alimentação de piscina

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

alimentação de piscina

Mensagem por pedro caetano »

boas. ontem estive numa moradia aqui perto de lagos, para ver a possibilidade de tirar corrente para uma mini piscina no quintal da casa. verifiquei que tanto do quadro principal, como do parcial nem um tubo de reserva tem para o quintal, a unica coisa que existe é uma tomada na rua a cerca de 3m de onde vai ficar a piscina, tomada essa que sai do quadro parcial. tanto num quadro como noutro apenas tem um diferencial de 30ma e cerca de 15 dijuntores ligados neles, a obra tem cerca de 4anos, e a casa não é para ir para obras, e perante isto como alimentar a piscina se não existe tubagem pela tomada? cump


CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Sr Pedro Caetano, quando diz "tomada na rua" é mesmo na rua ou é no exterior?
Se se trata do ultimo caso, pode transformar essa tomada nu mini-quadro electrico IP65 com tampa onde pode instalar a aparelhagem necessaria para proteger e comandar a bomba (contactor, interruptor horario, int. dif., disj-motor...) e a protecçao de uma tomada e, até, a propria tomada...

Cps
A. Castro
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por pedro caetano »

boas. desculpe queria dizer no exterior, a tomada esta a cerca de 2.5m da piscina, e esta a 0.30cm do chão , pelo que vi vem do quadro parcial. sim penso que é a melhor forma pois não da para fazer de outra maneira cump
GMCQ
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 24 jan 2021, 18:51
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por GMCQ »

Olá boa noite! Talvez possa tb usar este tópico se não houver problema.

É que estou a remodelar a minha casa de máquinas e quero pôr um quadro só para a piscina, e precisava de ajuda para os componentes que deva adquirir para fazer o quadro.

Alguém é capaz de ajudar nesta questão?

Muito obrigado desde já!
Anexos
IMG_20210530_233921.jpg
IMG_20210607_202441.jpg
Nada é dado como certo.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por rainbow »

GMCQ Escreveu: 10 jun 2021, 22:39 É que estou a remodelar a minha casa de máquinas e quero pôr um quadro só para a piscina, e precisava de ajuda para os componentes que deva adquirir para fazer o quadro.

Alguém é capaz de ajudar nesta questão?
Boa noite.

Sim, claro. Nada mais fácil.
O equipamento que tem de adquirir chama-se electricista.
GMCQ
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 24 jan 2021, 18:51
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por GMCQ »

Fantástico! Sim sra! 👏👏👏 Pq não me lembrei disso... E por acaso este até é o fórum da eletricidade, não pode ser coincidência!
Nada é dado como certo.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por luisilva78 »

GMCQ Escreveu: 10 jun 2021, 23:43 Fantástico! Sim sra! 👏👏👏 Pq não me lembrei disso... E por acaso este até é o fórum da eletricidade, não pode ser coincidência!
Vamos ver se assim se percebe melhor a ideia.
Isto deveria ser um fórum de profissionais, para os profissionais discutirem questões técnicas entre eles. Penso que ninguém tem nada contra que os "não profissionais" venham aqui e aprendam alguma coisa.
No entanto é completamente diferente alguém que não tem ideia nenhuma do assunto pretenda que um profissional lhe dê um curso gratuito à distância (se for no café pelo menos tem que pagar 1 mini ou 2) :D.

Se os profissionais não tiverem trabalho "morrem à fome"!

Pesquise, estude, e quando souber mais alguma coisa e tiver uma dúvida concreta venha perguntar, pode ser que tenha mais sorte (já agora, a arrogância não costuma funcionar quando se precisa de ajuda).
GMCQ
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 24 jan 2021, 18:51
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por GMCQ »

Eu não pedi nenhum curso à distância, apenas uma ideia do que este quadro precisa de ter obrigatoriamente, não caíndo no erro de ter equipamentos que podem ser dispensáveis.

Se isto é pedir muito então está bem... Que eu elimino já a minha conta, visto n se poder perguntar nada.

Apenas quis ter uma ideia...


Leia um post acima e veja quem começou com ironias... Em relação a isso já n diz nada, pois claro...

É claro que um eletricista me resolve o problema não há dúvidas sobre isso.

Eu não vejo é onde para o problema em tentar perceber minimamente como funcionam as coisas? Está com medo de ficar sem o seu ganha pão?

Deixe-se disso não há-de ser à minha custa. O trabalho de pedreiro até sou eu que o estou a fazer para me entreter no tempo livre, já o de eletricidade vou deixar para quem sabe...

Por isso como vê n não há motivos para alarmismos, tudo aquilo q me poderiam dizer está espalhado pela Internet, mas aqui está concentrado... Daí ser o fórum da eletricidade e não o Google.

