Interruptores diferenciais em série

Responder
pcardoso1974
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 31 dez 2018, 10:41
Localização: Porto
Enviou: 4 vezes

Interruptores diferenciais em série

Mensagem por pcardoso1974 »

Boa tarde,

Em minha casa (anos 80) tenho um termoacumulador elétrico. No quadro do apartamento tenho um conjunto de disjuntores, entre os quais o que protege o termoacumulador. A montante dos disjuntores está um interruptor diferencial (3F+N) de 300 mA. Sucede que, daquilo que vou conhecendo, os termoacumuladores devem estar protegidos com um interruptor diferencial de 30 mA. Visto que não me parece que tenha um neutro independente para o termoacumulador, que possibilite a colocação do diferencial 30 mA no quadro, pensei em intersetar o cabo entre a ficha e o termoacumulador e aí colocar o diferencial de 30 mA. Nesta linha, a menos de uma passagem à terra, haverá sempre equilíbrio entre fase e neutro, pelo que julgava que seria uma boa solução. Mas o eletricista que contactei, diz-me que não dá, porque vai provocar disparos no diferencial geral. Diz que só posso instalar o diferencial de 30 mA se tiver um neutro independente, que não passe no diferencial geral. Acho que isto não faz sentido, mas pedia agradecia uma opinião aqui no forum.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Interruptores diferenciais em série

Mensagem por pedro caetano »

boas. desconheço a sua situação mas se tem um diferencial de 300ma no quadro, acho que pode por um de 30ma junto do termo como queria fazer e é como tenho visto fazer em casos que não da para por no quadro, mas desconheço a situação. cump
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Interruptores diferenciais em série

Mensagem por joao-pt »

O que o eletricista diz não faz sentido, se assim fosse, neste momento o diferencial já disparava. Alguém se explicou mal ou alguém percebeu mal.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Interruptores diferenciais em série

Mensagem por Josecalado »

Boas!
Instale como diz junto do termoacumulador o ID de 30mA o mais rápido possível, e é imprescindível o controlo da eficiência da ligação de terra, assim como o seu valor.
Cumprs.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Interruptores diferenciais em série

Mensagem por lcmmonteiro »

pcardoso1974 Escreveu: 02 mai 2021, 17:22 Boa tarde,

Em minha casa (anos 80) tenho um termoacumulador elétrico. No quadro do apartamento tenho um conjunto de disjuntores, entre os quais o que protege o termoacumulador. A montante dos disjuntores está um interruptor diferencial (3F+N) de 300 mA. Sucede que, daquilo que vou conhecendo, os termoacumuladores devem estar protegidos com um interruptor diferencial de 30 mA. Visto que não me parece que tenha um neutro independente para o termoacumulador, que possibilite a colocação do diferencial 30 mA no quadro, pensei em intersetar o cabo entre a ficha e o termoacumulador e aí colocar o diferencial de 30 mA. Nesta linha, a menos de uma passagem à terra, haverá sempre equilíbrio entre fase e neutro, pelo que julgava que seria uma boa solução. Mas o eletricista que contactei, diz-me que não dá, porque vai provocar disparos no diferencial geral. Diz que só posso instalar o diferencial de 30 mA se tiver um neutro independente, que não passe no diferencial geral. Acho que isto não faz sentido, mas pedia agradecia uma opinião aqui no forum.
Pode instalar um ID de menor sensibilidade (30mA) apesar de a montante existir já um de maior sensibilidade (300mA). Em caso de fuga de corrente após o ID de 30mA este irá atuar primeiro.

Portanto, a sensibilidade nominal da proteção diferencial a montante deve ser no mínimo 2 vezes superior à da protecção a jusante: IΔn (disp A) > IΔn (disp B) x 2

Desta forma funciona sem problemas.



Em termos técnicos:

Os aparelhos devem ser instalados em cascata. Neste caso devemos garantir a Seletividade entre os aparelhos instalados “em série”.

A questão aqui passa pela temporização de atuação de cada equipamento ou seja existem dois tipos de seletividade diferencial: a total e a parcial.

Na seletividade total temos 2 equipamentos com ligeira diferença na temporização garantido que em caso de defeito diferencial no final
do circuito, apenas o segundo nível irá disparar. Ou seja o ID 300mA com 50ms e o ID 30mA instantâneo.

Na seletividade parcial temos 2 equipamentos que atuam instantaneamente e num defeito não se consegue garantir que a proteção de 30mA atue
antes da proteção de 300mA. Ou seja ambos os equipamentos são instantâneos. Talvez seja aqui que a pessoa que lhe passou tal informação se esteja a basear.




Espero ter sido útil.

