Contacto seco - ligação de aspirador

Responder
carlosmmcorreia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 09 jun 2022, 06:57
Localização: Coimbra

Contacto seco - ligação de aspirador

Mensagem por carlosmmcorreia »

Bom dia a todos,

Antes de mais agradeço a oportunidade de partilhar s minha dúvida e, desde já, também, todas as eventuais respostas.

Tenho uma máquina de corte de cabos de aço, que está pré preparada para acoplar um aspirador para remoção dos resíduos resultantes do corte.

O funcionamento da máquina é extremamente simples :

- servo motores empurram o cabo de aço bobinado até um determinado ponto, dependendo da medida a que o mesmo tem de ser cortado, e nesse momento é acionado um motor com disco de corte que, com auxílio de outro motor, faz o movimento linear necessário para alcançar o cabo de aço e cortar o mesmo. Depois de fazer este curso, o motor volta atrás, desliga o disco de corte e os servo motores que empurram a alimentação do cabo de aço voltam a acionar, repetindo se o ciclo até que a quantidade de cabos de aço que foram programados para cortar estejam todos cortados.

(espero ter conseguido expressar me bem relativamente à sequência de funcionamento da máquina).

Segundo o fabricante, a mesma está programada para acionar uma carga externa, neste caso um aspirador, sempre que o motor de corte é acionado.

Este acionamento é feito por um contacto seco, livre de potencial, ou seja, no meu atendimento, é apenas um contacto normalmente aberto que está programado para mudar de estado em simultâneo com o acionamento do motor de corte.

Este contacto resume se aos terminais NA e comum de um relé, cuja bobina é accionada pelo autómato, aquando do acionamento do motor de corte, como disse atrás.

Tenho então estes 2 terminais já ligados em 2 bones, que tenho de usar então para o acionamento do aspirador.

A minha dúvida é, como os uso de forma correta e segura?

Penso que na minha opinião não devo seccionar os 230V que alimentarao o aspirador, diretamente nestes contactos, pois são de um relé que não suporta 230V.

Devo preparar um quadro à parte da máquina, com uma fonte 24V, injectar este sinal num dos bornes do relé do contacto seco, e no outro ligar r a um, por exemplo, contactor com acionamento de bobine 24V que comute 230V, e nestes contactos NO injectar 230V e na saída ligar o aspirador?

Peço desculpa pelo extenso texto, tentei ser o mais explicito possível.

Muito obrigado!


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Contacto seco - ligação de aspirador

Mensagem por nelmindo »

Sim, isso que explanou, funciona e recomendo.
Desta forma até pode se pretender, colocar um temporizador ao repouso, para manter o aspirador a funcionar uns 5s depois de ter sido "desligado"
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Contacto seco - ligação de aspirador

Mensagem por ohmico »

Boas,

a solução deverá ser mesmo utilizar relé intermédio adequado à carga e respectiva protecção.

Ohmico
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”