Coluna eléctrica sem projecto.

Responder
Carlos Sousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 12 fev 2015, 23:06

Coluna eléctrica sem projecto.

Mensagem por Carlos Sousa »

Boa tarde caros colegas,espero que se encontrem todos bem.

Gostaria de vos colocar uma questão, não levem a mal a minha pergunta dado que sou electricista.
Estou desligado das colunas eléctricas desde o fim da Certiel.
Deparei-me recentemente com duas questões que acho estranho e que antes não seria possível.
Estive recentemente em dois prédios em que dois colegas fizeram a coluna montante sem o "devido" projecto e sem ter sido logicamente substituido o ramal.
A resposta dos colegas é que que desde o fim da Certiel que deixou de ser obrigatório submeter o projecto e o ramal, desta forma pouparia-se dinheiro ao condomínio. Por outro lado, o prédio ficaria à espera que o ramal desse problemas e assim a EDP assumisse o custo e substituisse o mesmo.
Bom, a meu ver o cliente tem agora uma coluna nova mas limitada já que não pode haver aumento de potência, ou seja tem de pouco vale a coluna.

A pergunta que vos coloco é se isto é possível assim? Fazer coluna sem projecto, sem comunicação à EDP e respectiva certificação?
Muito Obrigado pela vossa ajuda.


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Coluna eléctrica sem projecto.

Mensagem por lcmmonteiro »

Sim e possível renovar a coluna sem projeto emitindo apenas o termo de responsabilidade / conformidade.

Agora se o pretendido passa pela renovação da coluna para aumento de potência vai ser necessário o projeto uma vez que a potência total e superior a 10.45KVA (desde agosto de 2018).

A parte do ramal correr mal dar problemas etc... A responsabilidade e sempre do fornecedor de energia. Essa situação não está totalmente esclarecedora.

Em caso de dúvidas consultem sempre o regulamento. Lá encontram todas as respostas pertinentes.


Cumprimentos
Carlos Sousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 12 fev 2015, 23:06

Re: Coluna eléctrica sem projecto.

Mensagem por Carlos Sousa »

Muito obrigado pela resposta.

Como a coluna foi feita nova com caixas novas, cabos etc pensei que fosse necessário novo projecto e respectivo ramal.

Fiquei esclarecido.
Cumprimentos.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Coluna eléctrica sem projecto.

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Se passar dos 10,35KVA (não é preciso muito para uma coluna) é preciso projeto e posterior certificação. Pode inclusive ser necessário alterar a entrada das frações (pela mudança dos ramais). Isto para se fazerem aumentos de potência, pois alterar colunas sem ser para isso diria que é dinheiro mal gasto (a não ser que haja problemas de segurança ou equivalente).
Carlos Sousa Escreveu: 23 out 2021, 22:42 Por outro lado, o prédio ficaria à espera que o ramal desse problemas e assim a EDP assumisse o custo e substituisse o mesmo.
Não estou a ver a E-Redes a assumir nada, uma vez que se houver alteração na Portinhola sem autorização da E-Redes, será um problema para o condomínio ou técnico que estiver a fazer a obra.


Cumps!
Carlos Sousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 12 fev 2015, 23:06

Re: Coluna eléctrica sem projecto.

Mensagem por Carlos Sousa »

Boa noite Gil82, muito obrigado pela resposta.

No caso desta coluna a mesma foi toda feita de novo, ramais novos, caixas de coluna novas etc..., no entanto, foi feita só até à portinhola e o que o colega disse é que não podem pedir aumento de potência pois a portinhola e o ramal não iria ser mexido.

Cumprimentos.
Carlos Sousa
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Coluna eléctrica sem projecto.

Mensagem por Gil82 »

Carlos Sousa Escreveu: 04 nov 2021, 19:01 Boa noite Gil82, muito obrigado pela resposta.

No caso desta coluna a mesma foi toda feita de novo, ramais novos, caixas de coluna novas etc..., no entanto, foi feita só até à portinhola e o que o colega disse é que não podem pedir aumento de potência pois a portinhola e o ramal não iria ser mexido.

Cumprimentos.
Carlos Sousa
Boas!

Pois alterar a coluna e não mexer na portinhola, não vai ser possível certificar a mesma e em consequência não é possível qualquer aumento de potência.


Cumps!
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”