COMUTADOR com botão 2 VELOCIDADES e outro botão com ON/OFF

marcosantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 12 fev 2021, 13:47
Localização: Sintra
Enviou: 1 vez

Re: COMUTADOR com botão 2 VELOCIDADES e outro botão com ON/OFF

Mensagem por marcosantos »

R.inglês Escreveu: 22 fev 2021, 22:01 Boas, o az de exaustor liga no neutro da caixa,tem é que trocar o ligador por um de patilha como o de fase porque o az é fio flexível e o ligador neutro é para fio rígido. No comutador tem que ir buscar fase ao ligador de fase e ligar no 1. Depois faz um shunt do 2 para o 5 que julgo ser o comum da tecla de velocidade. O ct ( velocidade lenta) e o pt (velocidade rápida) do exaustor liga um no 4 e outro no 6.
Estou no dilema das cores.
Do exaustor sai azul castanho e preto, na parede tenho azul amarelo com verde e preto. Juntei no interruptor novo os azuis direto ao azul da parede, o castanho do exaustor com o amarelo da parede e o preto do exaustor ao preto da parede e depois liguei ao interruptor castanho+amarelo na velocidade lenta, negro com negro na vel Rap mas dispara o quadro
Anexos
IMG_20210421_173518.jpg
IMG_20210421_173400.jpg
IMG_20210421_173317.jpg
IMG_20210421_173317.jpg (33.29 KiB) Visto 3140 vezes


marcosantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 12 fev 2021, 13:47
Localização: Sintra
Enviou: 1 vez

Re: COMUTADOR com botão 2 VELOCIDADES e outro botão com ON/OFF

Mensagem por marcosantos »

marcosantos Escreveu: 21 abr 2021, 17:47
R.inglês Escreveu: 22 fev 2021, 22:01 Boas, o az de exaustor liga no neutro da caixa,tem é que trocar o ligador por um de patilha como o de fase porque o az é fio flexível e o ligador neutro é para fio rígido. No comutador tem que ir buscar fase ao ligador de fase e ligar no 1. Depois faz um shunt do 2 para o 5 que julgo ser o comum da tecla de velocidade. O ct ( velocidade lenta) e o pt (velocidade rápida) do exaustor liga um no 4 e outro no 6.
Estou no dilema das cores.
Do exaustor sai azul castanho e preto, na parede tenho azul amarelo com verde e preto. Juntei no interruptor novo os azuis direto ao azul da parede, o castanho do exaustor com o amarelo da parede e o preto do exaustor ao preto da parede e depois liguei ao interruptor castanho+amarelo na velocidade lenta, negro com negro na vel Rap mas dispara o quadro
Não me entendi com o esquema do antigo interruptor. Mas continuo com este dilema.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: COMUTADOR com botão 2 VELOCIDADES e outro botão com ON/OFF

Mensagem por pedro caetano »

boas. não percebi porque mete o amarelo no interruptor se ele é fio de terra . o azul do aparelho vai ligar com o neutro da parede a fase deve ligar no interruptor e o castanho e o preto do aparelho deve ligar no interruptor, julgo ser assim . cump
antonio145
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 13 jan 2022, 01:00
Localização: Fundão

Re: COMUTADOR com botão 2 VELOCIDADES e outro botão com ON/OFF

Mensagem por antonio145 »

boa tarde antes demais peco desculpa mas nao sei se teria de abrir outro tópico ou nao para tirar duvidas em relação a estes exautores
o que se passa e o seguinte estou com um para reparar o condensador rebentou agora o problema e aqui e que igual aquele já nao consigo encontrar
são condensadores de dois valores 5uf +12uf alguém sabe onde posso adquirir um se e que ainda haja por ai nalguma loja desde já obrigada péla ajuda que possa vir
cagareu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 12 mai 2022, 12:10
Localização: Aveiro

Re: COMUTADOR com botão 2 VELOCIDADES e outro botão com ON/OFF

Mensagem por cagareu »

marcosantos Escreveu: 22 fev 2021, 18:00 Olá tenho que ligar exaustor S&P ck60 a interruptor com ON OFF e velocidade 1 e 2.
Tenho duvidas onde ligar os fios, quais as cores e em que zona? Percebi que tem um esquema mas tenho algum receio de estar a fazer mal.
Desinstalei para limpar mas agora fiquei tramado, e como sempre tivemos só uma velocidade estava na ideia de perceber se realmente funciona a 2 velocidades como anunciam.

Obrigado pela ajuda.
Boa tarde,
Alguém me sabe dizer onde consigo encontrar um comutador destes ou algo equivalente? Imagem
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”