Terra num apartamento antigo

Responder
Joaocsilva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 jul 2020, 19:41
Localização: Avintes Vila Nova de Gaia

Terra num apartamento antigo

Mensagem por Joaocsilva »

Boa noite eu sou proprietário de um apartamento com 60 anos e estou a remodelar os andares após contactar vários electricistas uns dizem que sou obrigado por lei a meter terra em todo o apartamento e outros dizem que não o que me aconselham é já agora é obrigatório ou não?


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Terra num apartamento antigo

Mensagem por Mário »

Boas "João Silva"

Oh João, como electricista devia saber que é obrigatório!

Desde de 1974 que é obrigatório haver terra e diferencial. Foi dado na altura aos proprietários 10 anos, para porem as instalações de acordo com o regulamento de 74.

É de lei haver terra, e tem que ser medida.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Terra num apartamento antigo

Mensagem por lcmmonteiro »

Joaocsilva Escreveu: 05 abr 2021, 22:14 Boa noite eu sou proprietário de um apartamento com 60 anos e estou a remodelar os andares após contactar vários electricistas uns dizem que sou obrigado por lei a meter terra em todo o apartamento e outros dizem que não o que me aconselham é já agora é obrigatório ou não?
Bom dia.

Se há algum eletricista que lhe diz que não é obrigatório o sistema de terra então o melhor conselho que lhe posso dar é não falar mais com essa pessoa. Qualquer técnico qualificado tem conhecimento da necessidade e da importância de um sistema de terra.

Entretanto se está a remodelar todas as fracções analise bem as potências máximas disponíveis para o futuro e execute toda a instalação de acordo com as normas porque se tiver necessidade de inspeção e certificação estará tranquilo.

Aproveite ainda para analisar a coluna montante para garantir que a mesma terá capacidade e condições para alimentar todas as fracções.

Qualquer duvida cá estaremos para apoiar.

Cumprimentos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Terra num apartamento antigo

Mensagem por ENERGY »

Joaocsilva Escreveu: 05 abr 2021, 22:14 Boa noite eu sou proprietário de um apartamento com 60 anos e estou a remodelar os andares após contactar vários electricistas uns dizem que sou obrigado por lei a meter terra em todo o apartamento e outros dizem que não o que me aconselham é já agora é obrigatório ou não?
Boas
"Colega" à coisas que nem se perguntam, sem ter uma Terra geral na Instalação a mesma está reprovada automaticamente.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Terra num apartamento antigo

Mensagem por ohmico »

Joaocsilva Escreveu: 05 abr 2021, 22:14 Boa noite eu sou proprietário de um apartamento com 60 anos e estou a remodelar os andares após contactar vários electricistas uns dizem que sou obrigado por lei a meter terra em todo o apartamento e outros dizem que não o que me aconselham é já agora é obrigatório ou não?
Boas,

as questões devem ser apresentadas com clareza.

Da sua descrição não se consegue perceber se vai remodelar um apartamento ou se vai remodelar um prédio - conjunto de apartamentos.

Quer num caso quer noutro deverá fazer a instalação conforme o regulamento, mais a mais que diz ser electricista.

Se for só o apartamento, deve ter em consideração que se quiser legalizar a instalação, terá de tratar de criar uma terra geral para o edifício.

Se o que vai fazer é para ser executado segundo a "teoria do mais ou menos" então faça como lhe apetecer e depois se houver algum acidente defenda-se.

Ohmico
Petermo
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 06 fev 2014, 10:04
Localização: Santarém
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra num apartamento antigo

Mensagem por Petermo »

Olá a todos,

Por acaso estou com um problema idêntico.

Comprei um apartamento num edifício antigo onde a instalação colectiva está muito arcaica e até agora não há vontade de se fazer uma instalação colectiva, porém vou ter que fazer uma instalação electrica nova no meu imóvel devido ao mau estado da existente. Porém a pergunta que se coloca é se tenho que fazer um aterramento individual(só para a minha fração) ou aproveitar a ligação da terra do edificio mesmo que tenha muitos anos??
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Terra num apartamento antigo

Mensagem por ENERGY »

Petermo Escreveu: 06 abr 2021, 20:27 Olá a todos,

Por acaso estou com um problema idêntico.

Comprei um apartamento num edifício antigo onde a instalação colectiva está muito arcaica e até agora não há vontade de se fazer uma instalação colectiva, porém vou ter que fazer uma instalação electrica nova no meu imóvel devido ao mau estado da existente. Porém a pergunta que se coloca é se tenho que fazer um aterramento individual(só para a minha fração) ou aproveitar a ligação da terra do edificio mesmo que tenha muitos anos??
Boas
Se o edifício tem uma terra geral de proteção, não vejo porque razão não deve usar a mesma, no entanto poderá fazer uma medição da mesma para ver o seu valor, e em função disso escolher o ID adequado a instalar.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”