Tomada eléctrica que não funciona

Responder
luisasantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 nov 2021, 10:40
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por luisasantos »

Bom dia,

Tenho na cozinha duas tomadas eléctricas que deixaram de funcionar após um pico de tensão.
Ao desmontar uma delas para testar a corrente verifiquei que a mesma tem 6 cabos (2 fase, 2 neutros e 2 terra) e os cabo fase apenas um deles tem corrente (testado com o busca pólos).
Qual a causa e solução para esta situação?

Tenho mais duas tomadas na cozinha que funcionam bem.

Obrigada


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por rainbow »

Boa noite.
luisasantos Escreveu: 13 nov 2021, 10:52 Tenho na cozinha duas tomadas eléctricas que deixaram de funcionar após um pico de tensão.
O que leva a crer ou como sabe que foi um pico de tensão, que supostamente fez com que as tomadas deixassem de funcionar?
luisasantos Escreveu: 13 nov 2021, 10:52 Ao desmontar uma delas para testar a corrente verifiquei que a mesma tem 6 cabos (2 fase, 2 neutros e 2 terra) e os cabo fase apenas um deles tem corrente (testado com o busca pólos).
Quem desmontou a tomada e a testou?
O facto de ter 6 fios, significa que é uma tomada de passagem. Dito doutra maneira, existe um circuito que contém essa tomada, alimentada por 3 fios (fase, neutro e terra) que depois passa para a tomada seguinte (os restantes 3 fios).
luisasantos Escreveu: 13 nov 2021, 10:52 Tenho mais duas tomadas na cozinha que funcionam bem.
Provavelmente, essas outras duas tomadas estarão inseridas noutro circuito, independente do primeiro. Ou serão tomadas que estarão mais no inicio do primeiro circuito.
luisasantos Escreveu: 13 nov 2021, 10:52 Qual a causa e solução para esta situação?
Dado que não tem formação ou conhecimentos na área (pelo que diz no seu perfil), o mais aconselhável será chamar um electricista para resolver o problema.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por mromeiro »

Quando diz pico de tensão, não quer dizer pico de corrente (ter ligado algo que tenha feito dísparar o quadro} ?

Os 6 fios, como foi dito no comentário anterior, são 3 que chegam, e outros 3 que seguem, provavelmente para a outra tomada que também não funciona.

Pelo facto do busca polos dar luz, pode não significar que esteja a chegar aí a fase, já que pode ser tensão induzida.

Para verificar o problema, tem de seguir em todas as caixas/tomadas por onde passem os fios dessa tomada até ao quadro, e verificar se em todas elas os fios que estejam a passar por ligadores ou estejam a passar por outra tomada, estão bem apertados.

Um mau contacto, pode significar que venham a aquecer, e no limite, incendiar-se
luisasantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 nov 2021, 10:40
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por luisasantos »

Boa tarde,

obrigada pelas vossas respostas. Efectivamente não sabia tratar-se de uma tomada de passagem e as outras tomadas que funcionam estão num circuito diferente. O que quer dizer que existe algo que não está bem no circuito da tomada em causa.

Já contactei um electricista para vir verificar a situação.

O que aconteceu foi mesmo um pico de tensão pois aconteceu ao meu predio e outros predios na rua, inclusive avariando equipamentos electricos. Eu fui das que não tive muito azar, pois só tive avaria num pequeno electrodomestico e o desumidificador.

Obrigada.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por Faiante »

Muito bom dia senhora “ luisasantos “

Depois e ler o seu post e o dos restantes colegas. Permita-me que lhe diga que que não uma mas sim duas avarias em simultâneo.
Vejamos cada uma delas:

1º - A situação que reporta sobre as duas tomadas. Devo dizer-lhe que o colega “rainbow “ temtoda a razão ao afirmar tratar-se de uma tomada
de passagem.
2º - Segundo, depois de ter verificado a não continuidade de tensão nessa última tomada, ainda que com o busca-pólos. Trata-se de um mau
aperto nos condutores na tomada anterior (tomada de passagem).
A qual, nada teve a ver com o pico de tensão da ora E-Redes (antes EDPD), foi apenas uma coincidência simultânea de acontecimentos.
3º - Quando refere que apenas teve dois eletrodomésticos estragados (pequeno aparelho e desumidificador), tal ficou a dever-se a uma falta de
neutro na rede distribuição ou então a uma quebra de condutor de ou um arco aberto na rede média tensão. Tanto uma situação como
outra levam ao desequilíbrio do neutro na rede ou redes de distribuição, caso seja o condutor MT a partir-se.
4º - Daí o haver em muitos consumidores aparelhos com avaria.
5º - Por último permita-me dizer-lhe que neste momento em Portugal e na UE, os aparelhos elétricos estão preparados pra suportar picos de
tensão, sem destruição dos seus isolamentos internos.
6º - Para sua segurança, espero e desejo que ao abrir a dita tomada, tenha tido o bom senso de desligar o geral no QGBT de entrada.
Tal como dito em posts anteriores, caso não possua conhecimentos adequados à profissão deve contratar um técnico de eletricidade

Espero ter ajudado

Cptos
JAG
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por ohmico »

luisasantos Escreveu: 19 nov 2021, 13:01 Boa tarde,

obrigada pelas vossas respostas. Efectivamente não sabia tratar-se de uma tomada de passagem e as outras tomadas que funcionam estão num circuito diferente. O que quer dizer que existe algo que não está bem no circuito da tomada em causa.

