Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Responder
DJCavaco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 mar 2021, 21:27
Localização: Beja

Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por DJCavaco »

Boa noite a todos,

Tenho um ar condicionado, já um pouco antigo (14 anos)mas ainda funcional da marca Becken ( Worten).

Num dia do inverno passado, tinha o mesmo ligado e ouve corte de corrente elétrica, não mais do que 5 segundos.

Desde aí quando o ligo apenas abre aquela palhetas difusoras do ar e apresenta no display digital a informação E3, a máquina que se encontra no exterior não arranca. Já falei com vários "técnicos" que me dizem que é o compressor ou a placa, mas sem fazer quaisquer diagnóstico à máquina, e que o melhor e comprar um novo. Eu até posso vir a comprar um novo, mas quando tiver a certeza que a reparação não é compensadora, coisa que até aqui ninguém foi capaz ou não me quis dizer, apenas me tentaram vender um novo! Tenho visto vários vídeos na internet e muitos aponta para a avaria ser no sensor de degelo.

Gostaria de saber a vossa opinião, sensor, compressor, placa ou até mesmo outra avaria.

Se alguém tiver a tabela de erros deste equipamento, era top por até ao momento ainda não consegui obter.

Cumprimentos,

Daniel Cavaco


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por lcmmonteiro »

Essa situação carece de analise a própria máquina.

Mas pelo erro que indica pode ser o ventilador evaporador. Por norma é o condensador na placa que se encontra queimado.

Nao descarto outra avaria pois não conheço os erros todos de todas as marcas mas sugiro que contacte um técnico especializado e o mesmo poderá apresentar lhe um orçamento e decidir se compensa reparar ou substituir.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por Mário »

DJCavaco, atenção que tem que ser técnico certificado para "mexer" no equipamento. Contém substâncias regulamentadas pela APA ou ADENE.
Há necessidade de medir as pressões, e só quem tem certificado é que pode fazer intervenção no equipamento.
O erro E3 pode ser sondas.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Teque
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 04 mar 2021, 11:46
Localização: Lisboa - Portugal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por Teque »

Boas,
Embora não conheça a marca em questão o princípio de todas é igual portanto tente fazer o seguinte:

- Abra a unidade exterior, e ligue a unidade interior...
Sei k não arranca e aparece o erro no display...

-Na unidade exterior nos bornes de ligação confirme se depois de ter ligado a unidade interior chega a tensão de 230 V.

-Se sim, substitua o ou os condensadores ...
Um grande possivelmente de 32 picofarades que permite o arranque do compressor, e se existir um mais pequeno junto do ventilador..

-Se não chega tensão, então o defeito é da placa no split.
Tente assistência técnica da marca para reparar ou comprar placa...
-quando economicamente é muito caro, tente comprar Kit de placa universal...

Espero ter ajudado
Cumprimentos
Teque
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 04 mar 2021, 11:46
Localização: Lisboa - Portugal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por Teque »

Sondas...
Sim eventualmente...
Mas sondas permitem o arranque do compressor até se dar aumento de tensão...pois as sondas pnp ou npn princípio em 0volts até alguns volts...
E não precisa de medir pressão para analisar componentes eletricos, logo a intervenção não carece de técnico de gases fluorados ...
Isso é um erro de interpretação da lei...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por Mário »

Boas
Teque Escreveu: 29 mar 2021, 00:35 Sondas...
Sim eventualmente...
Mas sondas permitem o arranque do compressor até se dar aumento de tensão...pois as sondas pnp ou npn princípio em 0volts até alguns volts...
E não precisa de medir pressão para analisar componentes eletricos, logo a intervenção não carece de técnico de gases fluorados ...
Isso é um erro de interpretação da lei...
Sim o técnico de fluorados é para análise do equipamento, tanto o circuito de refrigeração como o circuito electrico estão interligados, um não funciona sem o outro.
Quais são as sondas "pnp ou npn" num equipamento de ar condicionado ou bomba de calor?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Teque
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 04 mar 2021, 11:46
Localização: Lisboa - Portugal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por Teque »

Boas Mario,

Ok, não soube explicar bem sobre as sondas mas vou tentar esclarecer.

E refiro-me a aparelhos de ar-condicionado, pois bombas de calor têm outros componentes que não se encontram no aparelho simples de ar-condicionado.
As sondas são maioritariamente TERMÍTORES, semicondutores sensiveis á temperatura.
Existem dois tipos, NTC e PTC, ou seja coeficiente temperatura negativo, e coeficiente de temperatura positivo.
Mas quando referi npn/pnp, entendo que possa ter criado errada interpretação, pois eu estava a pensar/referir o modo de trabalho da sonda. Tipo da leitura k ela faz, do valor negativo da corrente passando ao positivo, e etc...e vise/versa...
Mas entendo o meu erro...

Cumprimentos Mário
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por Mário »

Ok, Teque,

Ar condicionado só faz "frio", ou "calor" por resistencia electrica sistemas muito antigos mais de 20 anos.
Bomba de calor faz "frio e "calor" por gás refrigerante, aquecimento, arrefecimento, humidificação, desumidificação. Tem uma valvula que inverte o circuito de evaporador pelo o condensador.
Ser inverter não altera o circuito de refrigeração.
Sondas de temperatura normalmente em refrigeração, como se trabalha com temperaturas menores que o ambiente (verão) utiliza-se sondas NTC ou PT que podem ser de diversos valores 1K, 2, 4, até de 20K, cada fabricante e cada modelo com o seu valor.

