Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Responder
MariaFernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 03 set 2021, 19:45
Localização: Beira Baixa
Enviou: 4 vezes

Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por MariaFernandes »

Olá a todos!

Aproveitando estar num fórum de pessoas da área gostava de fazer uma pergunta que sempre tive dúvidas e nunca me conseguiram explicar direito.

Porque é que os casquilhos de rosca não têm ligação a terra? Tenho num anexo alguns pontos de luz em que uso apenas o casquilho normal (não há dinheiro para candeeiros). Na altura não fui eu que instalei, foi um eletricista e eu pedi-lhe para arranjar uns casquilhos com terra, que assim ficava mais segura e também não ficava lá com 1 fio solto. O eletricista disse-me que não havia casquilhos com terra porque os casquilhos não precisavam de terra mas não me soube dizer porquê.

Alguém me pode explicar? Hoje em dia qualquer candeeiro por mais barato que seja tem ligação terra e não consigo encontrar um casquilho de rosca com ligação à terra. Não devia ser suposto terem essa ligação para estar mais segura?

Obrigada e desculpem a pergunta. Mas também não queria morrer sem saber a razão! :D


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por pedro caetano »

boas. o que conta é onde o casquilho esta montado normalmente é num varão roscado de metal assim tem de ficar ligado á terra. os casquilhos praticamente são de material não condutor não justificando terra, havia uns de metal que tinham um pequeno parafuso no topo cump
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por luisilva78 »

MariaFernandes Escreveu: 07 set 2021, 19:58 Olá a todos!

Aproveitando estar num fórum de pessoas da área gostava de fazer uma pergunta que sempre tive dúvidas e nunca me conseguiram explicar direito.

Porque é que os casquilhos de rosca não têm ligação a terra? Tenho num anexo alguns pontos de luz em que uso apenas o casquilho normal (não há dinheiro para candeeiros). Na altura não fui eu que instalei, foi um eletricista e eu pedi-lhe para arranjar uns casquilhos com terra, que assim ficava mais segura e também não ficava lá com 1 fio solto. O eletricista disse-me que não havia casquilhos com terra porque os casquilhos não precisavam de terra mas não me soube dizer porquê.

Alguém me pode explicar? Hoje em dia qualquer candeeiro por mais barato que seja tem ligação terra e não consigo encontrar um casquilho de rosca com ligação à terra. Não devia ser suposto terem essa ligação para estar mais segura?

Obrigada e desculpem a pergunta. Mas também não queria morrer sem saber a razão! :D
Embora a resposta do pedro caetano esteja correcta, penso que não toca exactamente no ponto.

Talvez o melhor seja primeiro explicar para que serve a ligação de terra e em que media é que isso protege os utilizadores da instalação, depois talvez se perceba melhor a questão dos casquilhos não terem ligação de terra.
Numa instalação pode haver elementos metálicos. As peças metálicas são condutoras de electricidade. Se uma peça metálica que não deveria estar em tensão, por algum motivo estiver em tensão, quando é tocada por alguém descarrega "essa electricidade" através do corpo da pessoa e essa pessoa "leva um choque". Se essa peça metálica fizer parte de equipamento eléctrico pode ficar com carga eléctrica devido a uma avaria eléctrica, por exemplo um fio do equipamento que se parte (ou solta do local em que deveria estar ligado) e toca na parte metálica. Se essa parte metálica estiver ligada à terra (através de um condutor verde e amarelo) quando ocorrer uma avaria como a descrita anteriormente há aparelhos no quadro eléctrico que desligam automaticamente a corrente desse circuito. Estes aparelhos são os interruptores diferenciais. Se tiver ligação à terra, mas não tiver estes aparelhos no quadro, continua sem ter protecção nenhuma. (ATENÇÃO que com a instalação dos novos contadores a E-REDES -antiga EDP Distribuição- está a retirar os aparelhos que faziam a protecção diferencial, deixando muitos utilizadores completamente desprotegidos).

Assim, não existem casquilhos com ligação de terra, porque os casquilhos são de plástico ou de outro material não condutor. As únicas peças metálicas que têm não estão acessíveis, não estão em posição de ser tocadas por descuido e admite-se que estão em tensão, portanto ninguém lhes vai tocar. Um candeeiro com partes metálicas acessíveis por mais barato que seja deverá obrigatoriamente de ter ligação à terra.
MariaFernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 03 set 2021, 19:45
Localização: Beira Baixa
Enviou: 4 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por MariaFernandes »

Bom dia a todos!

Ora bem, eu bem disse que não queria morrer sem saber a resposta a esta dúvida? E já não vai acontecer!

Mais uma vez tenho de agradecer ao Sr. Luís Silva pela sua tão detalhada explicação á minha dúvida. Deu-me praticamente uma aula explicando tudo direitinho! Muito obrigada mesmo Sr. Luís Silva!

A explicação foi tão boa que eu consegui perceber tudo e tudo fez sentido na minha cabeça! Um dia que tenha cá um electricista vou-lhe fazer a pergunta e se for como o outro que não me sabe responder, vou explicar eu e brilhar um bocado ahahah. :lol: :lol:

Agradeço também a resposta do Sr. Pedro Caetano. Após ler a explicação do Sr. Luís Silva consegui perceber bem o que ele quis dizer também!

Já podia ter encontrado este fórum á mais tempo! Aprende-se mesmo muito!

Obrigada a todos!!!
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por Faiante »

Boas senhora " MariaFernandes "


Esta sua dúvida foi respondida numa outra dúvida colocada pelo colega Hugo, num outro post, espero que veja s minhas respostas com base
em regulamentação que hoje não existe, dado que o decreto lei datado de 1939 foi revogado.