Já contactei um electricista para vir verificar a situação.

O que aconteceu foi mesmo um pico de tensão pois aconteceu ao meu predio e outros predios na rua, inclusive avariando equipamentos electricos. Eu fui das que não tive muito azar, pois só tive avaria num pequeno electrodomestico e o desumidificador.

Obrigada.
Boas,

só uma curiosidade minha... por acaso reclamaram o ressarcimento do prejuízo junto do fornecedor de energia?

Ohmico
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por luisilva78 »

Faiante Escreveu: 19 nov 2021, 13:50 Muito bom dia senhora “ luisasantos “

Depois e ler o seu post e o dos restantes colegas. Permita-me que lhe diga que que não uma mas sim duas avarias em simultâneo.
Vejamos cada uma delas:

1º - A situação que reporta sobre as duas tomadas. Devo dizer-lhe que o colega “rainbow “ temtoda a razão ao afirmar tratar-se de uma tomada
de passagem.
2º - Segundo, depois de ter verificado a não continuidade de tensão nessa última tomada, ainda que com o busca-pólos. Trata-se de um mau
aperto nos condutores na tomada anterior (tomada de passagem).
A qual, nada teve a ver com o pico de tensão da ora E-Redes (antes EDPD), foi apenas uma coincidência simultânea de acontecimentos.
3º - Quando refere que apenas teve dois eletrodomésticos estragados (pequeno aparelho e desumidificador), tal ficou a dever-se a uma falta de
neutro na rede distribuição ou então a uma quebra de condutor de ou um arco aberto na rede média tensão. Tanto uma situação como
outra levam ao desequilíbrio do neutro na rede ou redes de distribuição, caso seja o condutor MT a partir-se.
4º - Daí o haver em muitos consumidores aparelhos com avaria.
5º - Por último permita-me dizer-lhe que neste momento em Portugal e na UE, os aparelhos elétricos estão preparados pra suportar picos de
tensão, sem destruição dos seus isolamentos internos.
6º - Para sua segurança, espero e desejo que ao abrir a dita tomada, tenha tido o bom senso de desligar o geral no QGBT de entrada.
Tal como dito em posts anteriores, caso não possua conhecimentos adequados à profissão deve contratar um técnico de eletricidade

Espero ter ajudado

Cptos
JAG
"desligar o geral no QGBT de entrada"... O que quer dizer isto???

É com cada calinada que até fico com os olhos trocados!!!
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por Gil82 »

luisilva78 Escreveu: 24 nov 2021, 23:38
Faiante Escreveu: 19 nov 2021, 13:50 Muito bom dia senhora “ luisasantos “

Depois e ler o seu post e o dos restantes colegas. Permita-me que lhe diga que que não uma mas sim duas avarias em simultâneo.
Vejamos cada uma delas:

1º - A situação que reporta sobre as duas tomadas. Devo dizer-lhe que o colega “rainbow “ temtoda a razão ao afirmar tratar-se de uma tomada
de passagem.
2º - Segundo, depois de ter verificado a não continuidade de tensão nessa última tomada, ainda que com o busca-pólos. Trata-se de um mau
aperto nos condutores na tomada anterior (tomada de passagem).
A qual, nada teve a ver com o pico de tensão da ora E-Redes (antes EDPD), foi apenas uma coincidência simultânea de acontecimentos.
3º - Quando refere que apenas teve dois eletrodomésticos estragados (pequeno aparelho e desumidificador), tal ficou a dever-se a uma falta de
neutro na rede distribuição ou então a uma quebra de condutor de ou um arco aberto na rede média tensão. Tanto uma situação como
outra levam ao desequilíbrio do neutro na rede ou redes de distribuição, caso seja o condutor MT a partir-se.
4º - Daí o haver em muitos consumidores aparelhos com avaria.
5º - Por último permita-me dizer-lhe que neste momento em Portugal e na UE, os aparelhos elétricos estão preparados pra suportar picos de
tensão, sem destruição dos seus isolamentos internos.
6º - Para sua segurança, espero e desejo que ao abrir a dita tomada, tenha tido o bom senso de desligar o geral no QGBT de entrada.
Tal como dito em posts anteriores, caso não possua conhecimentos adequados à profissão deve contratar um técnico de eletricidade

Espero ter ajudado

Cptos
JAG
"desligar o geral no QGBT de entrada"... O que quer dizer isto???

