Cabos isentos de halogéneos

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Cabos isentos de halogéneos

Mensagem por admin »

O que é um cabo isento de halogéneos?
Os cabos isentos de halogéneos são cabos cujos materiais não são processados com os elementos do grupo dos halogéneos. Sendo não condutores, os halogéneos, como o cloro, são excelentes isolantes e, por isso, são muitas vezes utilizados como material de revestimento para cabos. O exemplo mais comum é o policloreto de vinil (PVC). Mas a utilização de halogéneos também implica riscos.

Quando um plástico que contenha halogéneos arde, estes halogéneos são libertados do revestimento para o ar respirável. A combinação com água gera um ácido que é tóxico para os humanos. A isenção de halogéneo é, por isso, particularmente importante se o utilizador tiver de prestar especial atenção ao perigo de um potencial incêndio.

Onde são utilizados os cabos isentos de halogéneos?
Deve ser dada especial atenção à utilização de cabos isentos de halogéneos sobretudo em aplicações com elevado risco de incêndio. Portanto, se for utilizado um cabo onde exista um elevado risco de incêndio, a isenção de halogéneo exclui uma potencial fonte de perigo. Por este motivo, as especificações determinam claramente que apenas cabos isentos de halogéneos devem ser utilizados em tais aplicações.

Vantagens dos cabos isentos de halogéneos
Os cabos isentos de halogéneos estão livres de elementos como o bromo, flúor, iodo ou cloro, que são muito reativos. Em comparação com os cabos convencionais com isolamento de PVC, apresentam algumas vantagens em caso de incêndio. No caso dos cabos isentos de halogéneos, num incêndio não são libertados quaisquer gases tóxicos ou corrosivos, que poderiam constituir uma ameaça para humanos ou edifícios. Em contraste com os cabos de PVC, podem ser excluídos gases de combustão perigosos contendo halogéneo. Os cabos isentos de halogéneos podem ser utilizados a temperaturas mais altas do que os cabos de PVC.

Para além de cabos em PVC com halogéneo, a igus também utiliza cabos isentos de halogéneos, com materiais de revestimento em PUR (elastómeros de poliuretano) e TPE (elastómeros termoplásticos). Estes são fabricados em conformidade com a norma DIN EN 60754 e cumprem os requisitos de isenção de halogéneo.

Fonte: https://www.igus.pt/info/unharnessed-ca ... logen-free


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Artigos”