Inexistência do condutor de proteção terra no quadro de entrada

elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Inexistência do condutor de proteção terra no quadro de entrada

Mensagem por elfo106 »

luisilva78 Escreveu: 05 nov 2022, 11:15 se quiser inscrever como Engenheiro
Caro "luisilva78",
Muito obrigado pelo esclarecimento. Há alguma alternativa a inscrever-me como Engenheiro? Que limitações teria?
Estar a fazer estágio agora seria completamente incompatível com a minha disponibilidade.
O meu curso era (e tenho quase a certeza que ainda é) creditado pela OE e OET.

Obrigado!


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Inexistência do condutor de proteção terra no quadro de entrada

Mensagem por luisilva78 »

elfo106 Escreveu: 05 nov 2022, 14:50
luisilva78 Escreveu: 05 nov 2022, 11:15 se quiser inscrever como Engenheiro
Caro "luisilva78",
Muito obrigado pelo esclarecimento. Há alguma alternativa a inscrever-me como Engenheiro? Que limitações teria?
Estar a fazer estágio agora seria completamente incompatível com a minha disponibilidade.
O meu curso era (e tenho quase a certeza que ainda é) creditado pela OE e OET.

Obrigado!
Como disse, duvido que face à experiência que já tem depois de terminar o curso, que seja obrigatório, mas convém confirmar. Como disse também, agora já não há esse "reconhecimento" por parte das ordens. A partir do momento que foi criada a A3ES todos os cursos em funcionamento em Portugal (quer sejam de engenharia ou de outras áreas) têm que cumprir as normas e ser reconhecidos por este organismo e as ordens aceitam esse reconhecimento.
Em relação à inscrição na DGEG, caso tenha um curso profissional em electrotecnia (ou equivalente) pode inscrever-se também (não sei se é o caso ou não, por isso deixei essa opção em aberto). Um TRIESP não engenheiro ou engenheiro técnico não pode fazer projecto, nem exploração de instalações com potência superior a 250kVA ou tensão superior a 30kV.
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Inexistência do condutor de proteção terra no quadro de entrada

Mensagem por elfo106 »

Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento.

Por acaso antes de entrar na faculdade, o meu secundário foi um curso tecnológico de electrónica (nível 3).
Um dia destes informo-me melhor sobre isso do estágio e quanto me custaria a inscrição e mensalidades (ou anuidade) + seguro, etc.

Como não estou a contar fazer disso rendimento, é mais para conseguir desenrascar alguém próximo ou a mim mesmo sem estar dependente de terceiros, o avançar ou não também vai depender muito dos custos envolvidos.

Obrigado!
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Inexistência do condutor de proteção terra no quadro de entrada

Mensagem por elfo106 »

Ressuscitando o tema inicial do tópico, será que este quadro tinha um sistema de aterramento do tipo TN-C e por isso é que não vi lá o condutor terra?
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”