Até pode ser sonda, mas pode ser placa e etc...

Como estava no inverno a trabalhar estaria a produzir aquecimento quando da falha electrica. Pode ter ficado a placa de controlo com avaria.
Como referi anteriormente, um técnico certificado em refrigeração pode verificar a avaria com mais conhecimento, que um tecnico de electricidade.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por asalopes »

Caro "DJCavaco",

Fica anexa a tabela de erros não do "Becken" mas do seu irmão gémeo "AUX".

Se tiver dúvida na sua interpretação, exponha qualquer dúvida.

errorcode (wall mounted - non inverter).jpg



Cumprimentos.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por asalopes »

Olá,

Apesar de o colega que abriu o tópico não se ter pronunciado, damos a nossa opinião (como foi pedido) pois poderá ser útil a alguém.

“Gostaria de saber a vossa opinião:
- sensor;
- compressor;
- placa ou até mesmo outra avaria.”


Como ficou patente na tabela de erros, e alguns colegas também sugeriram, a avaria que foi relatada será do sensor de temperatura do “evaporador” da unidade interior.
Socorrendo-nos dos documentos da AUX, comecemos por localizar a sonda no diagrama e proceder à sua identificação na unidade interior.



Wiring_AUX.jpg
Como vemos no diagrama, temos dois sensores de temperatura (o já referido, e o sensor de temperatura ambiente).



PCB_sondas.jpg

Nesta imagem da AUXUSA vemos os sensores e a placa eletrónica de controlo. O sensor com encapsulamento metálico é o que supostamente está em avaria.
Para dissipar qualquer dúvida poderemos fazer alguns testes simples.

Começamos por medir a tensão no ponto de ligação do sensor, de forma a tentar perceber se haverá avaria na placa ou se se trata mesmo de um sensor ou ligação defeituosa.


PCB - temp sensors.jpg
PCB - temp sensors.jpg (21.73 KiB) Visto 4258 vezes

Se no ponto de medição temos 5 Volt, poderemos deduzir que o defeito se confina ao sensor de temperatura.

Resta agora avaliar o sensor para aferir do seu estado.
Primeiro temos de garantir que as ligações à placa estão perfeitas e os condutores não estão em curto-circuito ou interrompidos.

Como já foi referido estes sensores são termistores NTC (a sua resistência desce se a temperatura sobe e vice-versa).
Embora sendo resistências variáveis são designados pelo valor que apresentam a 25°C, por exemplo, 5K; 10K ou 20K.
Segundo os manuais da AUX, este sensor “suspeito” deverá ser 5K (apresenta 5 kΩ à temperatura de 25°C).

Para cada tipo de sensor são divulgadas tabela de fabricante com os valores característicos dos termistores.
(Abaixo tabela do manual da AUX para sensor 5K.


sensor-table.jpg

De forma aproximada estimamos a temperatura ambiente (ou numa prática mais rigorosa introduzimos gelo num recipiente e mergulhamos o nosso sensor, temos aqui uma referência exata de 0°C) e, com a ajuda de um multímetro vamos medir e depois comparar com a tabela adequada ao sensor o valor ohmico que o termistor apresenta para esta temperatura (ambiente ou zero graus).
Como suspeitamos de sensor avariado, em curto circuito ou em aberto, normalmente será isto que o multímetro confirmará. Resta substituir o sensor por um novo e ensaiar o equipamento. Em princípio estará resolvida esta avaria.

Quanto ao custo da reparação, que o colega questionou se seria compensadora, eu diria que com cerca de 10€ em material se resolve esta avaria.

Peço desculpa pelo longo tópico, mas espero seja útil a alguém.


Cumprimentos.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por lcmmonteiro »

Este tipo de respostas é de louvar.

Este tipo de partilha de informação é o que torna este fórum atrativo e estimulante.

Os meus agradecimentos ao apoio.

Cumprimentos
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ar condicionado Becken 12 Btu apresenta Erro "E3"

Mensagem por asalopes »

Caro “lcmmonteiro”,

É como diz, a “partilha de informação é o que torna este fórum atrativo e estimulante”, mas infelizmente nem sempre assim acontece. Ou porque a moderação é incipiente ou porque as respostas dos participantes tendem muito para cair no palpite (sem fundamentação) e não no diagnóstico lógico e coerente.

Aproveitando a oportunidade, deixo uma imagem (de um equipamento da HAIER, embora servindo de bom exemplo para o tópico aqui tratado) onde podemos ver a localização precisa dos sensores anteriormente abordados.


Sensores_unid_interior.jpg

Atente-se na fácil identificação:

- O sensor da temperatura ambiente normalmente é de encapsulamento plástico ou “epóxi” e monta-se sem estar em contacto com o permutador de calor.

- O sensor de temperatura do fluído frigorígeno tem encapsulamento metálico (cobre) e monta-se em bainha soldada na tubagem do permutador de calor. Pretende-se com isto melhorar a troca térmica e obter uma avaliação mais precisa da temperatura.



Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”