Pedido de baixada e requisitos

Responder
Jesus Rodrigues
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 14 fev 2022, 14:04
Localização: Aveiro

Pedido de baixada e requisitos

Mensagem por Jesus Rodrigues »

Desde já obrigado a todos.
Tenho uma habitação de um familiar contruída á 45 anos e sempre esteve ligada á casa do vizinho com um VAV enterrado.
Esse meu familiar paga uma avença por usar a corrente desse vizinho, mas decorridos estes anos todos o vizinho está a pedir para deligar o cordão umbilical.
Eu sendo eletricista e técnico responsável á 3 anos queria resolver o assunto fazendo o pedido da baixada mas sem interferir nada com a casa, pois como entendem dentro da casa há muito por onde se pegue.
Em 2010 um eletricista já tinha pedido para instalar uma cabine num canto da casa e colocar um poste para pedir a baixada mas isso não deu nada nem chegou a vias de facto.
Vinha pedir a vossa ajuda para indicações tanto em termos de instalação como a nível de burocracia para facilitar o máximo a vida aos velhotes.
Desde já agradeço


Avatar do Utilizador
MFigueiredo
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 27 nov 2010, 17:06
Localização: A sul do norte e a norte do centro
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Pedido de baixada e requisitos

Mensagem por MFigueiredo »

Boa tarde, terás de colocar a p100 e a respetiva caixa para o contador e a ligação ao quadro elétrico da moradia, de acordo com o manual de ligação da E-redes. Depois disso fazes o pedido junto da e-redes , com uma ficha eletrotécnica, para fazer o ramal. Depois de teres o ramal feito e teres o NIP e o CPE. Fazes a certificação junto da DGEG com uma ficha eletrotécnica e termo de execução e depois é só fazer contrato.
O pedido de ligação do ramal não interfere com a instalação elétrica mas o realização de contrato e fornecimento de energia sim. Por isso aconselho a fazer uma revisão à instalação a fim de garantir a segurança de pessoas e bens e também pelo facto do assumir de responsabilidade. Em instalações antigas o mais importante é a segurança e não a estética. Substituir tomadas partidas ou soltas, colocar tampas em caixas de derivação, colocar caixas de derivação onde por vezes elas estão partidas ou sub dimensionadas, colocar ligadores em derivações em que os fios estão torcidos, aplicar ligação de terra , renovar o QE... basicamente dar uma revisão.
MFigueiredo
Jesus Rodrigues
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 14 fev 2022, 14:04
Localização: Aveiro

Re: Pedido de baixada e requisitos

Mensagem por Jesus Rodrigues »

MFigueiredo Escreveu: 15 fev 2022, 14:18 Boa tarde, terás de colocar a p100 e a respetiva caixa para o contador e a ligação ao quadro elétrico da moradia, de acordo com o manual de ligação da E-redes. Depois disso fazes o pedido junto da e-redes , com uma ficha eletrotécnica, para fazer o ramal. Depois de teres o ramal feito e teres o NIP e o CPE. Fazes a certificação junto da DGEG com uma ficha eletrotécnica e termo de execução e depois é só fazer contrato.
O pedido de ligação do ramal não interfere com a instalação elétrica mas o realização de contrato e fornecimento de energia sim. Por isso aconselho a fazer uma revisão à instalação a fim de garantir a segurança de pessoas e bens e também pelo facto do assumir de responsabilidade. Em instalações antigas o mais importante é a segurança e não a estética. Substituir tomadas partidas ou soltas, colocar tampas em caixas de derivação, colocar caixas de derivação onde por vezes elas estão partidas ou sub dimensionadas, colocar ligadores em derivações em que os fios estão torcidos, aplicar ligação de terra , renovar o QE... basicamente dar uma revisão.
Boa tarde,
Desde já agradeço a resposta e disponibilidade,
A parte da revisão já foi feita no início do processo, tendo em conta os princípios básicos de segurança, inclusive a colocação dos terras(coisa impensável á 45 anos) troca dos condutores, interruptores diferenciais...considero estarem reunidas as condições de segurança que me permitem repousar á noite a cabeça na almofada tranquilamente.
No entanto e apesar de tudo há situações que não comprometem a segurança e que se fossem alvo de inspeção levariam a advertências, menções ou chumbos por parte de entidades fiscalizadoras e é isso mesmo que eu quero evitar se houver forma de o fazer!?
Talvez confinar a instalação/inspeção á zona da cabine e no final do processo concluído fazer ligação á habitação...é possível?
Desde há agradeço a contribuição...
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Pedido de baixada e requisitos

Mensagem por mpinto »

Passe a excelente informação que já te prestaram, a solução pode não ser assim tão simples se a casa tiver sido construida de forma ilegal. Presumo isto por dizeres que é alimentada pelo vizinho, já terem tentado resolver a situação no passado e como dizes, não ter dado em nada. Verifica se é esta situação ou não. Se a casa tiver caderneta predial, ou seja, estiver legal, então será como o Mfigueiredo diz.
pauloavintes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 17 mar 2019, 18:04
Localização: Avintes

Re: Pedido de baixada e requisitos

Mensagem por pauloavintes »

No meu caso, cliente utilizador e não profissional da electricidade.
Para efeitos de realizar a instrução de um pedido de colocar novo contador numa moradia de res do chão e 1º piso já servida por luz desde 1984, onde se pretende apenas ligar o rés do chão que já está independente é necessário apresentar :
- alvará de utilização da fracção ( antiga licença de habitabilidade )
- CPE do local já servido
- ficha electrotécnica e termo de responsabilidade
- potência desejada
- contrato de arrendamento
após instruir isto, é realizada uma visita ao local com vista a serem definidos os critérios [ via aérea, subterânea, definir local de colocação da portinhola etc com base nas instruções técnicas da EDP ].
Com base no documento é pedir preços junto das entidades autorizadas constantes no site da EDP para fazer esses trabalhos.

Resultado, a lei é "cega e abstracta" e tem efeitos retro activos que levam por exemplo a ter de certificar a instalação pela certiel.
Resultado, desisti de meter um contador independente.
Tb mudei de fornecedor de luz, mas isso é outra história
NULLL
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 30 jun 2022, 14:48
Localização: Lisboa

Re: Pedido de baixada e requisitos

Mensagem por NULLL »

Boa tarde, de forma resumida, o vizinho tem a baixada e respectivo contador e eu pago uma parte da fatura. Pretendo separar eletricamente as duas instalações com baixada nova para a minha.

O Colega MFigueiredo descreveu de forma muito esclarecedora o processo, contudo fiquei apenas com uma dúvida. A instalação leva inspeção em algum dos momentos?

Obrigado!!!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”