Disjuntor geral

chimico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 13 mai 2021, 19:01
Localização: Coimbra

Disjuntor geral

Mensagem por chimico »

Bom dia,
Sempre que ligo o forno da cozinha o disjuntor geral (disjuntor 1 da foto) disjunta várias vezes e tenho de estar sempre a rearmar para conseguir utilizá-lo.
Esta situação piorou desde que alterei a potência contratada para 4,6kVA.

Qual a melhor forma de resolver?
O forno é encastrado não é fácil estar a removê-lo. Colocar um diferencial de 300mA?
Anexos
IMG_3637.JPG


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por Mário »

Boas

Alterar o valor do diferencial de 30 para 300, só o técnico de electricidade é que o poderá fazer, se for possível.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por nelmindo »

Se o diferencial dispara, é porque o forno apresenta uma avaria que coloca em risco a vida das pessoas.

O aumento de potência não está relacionado com a avaria.

Aumentar o calibre do dif, apenas vai disfarçar a avaria. E mesmo que a avaria seja "aceitável", só um técnico é que pode assegurar se isso pode ser feito (diminuir a sensibilidade).
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por pedro caetano »

boas. na minha opinião, nesse quadro devia ter 2 diferenciais, tem 15 dijuntores é a tal mania de se colocar o minimo, mas essa não conseguiu ainda chegar a uma vistoriada ha poucos dias aqui na zona de lagos que tem quase 20 dijuntores pendurados num diferencial de 30ma . cump
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por edeluz »

Por mim retirava o diferencial. Assim acabava as chatices!

Enfim! Esse quadro, em pleno 2021, é uma arma ambulante. Á espera de alguém morrer ou incendiar alguma coisa.

Contrate um electricista certificado para resolver isso. Mas a solução, como já escreveram, não passar por mexer só no diferencial.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por joao-pt »

edeluz Escreveu: 06 jun 2021, 18:30 Por mim retirava o diferencial. Assim acabava as chatices!

Enfim! Esse quadro, em pleno 2021, é uma arma ambulante. Á espera de alguém morrer ou incendiar alguma coisa.

Contrate um electricista certificado para resolver isso. Mas a solução, como já escreveram, não passar por mexer só no diferencial.
Cuidado com as recomendações que se fazem, isto é um fórum técnico e nem sempre a ironia é entendida dessa forma.

Não acho que o quadro seja "uma arma ambulante" ou "Á espera de alguém morrer ou incendiar alguma coisa", o que quer que isso seja. Poderia ter pelo menos mais um interruptor diferencial mas nada indica que estejam pessoas ou bens em perigo da forma como está. Com 30 mA e uma boa terra de proteção não vejo qualquer perigo.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por rainbow »

nelmindo Escreveu: 06 jun 2021, 11:56 Se o diferencial dispara, é porque o forno apresenta uma avaria que coloca em risco a vida das pessoas.

O aumento de potência não está relacionado com a avaria.

Aumentar o calibre do dif, apenas vai disfarçar a avaria. E mesmo que a avaria seja "aceitável", só um técnico é que pode assegurar se isso pode ser feito (diminuir a sensibilidade).
Esta é a resposta com a qual concordo mais.
Ainda para mais, nem sequer se conhecem pormenores do quadro, nem da instalação.
Chame um electricista (um que possa ser chamado de tal, não um electrotrolha).
Venancio
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 06 mar 2021, 19:09
Profissão: Eletricista
Localização: Charneca da Caparica
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por Venancio »

Sim ,tem razão é a melhor resposta.O aumento de potência e o número de disjuntores nada tem a ver com a situação ,muito provavelmente o fogão terá algum defeito de passagem a terra ,partindo do princípio que é realmente o fogão que faz cair o diferencial. Por vezes à ação do calor pode levar a “relaxar”o aperto de um fio condutor levando a que o mesmo comece a aquecer perder o isolamento e entrar em contacto com a “massa” ,dando origem ao disparo do diferencial. Assim como aumentar para 300ma só vai esconder o defeito e mais tarde agravar a situação .O não utilizar o diferencial poderá vir a por em perigo a sua própria vida ,não o faça! É preferível chamar alguém com conhecimentos para resolver o problema.

Cumprimentos,
Ivo
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por edeluz »

joao-pt Escreveu: 06 jun 2021, 22:54
edeluz Escreveu: 06 jun 2021, 18:30 Por mim retirava o diferencial. Assim acabava as chatices!

Enfim! Esse quadro, em pleno 2021, é uma arma ambulante. Á espera de alguém morrer ou incendiar alguma coisa.

Contrate um electricista certificado para resolver isso. Mas a solução, como já escreveram, não passar por mexer só no diferencial.
Cuidado com as recomendações que se fazem, isto é um fórum técnico e nem sempre a ironia é entendida dessa forma.

Não acho que o quadro seja "uma arma ambulante" ou "Á espera de alguém morrer ou incendiar alguma coisa", o que quer que isso seja. Poderia ter pelo menos mais um interruptor diferencial mas nada indica que estejam pessoas ou bens em perigo da forma como está. Com 30 mA e uma boa terra de proteção não vejo qualquer perigo.
Tem razão. Peço desculpa a todos, mas ando tão farto de ver obras em clientes com tantos erros, que me pergunto "onde andam as inspeções!?"

Conforme já foi escrito, o melhor é solicitar o serviço de um profissional credenciado que verifique se essa instalação está bem dimensionada.
chimico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 13 mai 2021, 19:01
Localização: Coimbra

Re: Disjuntor geral

Mensagem por chimico »

Boa noite, consegui resolver o problema do disparo do disjuntor quando o forno atinge a temperatura máxima, retirando a ligação à terra.
Podem-me dizer qual o risco que tenho de trabalhar com o forno sem ligação terra?

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por Mário »

Boas
chimico Escreveu: 19 ago 2021, 21:28 Boa noite, consegui resolver o problema do disparo do disjuntor quando o forno atinge a temperatura máxima, retirando a ligação à terra.
Podem-me dizer qual o risco que tenho de trabalhar com o forno sem ligação terra?
Obrigado
Espero que tenhas um bom seguro de vida, para ti e para os outros que estejam em casa.

A maior porcaria que foi feita, retirar a ligação de terra!

Chama um técnico de electricidade, e desliga o disjuntor do forno.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Disjuntor geral

Mensagem por lcmmonteiro »

Não compreendo estas situações...

Pelo que descreve o forno e a causa da origem do disparo do diferencial logo pode se assumir que o problema existe no próprio forno.

Não seria sensato analisar o porquê desta anomia no forno ao invés de andar a inventar e a provocar situações que podem causar sérios danos??
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por Mário »

Boas
É o perigo de invenções da net.

Eu no início aconselho que chame um técnico de electricidade, mas resolveu inventar ( desligar o condutor de segurança " Terra")

Espero que faça o que aconselho, mais não posso fazer.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
cmantunes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 05 ago 2021, 22:20
Localização: Estados Unidos
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Disjuntor geral

Mensagem por cmantunes »

chimico Escreveu: 19 ago 2021, 21:28 Podem-me dizer qual o risco que tenho de trabalhar com o forno sem ligação terra?
Potencialmente, eletrocussão.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Disjuntor geral

Mensagem por pedro caetano »

boas. é caso para se dizer que o forno tem de ser aproveitado até á ultima gota, mas não é caso unico, por isso não me admira. cump
Responder

Voltar para “Dúvidas”