Cabo adequado para máquina de soldar por pontos

Responder
fventura
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 30 out 2021, 14:20
Localização: Porto

Cabo adequado para máquina de soldar por pontos

Mensagem por fventura »

Olá

Resolvi tentar fazer uma máquina de soldar por pontos a partir de um transformador de microondas.
Vi vários projetos no youtube e vou fazer um diferente (tipo Frankenstein).

Vi gente a usar cabos de 30mm2 e 25mm2 no secundário, com apenas uma volta completa.
Eu não preciso de gerar tanta corrente, pelo que utilizei um de 16mm2 com duas voltas (também vi quem o fizesse). Ficou com 2,2V de saida e deve ter 360A (Estou à espera de uma pinça amperimétrica para verificar).

Eu vou instalar um regulador de tensão e temporizador que permitirá corrente no máximo até 1s.

Pretendo ajuda para o seguinte:

Vou fazer 3 tipos de pontas para a máquina: livres (posicionamento onde quiser), fixa paralela, e em pinça.
Usar o cabo de 16mm2 é impraticável, pois pretendo liberdade de posicionamento das pontas. MAS também me parece mais que demasiado, uma vez que no máximo haverá corrente durante um segundo (ainda que de 360A).
Como posso saber qual a secção mínima para uma utilização deste tipo? (Qual o tempo de pausa adequado?)
Há alguma fórmula que possa usar que me diga, por exemplo, em quanto tempo um determinado cabo (no condutor) atinge uma determinada temperatura?


Desde já agradeço a ajuda que possam dar.


JFFP
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Localização: Alentejo
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Cabo adequado para máquina de soldar por pontos

Mensagem por JFFP »

Ainda precisas de ajuda para este projeto?
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”