Comutação de escada em 3 pontos

sepviri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 mar 2021, 09:24
Localização: Palmela
Enviou: 1 vez

Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por sepviri »

Olá boa tarde a todos, sou novo neste forum, embora já o siga há algum tempo.

Tenho uma situação em minha casa que não sei bem como a resolver. Passo a explicar:

------
Tenho numa garagem um comutador de escada acionado em 2 pontos distintos, e agora queria adicionar um terceiro ponto.
Até aqui tudo bem, tenho como fazer chegar os fios entre todos e pelo que vi bastava adicionar nesse terceiro ponto um inversor e estava feito.
O meu tema aqui, e para o qual venho solicitar a vossa ajuda, é que o terceiro ponto eu queria que fosse acionado por via dum sensor de movimento em vez do acionamento manual dum "interruptor".

Existe alguma coisa desse género? Algum "inversor com sensor de movimento" por assim dizer?
------

Agradeço desde já qualquer ajuda que possam dar.
Obrigado.
Última edição por sepviri em 19 abr 2021, 00:06, editado 1 vez no total.


BlackMetal
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 10 abr 2008, 20:03
Localização: Carcavelos
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por BlackMetal »

Olá boa tarde.

Porque não substitui o comutador por um interruptor, e coloca um sensor de presença/movimento numa zona onde ao entrar na garagem detecte e faça acender a luz, ligava o interruptor ao circuito e utilizava os dois sistemas.

Interruptor ligado a lâmpada permanece acessa, desliga o interruptor a lâmpada é controlada pelo sensor.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por rainbow »

sepviri Escreveu: 16 abr 2021, 17:40
Existe alguma cosa desse género? Algum "inversor com sensor de movimento" por assim dizer?
Boa tarde.

Assumindo que conhece o funcionamento duma comutação de escada e dum detector de movimento, pergunto:
1- Como desejava que o circuito descrito por si funcionasse exactamente?
2- Porquê o desejo / necessidade de usar um detector de movimento em vez dum comutador inversor manual?
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por rio »

Porque não 3 detectores de movimento.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por joao-pt »

Sim, é possível ter a comutação e paralelamente um sensor de movimento.
sepviri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 mar 2021, 09:24
Localização: Palmela
Enviou: 1 vez

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por sepviri »

BlackMetal Escreveu: 16 abr 2021, 18:30 Olá boa tarde.

Porque não substitui o comutador por um interruptor, e coloca um sensor de presença/movimento numa zona onde ao entrar na garagem detecte e faça acender a luz, ligava o interruptor ao circuito e utilizava os dois sistemas.

Interruptor ligado a lâmpada permanece acessa, desliga o interruptor a lâmpada é controlada pelo sensor.
Boas, poderia dar mas não estou a perceber o circuito. Consegue-me dar esse circuito para o conseguir perceber melhor?

Obrigado
sepviri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 mar 2021, 09:24
Localização: Palmela
Enviou: 1 vez

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por sepviri »

rainbow Escreveu: 17 abr 2021, 16:38 1- Como desejava que o circuito descrito por si funcionasse exactamente?
A minha ideia principal é sempre que entre com o carro na garagem que as luzes acendam. Mas ao mesmo tempo ter a possibilidade de, por um lado ter as luzes da garagem acesas sem temporização, e por outro lado poder acender manualmente no acesso á garagem pelo interior da casa.

2- Porquê o desejo / necessidade de usar um detector de movimento em vez dum comutador inversor manual?
O desejo vem da necessidade de quando entro na garagem com o carro, sobretudo á noite, que as luzes acendam logo.
sepviri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 mar 2021, 09:24
Localização: Palmela
Enviou: 1 vez

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por sepviri »

rio Escreveu: 17 abr 2021, 20:34 Porque não 3 detectores de movimento.
3 não me faria muito sentido, e quero ter sempre a possibilidade de não estar dependente duma temporização pois trata-se de uma garagem que por vezes estou la bastante tempo
sepviri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 mar 2021, 09:24
Localização: Palmela
Enviou: 1 vez

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por sepviri »

joao-pt Escreveu: 18 abr 2021, 14:22 Sim, é possível ter a comutação e paralelamente um sensor de movimento.
Consegue-me arranjar esse circuito eléctrico para que o perceba melhor?
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Na minha garagem tinha um interruptor e meti um sensor de movimento, ou seja, quando não quero que a luz desligue aciono o interruptor. A questão é que como estão em paralelo às vezes esqueço-me que não foi o sensor a acender a luz mas sim eu pelo interruptor e fica a iluminação ligada...

