Dúvida sobre aterramento

Responder
ricardocgo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 01 nov 2021, 00:24
Localização: Goiás

Dúvida sobre aterramento

Mensagem por ricardocgo »

Boa noite, a todos.

Acabei de conhecer o fórum e este é meu primeiro post. Eu tenho uma dúvida e gostaria de uma ajuda.

Fiz a compra de uma casa com 5 anos de construção, e reparei que no quadro dentro da casa tem apenas disjuntores, não tem DPS ou outro tipo de equipamento. Então fui ver as tomadas e ão tem aterramento nesta casa, nenhuma tomada tem o cabo de aterramento, então vou ter que mandar fazer, aqui começa a minha dúvida:

No lado externo casa junto da parede tem uma caixa de inspeção, nela tem a fase e o neutro vindos do padrão da concessionária e mais dois cabos mais finos que eu acredito serem do portão e porteiro eletrônicos, e no gramado tem mais duas caixas de inspeção sendo que uma fica bem abaixo do padrão de energia, então imagino que os cabos seguem por essas 3 caixas, sendo esse o único caminho existente para a energia chegar na casa.

Gostaria de saber se posso passar o fio do terra por esse mesmo conduite/eletrotudo que vai até o caixa junto da casa e depois ir até caixa que está no gramado ali ao lado instalar uma caixa de inspeção para a haste do aterramento? Resumindo, usar o mesmo caminho que a fase e neutro usam para entrar na casa para levar o terra até a parte externa.


Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”