Castanho e Preto (branco???)

Responder
2borG
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 jan 2022, 16:41
Localização: Aveiro
Enviou: 1 vez

Castanho e Preto (branco???)

Mensagem por 2borG »

Boas

Adquiri recentemente uma habitação construido há cerca de 10 anos, mas que nunca foi terminado, nomeadamente, a instalação elétrica.
Enquanto tentava perceber o que lá estava deparei-me com alguns casos insólitos para os quais gostava de ter a vossa opinião. A potencia a contratar será de 3.45KW.

1. A iluminação está toda direta ao quadro, sem passar pelos interruptores. O que estaria planeado? Alguma coisa "inteligente"? Posso fazer uma caixa de derivação acima do quadro secundário para ligar os interruptores?

2. O fio de retorno da iluminação é branco (talvez cinzento com alguma boa vontade)!!! Os outros 2 estão bem. Azul e Verde-Amarelo. É permitido pintar ou colocar manga termo-retratil com cor correta nas pontas?

3. Só tinha um quadro, no 1º piso, sem quadro junto à porta principal. Já demos inicio à instalação de um quadro principal para resolver isto.

4. Qual é cor correta segundo as normas atuais? Castanho para o fio de interruptor e preto para o de retorno ou ao contrario como é normal fazerem em muito lado?

Tudo o resto parece-me em ordem e segundo as normas. Conseguem perceber o que lhes terá passado pela cabeça e dar ideias para a resolução?


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Castanho e Preto (branco???)

Mensagem por nelmindo »

2borG Escreveu: 22 jan 2022, 17:32 Boas

Adquiri recentemente uma habitação construido há cerca de 10 anos, mas que nunca foi terminado, nomeadamente, a instalação elétrica.
Enquanto tentava perceber o que lá estava deparei-me com alguns casos insólitos para os quais gostava de ter a vossa opinião. A potencia a contratar será de 3.45KW.

1. A iluminação está toda direta ao quadro, sem passar pelos interruptores. O que estaria planeado? Alguma coisa "inteligente"? Talvez Posso fazer uma caixa de derivação acima do quadro secundário para ligar os interruptores? Não sei. Só uma análise em loco é que pode definir o que fazer. À distância é difícil

2. O fio de retorno da iluminação é branco (talvez cinzento com alguma boa vontade)!!! Os outros 2 estão bem. Azul e Verde-Amarelo. É permitido pintar ou colocar manga termo-retratil com cor correta nas pontas? Se for cinzento, não é problema. Manga nas extremidades é comum, mas não sei enumerar os parágrafos e artigos onde isso está.

3. Só tinha um quadro, no 1º piso, sem quadro junto à porta principal. Já demos inicio à instalação de um quadro principal para resolver isto.

4. Qual é cor correta segundo as normas atuais? Castanho, preto e cinza para fases, azul claro para neutro e o verde/amarelo para terra Castanho para o fio de interruptor e preto para o de retorno ou ao contrario como é normal fazerem em muito lado? Não há regra para isso. As 3 cores são permitidas. Por gosto pessoal, eu faço dessa forma, castanho permanente, restantes cores, comutações/interrupções. Cinza evito de usar, porque costuma ser difícil de encontrar em 1,5mm2.

Tudo o resto parece-me em ordem e segundo as normas. Conseguem perceber o que lhes terá passado pela cabeça e dar ideias para a resolução? Sinceramente não.
Última edição por nelmindo em 28 jan 2022, 23:35, editado 1 vez no total.
2borG
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 jan 2022, 16:41
Localização: Aveiro
Enviou: 1 vez

Re: Castanho e Preto (branco???)

Mensagem por 2borG »

Obrigado nelmindo, acabámos por substituir o branco por preto para evitar complicações. O fio era mesmo branco e não cinzento. Foi mais um dia perdido e uns metros de fio inutilizado, mas assim fico mais descansado.

Também colocamos uma caixa de derivação acima do quadro, e redirecionamos os tubos que iam diretos ao quadro por lá. Do ponto de vista legal, penso que não há agora nenhum problema.

Obrigado mais uma vez.
Responder

Voltar para “Dúvidas”