É com cada calinada que até fico com os olhos trocados!!!
Boas!

Então, não sabe o que é o "geral no QGBT de entrada"? :D
A ligação da minha casa é em BTN, mas até podia não ser! O QGBT é o QE de Entrada do Edifício, logo na minha opinião está correto. ;)


Cumps!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por ohmico »

"Gil82

Então, não sabe o que é o "geral no QGBT de entrada"? :D
A ligação da minha casa é em BTN, mas até podia não ser! O QGBT é o QE de Entrada do Edifício, logo na minha opinião está correto."


Boas,

???

Ohmico
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por asalopes »

Caros confrades,

Embora as RTIEBT sejam uma ferramenta já com algum desgaste não podemos, contudo, ignorá-las:


801.1.1.4 - Quadro de entrada.
801.1.1.4.1 - Cada instalação eléctrica deve ser dotada de um quadro de entrada.

Nota:
O termo Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT) não deve ser usado para designar o Quadro de Entrada da instalação eléctrica (de utilização). Independentemente do tipo de alimentação de energia eléctrica (rede de distribuição pública ou privada) o quadro geral da instalação eléctrica (de utilização) deve ser sempre designado por Quadro de Entrada (QE).



Cumprimentos.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por Gil82 »

asalopes Escreveu: 25 nov 2021, 15:28 Caros confrades,

Embora as RTIEBT sejam uma ferramenta já com algum desgaste não podemos, contudo, ignorá-las:


801.1.1.4 - Quadro de entrada.
801.1.1.4.1 - Cada instalação eléctrica deve ser dotada de um quadro de entrada.

Nota:
O termo Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT) não deve ser usado para designar o Quadro de Entrada da instalação eléctrica (de utilização). Independentemente do tipo de alimentação de energia eléctrica (rede de distribuição pública ou privada) o quadro geral da instalação eléctrica (de utilização) deve ser sempre designado por Quadro de Entrada (QE).



Cumprimentos.

Boas!

Ah vem nas RTIEBT anotado! :D
Já percebi porque já me passaram tantos projetos na não com o QGBT e a CERTIEL aprovava na altura! :D


Cumps!
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por asalopes »

Caro “Gil82”,

Apresentando as minhas desculpas a “luisasantos”, que iniciou o tópico, por me desviar do assunto inicial, vou acrescentar:


- Claro que as recomendações das RTIEBT não observadas não são motivo de reprovação de projeto.
Mas, ao seguir as recomendações de entidades credenciadas, estamos seguramente a contribuir para a desejada normalização e a apresentar projetos mais profissionais e a servir melhor a comunidade.


Em relação à designação QGBT e QE, esclarecia em tempos A CERTIEL e a DGEG:

a) “Entende-se por QE, o quadro que se encontra no início de uma instalação eléctrica e que pode alimentar quer circuitos finais quer outros quadros eléctricos.”

b) “Entende-se por QGBT (Quadro Geral de Baixa Tensão), o quadro eléctrico que se encontra imediatamente a jusante do transformador de MT/BT, instalado num local afecto a serviços eléctricos e do qual derivam os circuitos de alimentação para quadros eléctricos, que podem ser QE (quadros de entrada).
O QGBT não se insere no âmbito das RTIEBT, mas sim ao RSSPTS (Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e de Seccionamento).”


https://www.voltimum.pt/artigos/sabia-q ... mentada-em
https://www.dgeg.gov.pt/media/4v5g5ypi/ ... uentes.pdf


Claro que são recomendações!

Cumprimentos.
luisasantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 nov 2021, 10:40
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Tomada eléctrica que não funciona

Mensagem por luisasantos »

ohmico Escreveu: 19 nov 2021, 13:01
Boas,

só uma curiosidade minha... por acaso reclamaram o ressarcimento do prejuízo junto do fornecedor de energia?

Ohmico
Boa tarde,

Sim, houve uma reclamação e um técnico deslocou-se até ao nosso prédio, no entanto e por ser um prédio antigo e a coluna de electricidade também, negaram qualquer responsabilidade atribuindo a culpa à instabilidade da coluna.

Ainda tentei juntar algumas pessoas a quem esta situação prejudicou, inclusive do prédio ao lado que também foi afectado, para contestarmos a decisão, mas as pessoas não querem ter trabalho e não se fez nada.

Eu sozinha infelizmente era muito difícil obter algum resultado positivo, e iria gastar mais em custas e advogado do que me custou comprar novos equipamentos.

Obrigada a todos pelas respostas
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”