Será a energia agrovoltaica o futuro da alimentação e da energia?

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Será a energia agrovoltaica o futuro da alimentação e da energia?

Mensagem por admin »

agricultura-agrovoltaica.jpg
agricultura-agrovoltaica.jpg (149.81 KiB) Visto 829 vezes
A energia agrovoltaica, que visa a máxima sinergia entre a energia fotovoltaica e a agricultura através da instalação de placas solares em terrenos de cultivo, posiciona-se como uma das referências para tornar mais sustentável um setor que não quer ficar para trás na luta contra as mudanças climáticas.

Pode parecer uma combinação estranha criar energia renovável no meio de terrenos agrícolas, mas, diz o site “Inhabitat”, a ciência mostra que é realmente benéfica para os agricultores, consumidores de alimentos e para o ambiente. Algumas das vantagens podem surpreendê-lo.

Produz energia

Uma vantagem óbvia da agrovoltaica é que depende de painéis solares para criar energia. Esta energia pode ser utilizada para alimentar bombas de irrigação, luzes do celeiro, a casa, o equipamento agrícola e muito mais. Se houver um excesso, pode ser revendida à rede ou armazenada em baterias. Uma vez que é energia renovável, é uma fonte limpa com um abastecimento ilimitado.

Reforça a produção alimentar

A relação entre as culturas e os painéis solares é surpreendentemente simbiótica. Onde outrora utilizávamos campos exclusivamente para a produção de culturas, a ciência dos sistemas agrovoltaicos permite que os painéis melhorem as plantas enquanto ainda bombeiam energia. Plantas como o tomate, pimentos, bagas e videiras beneficiam do sombreamento adicional que os painéis proporcionam. Uma vez que são menos stressadas num ambiente mais protegido, produzem uma colheita mais abundante.

Reduz o uso de água

Da mesma forma, o abrigo reduz a temperatura debaixo dos painéis solares. As plantas utilizam menos água à medida que apanham sempre sol. Mesmo as plantas que requerem sol pleno têm um ponto de saturação luminosa onde já não são capazes de o sintetizar. Assim, absorvem água adicional para lidar com as condições semelhantes à seca. Os painéis fotovoltaicos funcionam para limitar esse desperdício, reduzindo o consumo de água ao longo do percurso. Vimos esta ideia noutras áreas, onde os painéis solares estão a ser colocados sobre cursos de água para diminuir a evaporação e fazer pleno uso do espaço terrestre.

Maior produção de energia

O arrefecimento por baixo dos painéis também ajuda a maximizar a produção de energia, tornando tudo mais eficiente. O ambiente vegetal é muito mais fresco que o solo duro, proporcionando um controlo da temperatura que maximiza a produção de energia. A água que as plantas absorvem também contribui para o efeito de arrefecimento.

Acomoda a escassez de terrenos

Os sistemas agrovoltaicos aproveitam ao máximo a terra disponível cultivando culturas alimentares e produzindo energia ao mesmo tempo, com a mesma quantidade de espaço. Um não retira espaço ao outro. É um processo que funciona bem em áreas com disponibilidade de terra limitada. Em vez de escolher entre agricultura e produção de energia renovável, podemos ter ambos.

Poupanças financeiras para agricultores

Além disso, o investimento inicial vê um retorno na poupança de energia, com os sistemas agrovoltaicos a pagarem-se geralmente por si próprios em cerca de 14 anos. Para além da poupança de energia, os agricultores poupam também nos custos da água. Isto é visível através de temperaturas mais baixas do solo. Menos calor significa não só que as plantas bebem menos, mas também que ocorre menos evaporação.

Por outro lado, os sistemas agrovoltaicos têm demonstrado aumentar os lucros dos agricultores, com um maior rendimento agrícola. Com a agrovoltaica, o agricultor tem agora dois campos de culturas e dois campos de produção de energia, duplicando a produção de cada um deles.

Melhor para o ambiente

A produção de energia limpa traz o benefício da energia sem poluição atmosférica, ao contrário do que é causado pelos combustíveis fósseis. Com a crise atual e contínua da água, a agrovoltaica também pode fazer parte da solução de conservação da água.

