Alguém para me tirar uma dúvida?

Responder
Renata
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 30 set 2021, 21:06
Localização: Rs

Alguém para me tirar uma dúvida?

Mensagem por Renata »

Boa tarde. Agradeço se alguém puder esclarecer uma dúvida.
O que poderia fazer o relógio rodar 26 kwh num período de 1 hora e 30 minutos? É possível adulterar o relógio para marcar a mais?
Aconteceu aqui comigo o seguinte, segundo consta na conta de energia, no momento da leitura (que foi presencial e realizada pela concessionária), estava marcando 22.515 kwh. Cerca de 1 hora e meia depois, eu passei pelo meu relógio e resolvi também começar a tirar a leitura, (pq apesar de todos os esforços para economizar não estava tendo resultado), e o relógio já estava marcando 22.541 kwh. Isso foi por volta das 15:30. Desde então eu tenho feito a leitura todos os dias no mesmo horário e o gasto oscilou apenas de 10 a 12 kwh/dia, isso já tem 10 dias. Não o teve nenhum outro pico de gasto até agora.
Eu me mudei para este apartamento a 5 meses, o nosso gasto na outra casa não passava de 290 kwh por mês, já aqui não vem menos de 440 kwh/mês mesmo economizando muito.
Agora eu fiquei encucada com aqueles 26 kwh que subiu em pouco tempo após a leitura. Eu parei pra pensar nos equipamentos que foram utilizados naquele momento (chapinha, máquina de lavar e o microondas), religuei todos ao mesmo tempo por 15 minutos, observei o relógio mas não teve alteração nenhuma na medição.
Então, alguém sabe me dizer o que poderia ter acontecido? Gratidão


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Alguém para me tirar uma dúvida?

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Presumo que o que chama de relógio, seja na verdade o contador de electricidade.
Sim, é possível consumir 26kwh numa 1h30m.
Mas apenas com os dados que apresenta é difícil de dizer do que possa ser.
Mas também me parece que esses consumos estão um bocado elevados.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Alguém para me tirar uma dúvida?

Mensagem por mromeiro »

O consumo de 26KWh em 1h 30m, é efetivamente muito, e apesar de ser possível não é para todos os contratos, já que isso dá a média de 17 KWh/h, e em apartamentos parece-me que o comum seja bem mais baixo (muitos são 6,9 KVA ou menos) (NOTA: apesar de em termos técnicos KVA e KWh não são a mesma coisa, mas para analisar esta situação, considere que são a mesma coisa).

Assim sendo, se a potencia que contratou (e isso pode ver na sua fatura) se é muito inferior a 17, então pode estar a haver um problema no contador.
Os valores possíveis para clientes residenciais são: 1,15 kVA, 2,3 kVA, 3,45 kVA, 4,60 kVA, 5,75 kVA, 6,9 kVA, 10,35 kVA, 13,8 kVA, 17,25 kVA, 20,7 kVA, 27,6 kVA, 34,5 kVA, 41,4 kVA.

Para além da potência contratada, terá de confirmar o disjuntor geral, pois há situações em que o disjuntor geral não está de acordo com a potência contratada, fazendo com que a potência disponível seja superior aquela que a EDP acha que está a disponibilizar.
Para verificar isto, terá de fazer uma conta simples:
- Se for monofásico 230 * xAmperes = potencia em KVA
- Se for trifásico 3 * 230 * xAmperes = potencia em KVA
Pode enviar fotos do quadro elétrico, se precisar de ajuda nesta parte.
Se as fotos incluírem o contador, por favor apague o número do contador na foto, para manter a sua privacidade.

Se quer o contrato quer o resultado destas contas der bastante abaixo de 17 KVA (abaixo de 10,35), é para suspeitar que algo possa estar errado com o contador.

Se o problema não for o contador, há que procurar onde está o consumo mistério.

