Fazer uma bobine de 6mH, 5A max

Responder
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Fazer uma bobine de 6mH, 5A max

Mensagem por helioneves »

Ora peço desculpa pela impertinencia, mas não dá para ser mais simples que isto: como fazer uma bobine com cerca de 6 mili Henrys e que suporte uma corrente máxima de 5 Amperes. A ideia é limitar a corrente de carga de um carregador de baterias de chumbo. Já agora, convém que a dita cuja seja compacta para a colocar dentro da caixa do carregador.


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fazer uma bobine de 6mH, 5A max

Mensagem por mromeiro »

Como é que a bobine pode limitar a corrente estando ligada em corrente contínua?
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fazer uma bobine de 6mH, 5A max

Mensagem por helioneves »

Ora bem; trata-se de um carregador de baterias de transformador com ponte rectificadora; a corrente nunca é exactamente continua, mas sim rectificada, ou seja, alternâncias cortadas com frequência 100Hz. De acordo com o simulador de circuitos, uma bobine de 6mH entre o carregador e a bateria de chumbo limita a corrente aos tais 5A no máximo. O carregador é antigo, do tempo em que a tensão da rede ainda era 220V~, e eu quero evitar que o transformador seja sobrecarregado ao mesmo tempo que faz a carga mais lenta da bateria.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fazer uma bobine de 6mH, 5A max

Mensagem por mromeiro »

Sendo um carregador, ele próprio deve ter proteção suficiente para não se estragar ao carregar a bateria.

De qualquer das formas, se pretende mesmo fazer a bobine, encontrei o site https://www.newtoncbraga.com.br/index.p ... -m176.html (de certo que existem muitos mais), onde tem um exemplo de uma bobine 3cm comprimento x 1 cm de raio com 100 voltas, dando um valor final deu apenas L = 130 micro H (a que pretende é quase 50 vezes superior).
Se não for pretendido usar um núcleo de ferrite, deve ficar uma bobine bem grande.

Encontrei também o site https://eletronicadepotencia.com/modelo ... a-bateria/ que explica o modelo equivalente a uma bateria, que pode usar num simulador para assim ajustar a valores adequados.

Para simular online, pode ir a https://www.falstad.com/circuit/ (ou a outro que conheça) e assim testar se faz o que pretende.
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fazer uma bobine de 6mH, 5A max

Mensagem por helioneves »

Obrigado ( acho eu ) pela resposta.
No entanto há que ter em conta algumas coisas: não é apenas o fio do enrolamento que tem de suportar a corrente sem aquecer muito; também o material do núcleo tem de "aguentar" a corrente sem entrar na saturação, senão o valor da indutância da bobine vai baixar. "Contruí" um solenoide a partir de um segmento cilíndrico de ferro ( mas que não sei se é macio ou duro, cujos valores da permeabilidade magnética são diferentes ) com 1 cm de diâmetro, 10 cm de comprido e 38 espiras ( apenas 1 camada de fio ). Estava a pensar "testar" a impedância usando um aquecedor ligado em série com a bobine para medir a tensão aos seus terminais.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fazer uma bobine de 6mH, 5A max

Mensagem por mromeiro »

Sim, é uma boa opção, se o fio suportar a corrente, para obter um valor aproximado.
As fórmulas a usar podem ser vistas em https://pt.wikipedia.org/wiki/Indutor

A forma mais fácil, é medir a tensão e a corrente na bobine e depois aplicar as fórmulas:
U = I * wL
onde
w = 2 * PI * f

Não esquecer que o fio também tem resistência, por isso se o valor da tensão for baixo, devem ser medida a resistência da bobine para determinar se o valor da tensão associado à resistência, é significativo.
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fazer uma bobine de 6mH, 5A max

Mensagem por helioneves »

[ Flop ]
Usei um aquecedor de 1000/2000W em série com o solenoide e usei o contador digital que a EDP instalou no lugar do analógico... depois de muito carregar no único botão que ele tem, consegui "descobrir" onde se mede a tensão, corrente, potencia ( ativa ) e fator de potencia... pelo menos por uma vez tenho de agradecer à EDP... assim, medindo a tensão aos terminais do solenoide e com o contador em modo de amperímetro, depois das contas feitas, conclui que a indutância é muito inferior ao que eu esperava... a explicação que me ocorreu é simples: o comprimento do circuito magnético do solenoide não se resume apenas ao seu comprimento ( 10cm ); tem de se ter em conta também a "volta" necessária para que esse circuito se "feche" que é feita pelo ar, que tem uma permeabilidade magnética muito inferior à do ferro...
De maneira que a próxima tentativa será com um anel fechado, onde o circuito magnético estabelece-se apenas no ferro...
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fazer uma bobine de 6mH, 5A max

Mensagem por helioneves »

Tenho que agradecer pela indicação do site do modelo da bateria
"" https://eletronicadepotencia.com/modelo ... a-bateria/ ""
na minha simulação tinha considerado apenas uma resistência em série com uma bateria ideal ( lembrando-me da resistência interna das aulas de eletrotecnia ) :(
No entanto, agora não conheço esses parâmetros para simular o circuito...
P.S.
É verdade que uma bateria de chumbo não deve permanecer ligada a um carregador convencional ( de transformador e ponte rectificadora ) depois de carregada?
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fazer uma bobine de 6mH, 5A max

Mensagem por mromeiro »

Se a bateria for para estar sem funcionar durante muito tempo (ex no inverno ter a moto parada na garagem), convém fazer ciclos de carga e descarga.
Existem carregadores com essa função.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”