Desligar energia contador inteligente

Responder
carlosarrozeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 08 jul 2019, 16:22
Localização: Sesimbra

Desligar energia contador inteligente

Mensagem por carlosarrozeiro »

Boa noite , como tenho estado afastado da eletricidade ando um pouco desatualizado , estou a fazer a instalação numa vivenda e tenho o quadro de obras já montado no quadro na caixa definitiva da casa , o quadro é trifasico e já não tem diferencial da Edp ( tem contador inteligente) agora preciso saber como desligo a energia para poder desmontar o quadro de obras , e como faço, para depois passar a monifasico definitivamente.
Obrigado


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Desligar energia contador inteligente

Mensagem por lcmmonteiro »

Para cortar o fornecimento de energia tem que ir a portinhola.

Para alterações ao contrato tem que contactar o ORD ou empresa de fornecimento de energia e seguir os parâmetros legalmente exigidos.

Cumprimentos.
land
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 15 set 2016, 16:20
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Desligar energia contador inteligente

Mensagem por land »

Uma verdadeira "s" a portinhola está sempre selada, se o contador for inteligente , os que conheço não dão para desligar. ou seja se for preciso trocar o interruptor de corte geral, tem 2 hipoteses, ou corre riscos ou liga a EDP para desligarem.

obrigado

A EDP deveria retificar isto.
ajcs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 26 out 2009, 14:25

Re: Desligar energia contador inteligente

Mensagem por ajcs »

Infelizmente os srs. Engenheiros e gestores nunca se lembram de quem mete as mãos na massa 😡😤
Nunca experimentei o seguinte:
Fazer com que exista uma sobreintensidade que ultrapasse a potência contratada que fará com que o contador se deslastre...e depois desligar o corte geral...
Mesmo assim é sempre um risco...
Última edição por ajcs em 16 nov 2021, 20:52, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Desligar energia contador inteligente

Mensagem por maxxis »

Esta questão é bastante pertinente...
Tenho apanhado situações que nos "obrigam" a fazer trabalhos em tensão, simplesmente para substituir um diferencial por exemplo, então se for trifásico tem tudo para correr mal.
Couto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 01 dez 2021, 10:59
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez

Re: Desligar energia contador inteligente

Mensagem por Couto »

carlosarrozeiro Escreveu: 11 nov 2020, 20:04 Boa noite , como tenho estado afastado da eletricidade ando um pouco desatualizado , estou a fazer a instalação numa vivenda e tenho o quadro de obras já montado no quadro na caixa definitiva da casa , o quadro é trifasico e já não tem diferencial da Edp ( tem contador inteligente) agora preciso saber como desligo a energia para poder desmontar o quadro de obras , e como faço, para depois passar a monifasico definitivamente.
Obrigado
Pedir abertura de portinhola, sacar os fusíveis, e depois fazer os trabalhos.
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Desligar energia contador inteligente

Mensagem por helioneves »

Tenho cá para mim que eles fazem isso para "desincentivar" a malta a fazer "trafulhices" na instalação elétrica... O medo de apanhar uns valentes esticões é um profilático mais barato que o risco de ser vistoriado... Além disso, como vocês disseram, assim temos que chamar sempre o técnico deles para intervir, estando sempre eles a par do que o cliente faz...
Em relação à hipótese da sobrecarga, podem esquecer; mudaram-me para um desses contadores digitais, e eu mesmo já fiz esse teste; mais depressa dispara o disjuntor a jusante do contador que o contador faz a interrupção da corrente... penso que isso já foi propositadamente pensado pelo fabricante... é como ter que passar o limite legal de velocidade máxima para fazer uma ultrapassagem a outro carro...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”