Causa-me mais espécie fazer juízos de valores de alguns e não de outros, isso sim é preocupante.
Nada é dado como certo.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Caro GMCQ, a minha resposta ao seu pedido foi no sentido de o alertar (com ironia sim) para o perigo de estar a fazer um trabalho sobre o qual não percebe minimamente.
Você escreveu o seguinte:
GMCQ Escreveu: 10 jun 2021, 22:39 ... e precisava de ajuda para os componentes que deva adquirir para fazer o quadro.
Da sua frase, subentende-se que quer ser o senhor a fazer o quadro.
Algo que é muito desaconselhável para alguém que nem sequer sabe o que deve comprar.
Espero desta forma ter esclarecido a minha intervenção anterior.
GMCQ
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 24 jan 2021, 18:51
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por GMCQ »

Ahhhh então assim já estamos a falar melhor. Não de todo não vou ser eu a fazer o quadro, ou mm que o compre já feito (que tb há essa possibilidade), também não serei eu a fazer a ligação à alimentação.

Eu queria mm com esse pedido tentar perceber o que se deve ter nesse quadro... E até já sei alguns dos compontes, aliás, já sabia antes de ter vindo cá ter. Mas como já fui escaldado o suficiente, para mim é uma questão de confiança, e tentar perceber junto da comunidade se assim o é ou n, é apenas isso.

É claro que podem ser acrescentados mais ou menos compontes, consoante o que se tenha e o que se queira.

Mas não, eu a mexer em circuitos e disjuntor e fios... Não casamos bem. 😅
Nada é dado como certo.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por edeluz »

Caro GMCQ,

Reforçando tudo o que já foi dito, entende a nossa (electricistas, projectistas, entre outros profissionais do ramo) posição?
Toda e qualquer instalação eléctrica deve ser correctamente dimensionada e desenhada. O facto de os equipamentos (alguns) estarem disponivies na prateleira do Leroy não significa que o processo de fabrico e implementação da instalação seja simples.

Já sei, já sei, que vai afirmar que apenas quer uma ideia para conseguir perceber o linguarejo que os seus possívels fornecedores de soluções (pois encontra-se em fase de orçamentos) lha vão dizer ao ouvido, no sentido de separar os electrotrolhas dos electricistas.
Pois bem, para isso apenas precisa de saber que essa instalação carece de projecto (alguém que assine para assumir responsabilidades futuras sobre a instalação inalterada, e friso o inalterada) e de protecções eléctricas que protegam os utilizadores, equipamentos e restantes instalações electricas (vizinhos, por exemplo).

Já apanhei duas, e olhe que só ando nisto vai para 15 anos, instalações em piscinas totalmente desprotegidas. Sorte como não morreu ninguém lá electroctutado.

Entenda também, que é preciso proteger a área e os seus profissionais. Pois imagine que isto era um fórum de cirurgiões, que também existem. Você vinha aqui retirar uma dúvidas, via uns vídeos no youtube, comprava o material médico (que qualquer um pode comprar) e voilà. Numa sexta à noite, entre copos e uma boa música de fundo retirava o apêndice da sua sogra :D Afinal aquela treta é abrir, cortar, cozer e está pronta. Antes da meia noite já está tudo na cama, a dormir!

Quando, nós, foritas e profissionais do ramo, não adiantamos muito sobre determinado assunto é porque o mesmo não é assim tão simples (precisa de ser estudado) e pretendemos proteger o cliente e as pessoas que irão utilizar a instalação do cliente. Bem como proteger o nosso trabalho.
GMCQ
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 24 jan 2021, 18:51
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por GMCQ »

rainbow Escreveu: 10 jun 2021, 23:27
GMCQ Escreveu: 10 jun 2021, 22:39 É que estou a remodelar a minha casa de máquinas e quero pôr um quadro só para a piscina, e precisava de ajuda para os componentes que deva adquirir para fazer o quadro.

Alguém é capaz de ajudar nesta questão?
Boa noite.

Sim, claro. Nada mais fácil.
O equipamento que tem de adquirir chama-se electricista.
Afinal nem com razão... Uma pessoa procura aprender com quem sabe e reclamam.

Uma pessoa tenta encontrar um profissional para fazer um trabalho... Ng diz nada. Já sei anda tudo mto ocupado.... Claro q sim.
Nada é dado como certo.
GMCQ
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 24 jan 2021, 18:51
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: alimentação de piscina

Mensagem por GMCQ »

Entretanto a quem comanda aqui o burgo apague a minha conta sff.

Se eu não posso contar com ng, e estou no sitio certo, então não estou cá a fazer nicles... Entretanto apaguem a minha conta...

Obrigado
Nada é dado como certo.
Responder

Voltar para “Dúvidas”