Cumprimentos.
pcardoso1974
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 31 dez 2018, 10:41
Localização: Porto
Enviou: 4 vezes

Re: Interruptores diferenciais em série

Mensagem por pcardoso1974 »

Josecalado Escreveu: 02 mai 2021, 21:51 Boas!
Instale como diz junto do termoacumulador o ID de 30mA o mais rápido possível, e é imprescindível o controlo da eficiência da ligação de terra, assim como o seu valor.
Cumprs.
Boa noite. Obrigado. É possível fazer a mediçao de terra num apartamento? Se der mal, tem que ser envolvido o condominio, certo?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Duvida

Mensagem por joao-pt »

tiago jesus Escreveu: 05 mai 2021, 22:31 Boa tarde, o que e que tenho que fazer para o disjuntor diferencial da garagem dispare primeiro que o geral?
Garantir a seletividade é fundamental. Pode é não ser suficiente caso o valor da corrente de defeito seja muito elevado, por exemplo.
pcardoso1974 Escreveu: 05 mai 2021, 23:31 Boa noite. Obrigado. É possível fazer a mediçao de terra num apartamento? Se der mal, tem que ser envolvido o condominio, certo?
A medição do valor de terra de proteção tem de ser feita em articulação com o condomínio. Mediante o valor obtido podem-se ou não fazer melhorias.
jpedrofaria
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 24 jan 2022, 12:51
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Interruptores diferenciais em série

Mensagem por jpedrofaria »

Presumo até que, se fosse como o eletricista disse, não seria possível colocar ID nos quadros parciais pendurados numnwuadro geral com ID também 😉
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Interruptores diferenciais em série

Mensagem por elfo106 »

Boa tarde vou desenterrar este tópico para tentar tirar uma dúvida que está de certa forma relacionada com o que aqui se falou.
Fala-se muito na selectividade entre diferenciais e eu percebo o conceito mas por que razão havemos de instalar os diferenciais em "cascata" e ter a preocupação de garantir a selectividade em vez de os ligarmos todos diretamente ao interruptor geral?

Obrigado!
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Interruptores diferenciais em série

Mensagem por nelmindo »

elfo106 Escreveu: 07 abr 2023, 15:18 Boa tarde vou desenterrar este tópico para tentar tirar uma dúvida que está de certa forma relacionada com o que aqui se falou.
Fala-se muito na selectividade entre diferenciais e eu percebo o conceito mas por que razão havemos de instalar os diferenciais em "cascata" e ter a preocupação de garantir a selectividade em vez de os ligarmos todos diretamente ao interruptor geral?

Obrigado!
Da mesma forma que liga em cascata disjuntores e fusíveis até chegar à barragem.
O conceito de seletividade também existe nestes e se não for cumprida, o mais perto do defeito não dispara ou o menos perto dispara por simpatia.
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Interruptores diferenciais em série

Mensagem por elfo106 »

nelmindo Escreveu: 07 abr 2023, 18:47
elfo106 Escreveu: 07 abr 2023, 15:18 Boa tarde vou desenterrar este tópico para tentar tirar uma dúvida que está de certa forma relacionada com o que aqui se falou.
Fala-se muito na selectividade entre diferenciais e eu percebo o conceito mas por que razão havemos de instalar os diferenciais em "cascata" e ter a preocupação de garantir a selectividade em vez de os ligarmos todos diretamente ao interruptor geral?

Obrigado!
Da mesma forma que liga em cascata disjuntores e fusíveis até chegar à barragem.
O conceito de seletividade também existe nestes e se não for cumprida, o mais perto do defeito não dispara ou o menos perto dispara por simpatia.
Olá nelmindo obrigado pela resposta mas a dúvida era por que razão se ligam diferenciais em cascata em vez de os ligar todos diretamente à ao interruptor geral de forma a ficarem "independentes". Há casos em que não é possível ou permitido fazer isso?
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Interruptores diferenciais em série

Mensagem por justme »

elfo106 Escreveu: 07 abr 2023, 15:18 ...
Fala-se muito na selectividade entre diferenciais e eu percebo o conceito mas por que razão havemos de instalar os diferenciais em "cascata" e ter a preocupação de garantir a selectividade em vez de os ligarmos todos diretamente ao interruptor geral?

Obrigado!
Boas,
não é obrigado a instalar diferenciais em cascata, mas se tal fôr necessário, deve garantir a seletividade do seu funcionamento.

O que quer dizer que apenas deverá disparar o diferencial imediatamente a montante do defeito e não os outros que estejam antes.

Também quer dizer que pode ligar os diferenciais ao geral da instalação, sendo tambem este um metodo para garantir a seletividade.

Até já
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”