Para isso, terá de verificar todos os aparelhos que tem ligados e que se pode estar a esquecer, o que inclui a garagem.
Se tem garagem, assegure-se que a sua garagem recebe a luz do seu apartamento, ou se possam estar ligações cruzadas, ou se algum vizinho possa estar a carregar o carro na ficha da sua garagem.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Alguém para me tirar uma dúvida?

Mensagem por mpinto »

Verifica se o contador que pensas ser o teu não está trocado com o do vizinho
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Alguém para me tirar uma dúvida?

Mensagem por Faiante »

Boas tardes Senhora “ Renata “

Depois de ver o seu pedido de ajuda gostava imenso de a puder ajudar, contudo faltam muitos dados que não referiu.

1º - Não diz se de facto o relógio (contador), é dos relógios antigos (eletromecânico) ou se já é dos novos (por impulsos).

2º - Todavia, poderei deixar-lhe algumas dicas de como tentar resolver esse problema; - todos os relógios vulgo (contadores) trazem uma
indicação da sua constante, ou seja o número de Watts – horas, correspondente a um contador antigo (eletromecânico). Se esse
relógio (contador) for já dos modernos ou seja que faça a leitura por impulsos, os quais são verificados através da lâmpada led a
piscar, será a soma correspondente a uma volta do disco.

A verificação do sobredito relógio pode fazer-se do modo seguinte:

Explicação de montagem para verificação de um contador de qualquer tipo construtivo:

Monta-se um wattímetro a seguir ao contador e carrega-se a instalação com uma carga constante (exemplo uma lâmpada de 100 Watts).
A leitura indicada pelo wattímetro terá de ser igual, tanto no relógio (contador) como no equipamento de medida (wattímetro) durante 1
hora. E, portanto, será a energia consumida em 1 hora.

Por outro lado podemos fazer a verificação do contador do modo seguinte:
Contam-se o número de voltas dadas pelo disco ou impulsos do contador, durante algum tempo (cerca de 60 segundos). Se o disco der n
de voltas em t segundos, ou seja n/t voltas por segundo, em 1 hora deverá dar 3600 segundos x n:/t

Em que:

Designando por c a constante do contador (número de watts-hora por cada volta do disco) a energia contada numa 1 horaserá:
Wc (watts-hora) = 3600xn/txc
Em que (c=wh por cada volta ou rotação do disco).

O erro de um contador costuma exprimir-se em percentagem e calcula-se pela expressão seguinte:

Se for Wv a energia indicada pelo wattímetro, o erro do contador será WV – WC.

Erro = wv – wc / wv x 100%

Um erro será positivo ou negativo conforme for wv maior ou menor que wc; no primeiro caso o contador atrasa e no segundo avança.
Um erro positivo ou negativo superior a 3% exige regulação do contador.

Cptos

JAG
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Alguém para me tirar uma dúvida?

Mensagem por mromeiro »

Continuo a achar que há um carro elétrico envolvido :lol:
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Alguém para me tirar uma dúvida?

Mensagem por Duzia12 »

290 kWh/30 dias igual a 10 KW dia não parece ser muito
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Alguém para me tirar uma dúvida?

Mensagem por Duzia12 »

A 0,15 o kW será 45 €
PAPAROMEU1976
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 11 nov 2020, 09:31
Localização: Aveiro
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Alguém para me tirar uma dúvida?

Mensagem por PAPAROMEU1976 »

mromeiro Escreveu: 06 out 2021, 22:39 Continuo a achar que há um carro elétrico envolvido :lol:
Trifásico 32A anda lá perto.....
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Alguém para me tirar uma dúvida?

Mensagem por mromeiro »

Duzia12 Escreveu: 10 jan 2022, 12:11 290 kWh/30 dias igual a 10 KW dia não parece ser muito
A sra disse isso, e efetivamente não é muito, mas o que estava em causa era o consumo de 26 KWh em 1h 30m.
Duzia12 Escreveu: 16 jan 2022, 12:18 A 0,15 o kW será 45 €
Falta incluir o IVA
Responder

Voltar para “Conversa de Café”