador trifásico antigo

Responder
electron
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 22 jan 2009, 01:36
Localização: Almeirim
Agradecimento recebido: 2 vezes

Calcular consumo de uma fase em contador trifásico antigo

Mensagem por electron »

Boas, tenho um contador trifásico antigo que alimenta tres divisiones, duas de elas neste momento foram unidas numa única divisão (duas fases), neste momento e necessário controlar o consumo da terceira divisão, foi colocado um contador monofásico no quadro de essa divisão mas mesmo assim não sei como fazer a divisão no contador antigo de entrada


LUIS1717
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 05 set 2023, 20:04
Profissão: informatico
Localização: cascais

Re: Calcular consumo de uma fase em contador trifásico antigo

Mensagem por LUIS1717 »

Boa pergunta
Não ne tinha apercebido disso.
Tenho um contador trifasico 15A onde a edp fez um contrato monofasico.
Tinha 15A por fase e foram mudar para um contafor novo.
Agora despara se uma das fases exceder 5A
Burla monumental.
Para passar a monofasico exigem um estudo de distribuição de fases do edifício, o primeiro é que se lixa...
Nais vale aumentar a potencia para 30A e ter 10A disponíveis em cada fase. São 2300watt só um secador de cabelo rebenta com o maximo
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Calcular consumo de uma fase em contador trifásico antigo

Mensagem por mromeiro »

Parece-me que se percebi bem, tem preferência contratada de 3 45, ou seja, 15A monofásico, ou 3 x 5A trifásico.
Antes era comum colocarem o disjuntor diferencial a suportar correntes superior ao que está contratado.
Agora como colocaram o novo contador, colocaram o que está contratado, e daí a sua reclamação.
Na já burla nenhuma da EDP contra si, mas sim, ao contrário (a EDP é que estava a ser burlada).
Como o registo no sistema está mal (está monofásico mas deixaram um contador trifásico (como tinha antes mas com a potência contratada).

Uma solução para isso sem grandes chatices, é alterar a potência para 4,6.
Desta forma tem mesmo que colocar monofásico, pois não existe essa potência em trifásico.
Terá é de contratar um eletricista para regularizar a situação, e convern ir antes da mudança, e depois no dia da instalação do novo contador
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”