Boas @Mario e @rainbow
Mais uma vez agradeço as vossas respostas, que são de facto informativas e elucidativas no que refere ao assunto em questão.
Mário Escreveu: 11 jun 2021, 12:52
Os tubos bergman são proibidos desde 1974. Tambem é proibido tubagem em chumbo nas habitações sejam de gás, água etc...
O Chumbo faz mal à saude!
Se a casa é para ti, faz as coisas como devem de ser, gastas um pouco mais agora, poupas no futuro. Não esquecer as comunicações.
Bem, o chumbo faz mal à saúde, é um facto inegável. No entanto a forma como nós nos expomos ao chumbo, ou como o chumbo está exposto, é também relevante.
No que diz respeito às canalizações de água e gás: sim, foi um problema que existiu, e as tubagens foram substituídas:
No gás em Lisboa, tanto quanto sei, quando foram feitas as instalações de gás natural foram anuladas as tubagens de chumbo. Isto foi uma responsabilidade assumida pela própria entidade que fez a instalação da rede.
Na água, também em obras de requalificação do imóvel, (neste caso feitas pelo proprietário), foram anuladas essas tubagens. Diria que esta seria a situação mais grave e preocupante, no que diz respeito à potencial exposição e intoxicação por chumbo.
Agora... tubos de electricidade, no interior da parede, aos quais não há qualquer acesso directo? Qual é o risco real desta situação? Alguém me saberia dar exemplos de acidentes que tenham decorrido directamente derivados da utilização dessas tubagens que denominam Bergman??
Mas aproveitando outra coisa que mencionou:
Mário Escreveu: 11 jun 2021, 12:52
Há uns anos saiu um "decreto de lei" sobre as instalaçãoes electricas de uso particular que ficou conhecido como o de "74" referente ao ano em saiu.
Nessa altura, diz o seguinte: Os proprietários têm que alterar as instalações electricas para ficarem de acordo com o publicado, têm o prazo de 10 anos. Ou seja, legalmente todas as instalações em 1984, teriam que estar de acodo com o regulamento publicado em "74" . "nem metade delas"
Ora, segundo a informação recolhida sobre este apartamento, a sua construção fez parte do programa de Casas de Renda Económica do Estado Novo, cujos prédios pertenciam à Caixa de Previdência.
Se o DL que indica, conhecido como o de '74, mandatava que até 1984 fosse feita a actualização da infraestrutura nas habitações, e o apartamento foi vendido pela Caixa de Previdência aos então residentes em 1993, podemos deduzir que foi a própria Caixa de Previdência que ignorou a legislação, não adaptando as habitações para conformidade com a lei, deixando até passar o prazo legal.
Eu compreendo e dou-lhe razão quando diz "Se a casa é para ti, faz as coisas como devem de ser, gastas um pouco mais agora, poupas no futuro." no entanto o dinheiro que está a ser aqui investido é imenso e na verdade já ultrapassa o orçamento planeado. Portanto, como não tenho um pote de ouro, nem crédito ilimitado, tenho que gerir dentro do que a realidade permite. O que mais peso tem na decisão é o risco inerente a um trabalho mal feito ou a riscos técnicos reais. De acordo com as informações recolhidas neste forum, já obrigou à alteração de planos, que irá requerer a instalação de novas tubagens para a passagem de circuitos que vão praticamente para os mesmos sítios (o que foi um golpe duro, pois muito me disseram que não haveria este problema, nem tão-pouco vi ou ninguém partilhou ainda qualquer regra técnica que a tal obrigasse, portanto estou a confiar cegamente nessa informação).
Agora, ter que partir as paredes todas da casa... abrir o tecto... quer dizer, não sou dono de uma empresa de construção (nem electricista, que já vi uns orçamentos para fazer um quadro mais caro que muitas soluções na minha área - tecnologias de informação) para tais intervenções. - Preocupação que, aliás, aparentemente pouca gente tem, pois perguntando aqui no bairro a outros vizinhos, ninguém andou a meter tubos paralelos, nem a trocar os existentes.
De qualquer forma, e baseado na informação que passaram aqui, irei ... apesar de um pouco contrariado, devido às informações que outros deram, e que as pessoas da zona dão ... usar uma tubagem independente para o circuito das tomadas, e usar o existente para a iluminação.
A tubagem para o circuito das tomadas irá passar do lado de fora, por cima de tecto falso, mas a acompanhar a instalação dentro da parede. E nesta tubagem nova terá caixas de derivação das quais sairá um tubo que vai directamente à caixa de derivação pré-existente para injectar os condutores na tubagem (pré-existente) para as tomadas.
O sítio onde irá ter tubagens totalmente novas será a cozinha, onde será feito um quadro parcial, porque a cozinha vai ser totalmente refeita e a isso permite. Continuo com a dúvida que ainda ninguém esclareceu de qual será a secção adequada para os condutores entre o quadro principal e o quadro parcial da cozinha.