Voltando à questão, terás de ir à caixa de derivação buscar a fase e a linha de comando da iluminação para intercalares um sensor em paralelo. Dá mesmo muito jeito que a garagem se ilumine mesmo quando estou a estacionar! :D


Cumps!
BlackMetal
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 10 abr 2008, 20:03
Localização: Carcavelos
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por BlackMetal »

sepviri Escreveu: 19 abr 2021, 00:11
BlackMetal Escreveu: 16 abr 2021, 18:30 Olá boa tarde.

Porque não substitui o comutador por um interruptor, e coloca um sensor de presença/movimento numa zona onde ao entrar na garagem detecte e faça acender a luz, ligava o interruptor ao circuito e utilizava os dois sistemas.

Interruptor ligado a lâmpada permanece acessa, desliga o interruptor a lâmpada é controlada pelo sensor.
Boas, poderia dar mas não estou a perceber o circuito. Consegue-me dar esse circuito para o conseguir perceber melhor?

Obrigado
Olá bom dia,
Seguem os respetivos esquemas, tentem ser o melhor Picasso de sempre. :D :D

http://www.eletricidade.net/download/fi ... 90e3de4c47
http://www.eletricidade.net/download/fi ... 90e3de4c47
Anexos
IMG_20210419_0002.pdf
(220.22 KiB) Transferido 354 vezes
IMG_20210419_0001.pdf
(83.51 KiB) Transferido 361 vezes
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Os Detetores de movimento comuns funcionam por infra-vermelhos, e se pretende acender a luz com a entrada da viatura, poderá acontecer por vezes não funcionar, o sistema mais funcional na minha opinião será ir à caixa de comando do motor da abertura da garagem, arranjar forma de ter uma informação ou contato temporizado que por vezes já existe no sistema, e utilizar para o que pretende.

Cumprs.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por rainbow »

sepviri Escreveu: 19 abr 2021, 00:22
rainbow Escreveu: 17 abr 2021, 16:38 1- Como desejava que o circuito descrito por si funcionasse exactamente?
A minha ideia principal é sempre que entre com o carro na garagem que as luzes acendam. Mas ao mesmo tempo ter a possibilidade de, por um lado ter as luzes da garagem acesas sem temporização, e por outro lado poder acender manualmente no acesso á garagem pelo interior da casa.

2- Porquê o desejo / necessidade de usar um detector de movimento em vez dum comutador inversor manual?
O desejo vem da necessidade de quando entro na garagem com o carro, sobretudo á noite, que as luzes acendam logo.
Boa noite.
Sugiro "descartar" a comutação de escada e instalar um detector de movimento ou presença no tecto.
sepviri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 mar 2021, 09:24
Localização: Palmela
Enviou: 1 vez

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por sepviri »

Agradeço a sugestão mas não quero abdicar de ter a possibilidade manual de ligar/desligar as luzes. E além disso não previ tubagem no tecto para esse PIR, e não quero colocar calhas tecnicas quando tenho outras alternativas dentro da tubagem exstente.

Acho que vou tentar a ideia do BlackMetal descrita no ficheiro IMG_20210419_0002.pdf.
Por acaso alguém vê algum problema nesse esquema?


Obrigado
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por ohmico »

sepviri Escreveu: 21 abr 2021, 18:25 Agradeço a sugestão mas não quero abdicar de ter a possibilidade manual de ligar/desligar as luzes. E além disso não previ tubagem no tecto para esse PIR, e não quero colocar calhas tecnicas quando tenho outras alternativas dentro da tubagem exstente.

Acho que vou tentar a ideia do BlackMetal descrita no ficheiro IMG_20210419_0002.pdf.
Por acaso alguém vê algum problema nesse esquema?


Obrigado
Boas,

só uma perguntinha, como é que vai distinguir se a luz está acesa pelo detector ou pelo comutador?

Ohmico
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”