Onde estão a ser utilizados os processos agrovoltaicos?

Atualmente, a China detém o título do maior projeto agrovoltaico do mundo. É um sistema abrangente de painéis fotovoltaicos colocados sobre as bagas regionais de goji. Outros países também estão a desenvolver sistemas agrovoltaicos. A Índia, Malásia, Taiwan e França têm todos projetos em curso.

Fonte: https://greensavers.sapo.pt/sera-a-ener ... a-energia/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Será a energia agrovoltaica o futuro da alimentação e da energia?

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro administrador

Permita-me apenas deixar-lhe uma pergunta
Pese embora todas as questões (boas) referidas à energia agroalimentar voltaica) apenas são mencionadas no seu post as
boas práticas técnicas utilizadas nesta nova metodologia tão eficaz.

Pergunto:

E as desvantagens existem, ou apenas foram mencionadas todas as vantagens.
Quer-me parecer que as desvantagens não foram equacionadas nesta problemática.

Cptos

JAG
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Será a energia agrovoltaica o futuro da alimentação e da energia?

Mensagem por admin »

Pois não fala das desvantagens

eu apenas limitei a publicar a notícia, mas que pode ser debatida esse ponto
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Armando Almeida
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 26 set 2022, 13:02
Localização: Figueira da Foz
Enviou: 2 vezes

Re: Será a energia agrovoltaica o futuro da alimentação e da energia?

Mensagem por Armando Almeida »

Seja qual for o passo na energia do futuro, podemos ter a certeza que não haverá retrocesso nesta nova realidade que é uma energia limpa, amiga do planeta e da humanidade.
Obrigado pelo artigo, é sempre bom estar a par das novidades. Abraço
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Será a energia agrovoltaica o futuro da alimentação e da energia?

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "Armando Almeida"

Julgo que em momento algum me tenha referido a uma energia limpa, eficiente e amiga do ambiente.
Apenas por mim foi referido e, volto a frisar vantagens e desvantagens desta nova tecnologia.
Como apenas e tão só são referidas Vantagens nas comunicações apresentadas pelas diversas personalidades
intervenientes sobre o assunto acima mencionado.
Gostaria de ser informado sobre as Desvantagens existentes nesta nova tecnologia.
Se o amigo tem conhecimento deve-nos informar sobre assunto tão pertinente.

Cptos

Jag
JFFP
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Localização: Alentejo
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Será a energia agrovoltaica o futuro da alimentação e da energia?

Mensagem por JFFP »

Desvantagens:

Custo de instalação 2x superior
Nem todas as culturas permitem este sombreamento (como é o caso dos cereais normalmente)
Limita o uso de maquinaria agrícola.


E assim de repente não me estou a lembrar mais.

Mas uma coisa é certa, não é de todo uma necessidade não há falta de espaço.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Será a energia agrovoltaica o futuro da alimentação e da energia?

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " JFFP"

Creio serem exatamente estas as minhas dúvidas quanto ao sistema agroalimentar.

Estas questões, até podem ser mais convenientes para a agricultura, no entanto os preços praticados ainda serão muito
elevados e, sem qualquer subsídio a patrocinar o investimento feito.


Meu ilustre amigo até á data presente foi o único que colocou as desvantagens sobre esta nova tecnologia.
O meu agradecimento por esse facto tão importante e revelador do porquê de em Portugal não se utilizar esta benesse
na agricultura.

Cptos

JAG
JFFP
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Localização: Alentejo
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Será a energia agrovoltaica o futuro da alimentação e da energia?

Mensagem por JFFP »

Ainda assim o custo superior deve-se ao facto das estruturas serem diferentes, este custo pode ser reduzido bastante se este tipo de sistemas começar a ser implementado.

Mas creio que o custo não seja o principal fator limitador, mas sim o facto de não ser compatível com uma agricultura intensiva que apesar ser à partida a mais rentável tem também as suas desvantagens.

Esta opção penso que será interessante para explorações menos tradicionais, pequenas hortas, entre outros, sendo a principal vantagem a redução do consumo de água. Mas como o custo da água é o custo do seu bombeamento a poupança da mesma não é muito valorizada.
Responder

Voltar para “Notícias”