Dimensionamento quadro geral

Responder
hangas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 12 dez 2011, 22:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Dimensionamento quadro geral

Mensagem por hangas »

Vivam,

Pedia a vossa ajuda/esclarecimentos para a correto dimensionamento dos dispositivos de proteção de um quadro geral.

A instalação anterior tinha o DCP da E-Redes seguido de um ID de 300mA e In de 40A, no entanto esse DCP foi retirado e agora é assegurado apenas pelo contador inteligente. O DCP foi assim substituido por um MT de 40A (a In do ID que existia)

O quadro também foi redesenhado para acomodar circuitos novos dedicados para placa/forno/termo acumulador e ACs, pelo que foram criados dois grupos com IDs dedicados.

Tenho no entanto algumas duvidas se o dimensionamento não estará muito conservador pelo que coloco algumas questões:


1) Antes do contador, na P100 existe um fusível de 63A. O cabo que vem do contador até ao QDG é de 10mm2, assim como todos os novos barramentos e pentes desse quadro. Se por um lado faz sentido que este disjuntor deveria ser de 63A ( a corrente máxima admissível a jusante do mesmo) por outro lado segundo entendo os 40A também fazem sentido para assegurar a seletividade em relação do fusivel de 63A na P100. Qual é o raciocínio correcto aqui?


2) Este corte geral alimenta barramentos P+N para repartir pelos grupos protegidos por IDs e outros, como os descarregadores de sobre tensão. Estarei correto em assumir que as entradas para estes grupos devem sempre ser feitas pelo mesmo calibre de cabos e barramento, ou seja os 10mm2?
Ex. Os descarregadores de sobretensão segundo o fabricante devem ter uma proteção a montante de 32A, deve este MT de 32A ser alimentado com os 10mm? Faz-me sentido que sim para não haver reduções da secção dos cabos dentro da mesma proteção, correcto?

3) Já agora outra questão relativamente à ordem dos disjuntores. Julgo ter lido que os mesmos devem sempre ser colocados por ordem crescente dos calibres, mas não consigo encontrar a fonte oficial desta informação. É uma questão regulamentar ou de boa prática? É que por vezes isso obriga a que os cabos tenham que precorrer distancia desnecessária e cruzar pelos outros circuitos, causando confusão e desorganicação.
Ex concreto, o monitor de tensão da figura está protegido com um MT de 6A, mas estão em lados opostos do quadro, obrigando a que os cabos atravessem o quadro todo.

Anexo uma imagem para melhor entendimento.
Nota, o quadro ainda está em execução e faltam circuitos, motivo pelo qual há terminais descobertos por enquento.
Anexos
IMG_1429.JPG


hangas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 12 dez 2011, 22:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Dimensionamento quadro geral

Mensagem por hangas »

E já agora uma outra questão.

Faria sentido trocar o corte geral por um combi MT+ID de 300mA, e retirar diretamente desse barramento dai as ligações a dois quadros parciais (1ºpiso e cave) que neste momento são assegurados pelos 2 C32 que estão na primeira fila?

Ou alternativamente um terceiro grupo, "pendurado" no barramento do corte geral, com ou outro ID de 300mA e tirar dai a ligações aos Quadros parciais e equipamentos internos do quadro, como o monitor?

Embora tenha sido feito assim à imagem do que existia anteriormente antes da renovação, não acho que faça sentido as ligações ao Q Parciais estarem pendurados nesse grupo protegido pelo ID.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Dimensionamento quadro geral

Mensagem por Duzia12 »

É assim na PC-100A tem fussívéis In=63 A para permitir contratos monofásicos de 1x63A, embora a instalação deverá ter um Corte-Geral de <In=63 A classe AC sem diferencial, que vai a um barramento trifásico e alimentar quadros 4P+T de In=40 A-30 mA, e para Iluminação e WE.C. um de 16A-12 mA
hangas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 12 dez 2011, 22:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Dimensionamento quadro geral

Mensagem por hangas »

Obrigado pelos esclarecimentos.

Entendo então que o corte geral deve ser <= ao do fusível na P100, e assim sendo o de 40A está correto, embora conservador.
A potencia certificada é de 6.9kVA pelo que o será suficiente. A alguma vantagem em usar um calibre abaixo no corte geral em termos de seletividade em relação ao fusível, ou é igual devido a natureza de funcionamento (poder de corte/velocidade) de cada um?


O quadro deve ser 4P+T mesmo em instalações monofasicas? Realmente estão lá mais dois cabos entre a caixa do contador e o quadro geral, mas não estavam ligados anteriormente nem foram ligados agora. Também não existe a ligação dos mesmos na P100, só desce uma fase e um neutro.
Anexos
IMG_1330.jpeg
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”