Iluminação em parque de jogos exterir de loteamento

Responder
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Iluminação em parque de jogos exterir de loteamento

Mensagem por gemini »

Viva.

Procurei mas não encontrei algo que se relacionasse com esta dúvida.

Todos sabemos que num loteamento deve ser prevista (e instalada) a iluminação pública, por conta do promotor.

Mas, e no caso dos parques infantis ou campos de jogos (futebol/ténis/etc..) que ficam no exterior, no jardim, deve ser prevista alguma iluminação obrigatória?
Do tipo com projectores para esses espaços?

Não encontrei nada sobre isto, pelo que deduzo que esta é uma questão que passa pelo bom senso do promotor, correcto?

E já se sabe que o bom senso custa dinheiro :wink: , pelo que normalmente só se coloca a IP e mais nada...

Mas e no caso de haver necessidade/se pretender lá colocar iluminação para os campos de jogos, deve ser a câmara a instalar lá os projectores (pois essas áreas exteriores passam a domínio público), ou o promotor?


Pergunto isto porque estou a ver um apartamento num loteamento nestas condições, com campos de jogos exteriores, mas sem iluminação dedicada... os passeios dojardm têm por lá IP, mas os campos de jogos não têm nada!
Como isto já foi recebido pela Câmara, a quem me devo queixar para lá ser posta luz, ao Promotor, ou á Câmara?

Agradeço a ajuda :)


Learning is the goal!!
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 46 vezes

Re: Iluminação em parque de jogos exterir de loteamento

Mensagem por Josecalado »

Eu penso que deve queixar-se à câmara porque foi esta entidade que licenciou o projecto, depois a câmara há-de dar uma resposta que deverá ser de acordo com o acordado com a entidade promotora, e promoverá uma solução.

Cpm.
fgomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 17 jan 2011, 16:50
Localização: Porto
Contacto:

Re: Iluminação em parque de jogos exterir de loteamento

Mensagem por fgomes »

gemini Escreveu:Viva.

Procurei mas não encontrei algo que se relacionasse com esta dúvida.

Mas, e no caso dos parques infantis ou campos de jogos (futebol/ténis/etc..) que ficam no exterior, no jardim, deve ser prevista alguma iluminação obrigatória?
Do tipo com projectores para esses espaços?

Mas e no caso de haver necessidade/se pretender lá colocar iluminação para os campos de jogos, deve ser a câmara a instalar lá os projectores (pois essas áreas exteriores passam a domínio público), ou o promotor?


Pergunto isto porque estou a ver um apartamento num loteamento nestas condições, com campos de jogos exteriores, mas sem iluminação dedicada... os passeios dojardm têm por lá IP, mas os campos de jogos não têm nada!
Como isto já foi recebido pela Câmara, a quem me devo queixar para lá ser posta luz, ao Promotor, ou á Câmara?

Agradeço a ajuda :)
Bom dia.
Este assunto é bastante mais abrangente. O recindo de jogos é vedado? Se sim, há alguem ou alguma entidade que seja responsável pela sua manutenção?
Dominio publico custa-me a acreditar. Pode a camara requerer uma baixada para a ilminação do recinto, com um contrato, obviamente, mas nos dias de hoje não vai ser fácil.
O projecto não previa iluminação no recinto?
fgomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 17 jan 2011, 16:50
Localização: Porto
Contacto:

Re: Iluminação em parque de jogos exterir de loteamento

Mensagem por fgomes »

Bom dia.

O projecto não previa iluminação para esse recinto?
O recinto é vedado de alguma forma ou há alguém responsável pela manutenção do espaço?
Obg
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Iluminação em parque de jogos exterir de loteamento

Mensagem por gemini »

viva.
Peço desculpa pela demora na resposta.

Não faço ideia se o projecto previa iluminação do recinto ou não...
O que sei é que não existe lá nada.
O recinto é vedado como é normal, com aquela rede verde (tipo "galinheiro"), pra evitar que as bolas "fujam" para longe.
Contudo, apesar de vedado, o seu acesso utilização é pública, pois as portas (de rede) não têm chave (não sei se alguma vez tiveram).
Os responsáveis pela manutenção deduzo que seja a câmara... é ela quem vem cortar a relva em redor!
Apesar disso, o recinto serve 4 ou 5 prédios, localizados em volta.
Learning is the goal!!
fgomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 17 jan 2011, 16:50
Localização: Porto
Contacto:

Re: Iluminação em parque de jogos exterir de loteamento

Mensagem por fgomes »

Boas...

Não posso afirmar nada, porque há muitas questões "no ar", mas dá-me a sensação de que realmente é um local camarário, pelo que, teria que ser a camara a solicitar uma baixada à EDP para colocar iluminação no recinto.
Muitas vezes, o promotor do loteamente, tem que prever esses espaços já em fase de projecto.
A EDP não irá aceitar que essa iluminaçao se enquadre no dominio publico, pelo menos em termos de manutenção, pelo que seria a autarquia a ficar com a responsabilidade e o custo desta.
Não sei se vou dizer uma asneira, mas porque não tentar primeiramente uma abordagem na junta de freguesia e tentar levantar o problema?
lunatico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 03 jan 2011, 12:15
Localização: Alentejo

Re: Iluminação em parque de jogos exterir de loteamento

Mensagem por lunatico »

na junta de certesa que ajudam
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Iluminação em parque de jogos exterir de loteamento

Mensagem por gemini »

sim, já seguiu um abaixo assinado para a camara a pedir iluminação.
Learning is the goal!!
kiloosmaladsa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 15 fev 2022, 19:07
Localização: Localização

Re: Iluminação em parque de jogos exterir de loteamento

Mensagem por kiloosmaladsa »

Que sorte a sua)
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”