Contudo, o colega engenheiro " luisilva78 " fez um excelente trabalho ao elucidar a senhora de forma útil sobre este importante tema, muitas
das vezes tão negligenciado.

Ainda bem que hoje em dia existem os diferenciais para minimizar o risco de acidente de natureza elétrica.

Cptos

JAG
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 115
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por rui14 »

basta o casquilho ter uma patilha metalica, para ter ligaçao á terra:
Anexos
suporte-e27-porcelana-c-patilha.jpg
suporte-e27-porcelana-c-patilha.jpg (14.77 KiB) Visto 2173 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por ohmico »

rui14 Escreveu: 06 out 2021, 13:11 basta o casquilho ter uma patilha metalica, para ter ligaçao á terra:
Boas,

esse terminal de ligação à terra nada tem a haver com o casquilho mas sim com o invólucro onde ele for instalado.

Não se ponham a inventar.

Ohmico
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por luisilva78 »

rui14 Escreveu: 06 out 2021, 13:11 basta o casquilho ter uma patilha metalica, para ter ligaçao á terra:
Se a minha resposta está errada, agradeço me explique onde me enganei. Estou sempre disponível para aprender com que sabe.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por pedro caetano »

boas. tem aqui um bom tutorial sobre terras cump
Anexos
Relatorio3parte1.pdf
(3.61 MiB) Transferido 98 vezes
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por Josecalado »

Na verdade existem suportes metálicos como o que junto em anexo, que têm algum perigo para o utilizador; pois estes não vêm providos de terminal de ligação à terra, e estão instalados em muitas instalações onde o perigo é eminente.
Anexos
suporte-metalico-E27.jpg
suporte-metalico-E27.jpg (27.78 KiB) Visto 1903 vezes
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por nelmindo »

Josecalado Escreveu: 12 out 2021, 08:56 Na verdade existem suportes metálicos como o que junto em anexo, que têm algum perigo para o utilizador; pois estes não vêm providos de terminal de ligação à terra, e estão instalados em muitas instalações onde o perigo é eminente.
São instalados e são um perigo, mas não por culta do fabricante...
Este tipo de suporte é para ser instalado em candeeiros ou lustres, onde a base do suporte é metálica. A continuidade do elemento de terra é feita, no inicio do equipamento, onde é ligado a fase, neutro e terra, e quando usavam lâmpadas incandescentes de 150W e 200W (ou luz mista de 250W), por causa do calor gerado. Também são utilizados por essa razão para a as lâmpadas IR dos terrários, chocadeiras (cerâmica e metal, são resistentes ao calor).
Não sabendo este pormenor e instalando-o em pendurado pelo cabo (não condutores soltos...), pode um dia ficar sob tensão a parte exterior da lâmpada.
Aliás, ainda me lembro de no antigo regulamento, as luminárias poderem ficar suspensas pelo cabo de energia, desde que não ultrapassagem 0,5kg (ponto 2 do art.325).
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por lcmmonteiro »

nelmindo Escreveu: 13 out 2021, 14:26
Josecalado Escreveu: 12 out 2021, 08:56 Na verdade existem suportes metálicos como o que junto em anexo, que têm algum perigo para o utilizador; pois estes não vêm providos de terminal de ligação à terra, e estão instalados em muitas instalações onde o perigo é eminente.
São instalados e são um perigo, mas não por culta do fabricante...
Este tipo de suporte é para ser instalado em candeeiros ou lustres, onde a base do suporte é metálica. A continuidade do elemento de terra é feita, no inicio do equipamento, onde é ligado a fase, neutro e terra, e quando usavam lâmpadas incandescentes de 150W e 200W (ou luz mista de 250W), por causa do calor gerado. Também são utilizados por essa razão para a as lâmpadas IR dos terrários, chocadeiras (cerâmica e metal, são resistentes ao calor).
Não sabendo este pormenor e instalando-o em pendurado pelo cabo (não condutores soltos...), pode um dia ficar sob tensão a parte exterior da lâmpada.
Aliás, ainda me lembro de no antigo regulamento, as luminárias poderem ficar suspensas pelo cabo de energia, desde que não ultrapassagem 0,5kg (ponto 2 do art.325).
E ainda existia (e penso que existe) a regra de que o condutor de terra teria que obrigatoriamente ser de comprimento superior para no caso de ocorrer alguma anomalia existir sempre o condutor de proteção permanente ou seja o condutor terra ao ser de comprimento superior seria sempre o último a ser desligado dos ligadores.

Cumprimentos
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por helioneves »

Boas...
Sem querer ferir suscetibilidades, penso que será justo dizer que:
"... sempre que hajam partes metálicas não fazendo parte do circuito "activo", devem ser ligadas à circuito de terra..."
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Duvida que sempre tive - Porque os casquilhos de rosca não têm terra?

Mensagem por Duzia12 »

Faiante Escreveu: 01 out 2021, 23:01 Boas senhora " MariaFernandes "


Esta sua dúvida foi respondida numa outra dúvida colocada pelo colega Hugo, num outro post, espero que veja s minhas respostas com base
em regulamentação que hoje não existe, dado que o decreto lei datado de 1939 foi revogado.

Contudo, o colega engenheiro " luisilva78 " fez um excelente trabalho ao elucidar a senhora de forma útil sobre este importante tema, muitas
das vezes tão negligenciado.

Ainda bem que hoje em dia existem os diferenciais para minimizar o risco de acidente de natureza elétrica.

Cptos

JAG

A questão de haver locais onde a EDP está a tirar os diferenciais, é porque o Sistema é TN, Neutro á Terra, embora isso deva ser feito somente naquelas que obedecem aos critérios das Normas
Responder

Voltar para “Dúvidas”