Aumento de potência

Responder
zzcm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 13 out 2021, 13:27
Localização: Lisboa

Aumento de potência

Mensagem por zzcm »

Olá, adquiri uma moradia num pátio em Lisboa e ao fazer o contrato de electricidade recebi indicação de que o local não permite aumentar a potência (só tem 3,5 kVA).

Precisava de pelo menos 4,6, pois os equipamentos são todos eléctricos. Liguei para a eRedes mas não me conseguiram informar grande coisa além da necessidade de realizar um pedido e posterior certificação.

Qual a ordem de valores para algo deste género? Como se processa?

Obrigada por qualquer informação.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Aumento de potência

Mensagem por Mário »

Boas

1º Contactar um técnico de electricidade para saber da viabilidade do aumento de potencia, e se a instalação eléctrica existente o permite e ou o que é necessário para viabilizar o mesmo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
zzcm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 13 out 2021, 13:27
Localização: Lisboa

Re: Aumento de potência

Mensagem por zzcm »

Agradeço a resposta,. A casa teve remodelações recentes, não foram feitas por mim, contudo, mas quanto a alterações na instalação interior/quadro, tudo bem, posso contratar um electricista.

A minha questão é mais com a parte que é do distribuidor, se é uma alteração cara ou até mesmo impossível?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência

Mensagem por lcmmonteiro »

Não entendeu a resposta do amigo Mário.

Vamos por partes.

O eletricista analisará a instalação existente tanto a individual do seu apartamento em questão como a coletiva a parte correspondente ao edifício.

Uma vez que se trata de um edifício em que o ramal e partilhado por casa fracção a potência total ultrapassará a potência de 10.35 KVA que e o limite para a execução sem projeto. Acima deste valor vai necessitar de projeto.

E aqui que o Mário recomendou que contate um técnico responsável por forma a analisar a situação e recomendar o melhor procedimento.

Cumprimentos
zzcm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 13 out 2021, 13:27
Localização: Lisboa

Re: Aumento de potência

Mensagem por zzcm »

Obrigada pela resposta.

Neste caso é uma moradia em banda, embora desconheça como o fornecimento é feito para as diferentes casas. Sei que em tempos fariam parte de um só artigo predial, tendo sido desagregadas como propriedades independentes, o que é comum em muitos pátios em Lisboa. Suponho que haja um ramal comum da distribuição até ao local.

Não obstante a visita de um electricista, o que gostaria de averiguar, dado que a distribuição não me soube dar essa informação, é a nível de valores, de modo geral, para perceber se vale sequer a pena iniciar o processo. Vi num tópico algures alguém a falar de 90€ pagos à eRedes para fazer o pedido. Mas também há a parte da certificação da instalação, que segundo me indicaram, será agora feita pela DGEG. No site da eRedes há um simulador que ia aos 6000 euros, mas o ramal aqui já estaria construído. Não faço ideia que alterações são necessárias em termos de infraestruturas.

Em bom português, é brincadeira para ficar em quantos euros?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Aumento de potência

Mensagem por Mário »

Boas
zzcm Escreveu: 13 out 2021, 16:44 Obrigada pela resposta.
Neste caso é uma moradia em banda, embora desconheça como o fornecimento é feito para as diferentes casas. Sei que em tempos fariam parte de um só artigo predial, tendo sido desagregadas como propriedades independentes, o que é comum em muitos pátios em Lisboa. Suponho que haja um ramal comum da distribuição até ao local.
Não obstante a visita de um electricista, o que gostaria de averiguar, dado que a distribuição não me soube dar essa informação, é a nível de valores, de modo geral, para perceber se vale sequer a pena iniciar o processo. Vi num tópico algures alguém a falar de 90€ pagos à eRedes para fazer o pedido. Mas também há a parte da certificação da instalação, que segundo me indicaram, será agora feita pela DGEG. No site da eRedes há um simulador que ia aos 6000 euros, mas o ramal aqui já estaria construído. Não faço ideia que alterações são necessárias em termos de infraestruturas.
Em bom português, é brincadeira para ficar em quantos euros?
Ninguém no fórum vai dizer qual o custo!
"Se o ramal está construído" porque é que não dão aumento de potencia?
Porque o ramal existente, pode não ter disponibilidade para mais consumo.
Pode ser necessário projecto etc..
E volto à minha primeira resposta.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
zzcm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 13 out 2021, 13:27
Localização: Lisboa

Re: Aumento de potência

Mensagem por zzcm »

Porque não? Não estou a falar de orçamentos exactos, mas sim de uma noção geral de quanto pode custar, com base na experiência de outras pessoas que já tenham feito pedidos semelhantes.

É extremamente difícil encontrar informações em sites portugueses, exactamente porque as pessoas se recusam a partilhar informação, seja de que natureza for.

Obrigada de qualquer das formas, irei aguardar pela resposta da eRedes.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Aumento de potência

Mensagem por Mário »

Boas

Sabes se o ramal aceita mais consumo? Se não sabes nós também não,.

Sabes quantos metros são necessários para substituir o ramal? Nós também não.

Sabes se o armário de distribuição aceita mais consumo? Nós também não.

Sabes se é necessário projeto? Nós também não.

O que queres de informação se nós não inspeccionamos o local.

Queres que diga que custa x? Não é assim que funciona o nosso forum.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Aumento de potência

Mensagem por joao-pt »

zzcm Escreveu: 13 out 2021, 16:44 (...)
Em bom português, é brincadeira para ficar em quantos euros?
Não tirando qualquer parte do que já foi escrito por outros membros, em especial a última resposta do Mário. E reforçando o que já foi escrito, contacta um técnico qualificado, só assim conseguirás ter um valor real. Falaste em 6 000 € de forma assutada, esse valor pode ser curto. Mas claramente que os 90 € que falas estão muito longe da realidade que descreves para o trabalho a realizar.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”