Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por pedro caetano »

boas. tera algum fio mal apertado no dijuntor ou neutros , pois os fios com o tempo afroxam e dão mal contato as lampadas são para trabalhar a 230v a 240v . cump


Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

pedro caetano Escreveu: 22 fev 2021, 14:41 boas. tera algum fio mal apertado no dijuntor ou neutros , pois os fios com o tempo afroxam e dão mal contato as lampadas são para trabalhar a 230v a 240v . cump
Quando fala nos neutros é para ver as caixas todas até ás lampadas ou so nas armaduras?

Acabei por não saber neste tópico, se as lampadas sao unilaterais, sendo ligadas nas extremidades, funcionam, mas fará mal ás lampadas? É indiferente?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por pedro caetano »

boas. convem dar aperto no quadro, fases , neutros terras com o tempo tende afrouxar. no seu caso se não for estes problemas pode ser das lampadas. cump
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

pedro caetano Escreveu: 22 fev 2021, 17:27 boas. convem dar aperto no quadro, fases , neutros terras com o tempo tende afrouxar. no seu caso se não for estes problemas pode ser das lampadas. cump


Acabei por não saber neste tópico, se as lampadas sao unilaterais, sendo ligadas nas extremidades, funcionam, mas fará mal ás lampadas? É indiferente?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por lcmmonteiro »

Qual a marca e modelo?

Sem a referência não é possível entender o que o fabricante indica.

Cumprimentos.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

lcmmonteiro Escreveu: 22 fev 2021, 21:14 Qual a marca e modelo?

Sem a referência não é possível entender o que o fabricante indica.

Cumprimentos.
Já referi neste tópico algumas vezes, que são de ligação unilateral, acho que é normal F e N no mesmo lado, mas também funcionam F e N nas extremidades como as flurescentes, e é assim que estão. Não fará mal às lampadas? Já que sao unilaterais, tem o esquema na lampada F e N do mesmo lado. Isto que ainda não me conseguiram esclarecer.

Marca: PRILUX 4000K 120cm
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por lcmmonteiro »

Pelo pouco que encontrei desse modelo a ligação F + N é de um dos lados do tubo.

Existem tubos led que permitem ligar em série vários tubos ou seja as linhas entram de um lado e saem do outro para ligar o próximo tubo. Não sei se é o seu caso.

Outra questão que ainda não entendi. O interruptor corta a fase ou o neutro.?

Já lhe solicitei várias vexmzes a partilha de fotos que ajudariam bastante na percepção e entendimento da sua instalação elétrica.

Cumprimentos.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por pedro caetano »

boas. essas lampadas com entrada de fase e neutro num lado, se forem aplicadas em armaduras que tenham fluorescentes ficam com a fase de um lado e o neutro do outro, por isso é que tem de aplicar o arrancador fusivel para a corrente que fica no outro lado vir ate ao pino de alimentaçao que esta no outro. portanto tem fase e neutro num lado e do outro lado os pinos estão shantados. numa armadura nova tem a fase e neutro direto no mesmo suporte, os outros pinos do outro lado neste caso ficam mortos. penso que seja esta a sua duvida portanto ai se esta assim em principio devia funcionar a menos que haje ai gato. cump
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

pedro caetano Escreveu: 23 fev 2021, 08:09 boas. essas lampadas com entrada de fase e neutro num lado, se forem aplicadas em armaduras que tenham fluorescentes ficam com a fase de um lado e o neutro do outro, por isso é que tem de aplicar o arrancador fusivel para a corrente que fica no outro lado vir ate ao pino de alimentaçao que esta no outro. portanto tem fase e neutro num lado e do outro lado os pinos estão shantados. numa armadura nova tem a fase e neutro direto no mesmo suporte, os outros pinos do outro lado neste caso ficam mortos. penso que seja esta a sua duvida portanto ai se esta assim em principio devia funcionar a menos que haje ai gato. cump
Já tem fusível, e alterada mas com fase e neutro em lados opostos. JÁ vi as ligações e está F num lado e N noutra e funcionam na mesma.

A pergunta é será qua longo ou até a curto prazo não fará estraga as lâmpadas?

Está aqui uma confusão.

Logo que possível, colo fotos das caixas e armaduras.

Obrigado
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por pedro caetano »

boas. acho que esta ai uma confusão instalada. se a lampada recebe a fase de um lado e o neutro do outro não necessita de fusivel, alias shunt . se recebe a fase e neutro do mesmo lado tambem não necessita de fusivel, desde que a armadura seja das novas ja preparada para esse fim, so leva fusivel se a lampada for aplicada numa armadura em que esteje lampada fluorescente, para não alterar as ligações. cump
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

pedro caetano Escreveu: 23 fev 2021, 13:31 boas. acho que esta ai uma confusão instalada. se a lampada recebe a fase de um lado e o neutro do outro não necessita de fusivel, alias shunt . se recebe a fase e neutro do mesmo lado tambem não necessita de fusivel, desde que a armadura seja das novas ja preparada para esse fim, so leva fusivel se a lampada for aplicada numa armadura em que esteje lampada fluorescente, para não alterar as ligações. cump
É em armaduras de flurescentes alteradas para led, o fusível acho que é para fazer conexão entre cabos, só isso.

Eu vou tirar fotos logo que possa, armaduras, caixa e interruptor, fica mais fácil.

Cumps
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por lcmmonteiro »

Já estamos a chegar lá...

Se a armadura era fluorescente e trocou por led vamos agora tentar entender a ligação.

Manteve o balastro?

E que se o balastro esta a alimentar o tubo led então poderá ser esse o problema.

Mas o melhor mesmo é partilhar fotos e esquemas das ligações.

Cumprimentos
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

lcmmonteiro Escreveu: 23 fev 2021, 22:05 Já estamos a chegar lá...

Se a armadura era fluorescente e trocou por led vamos agora tentar entender a ligação.

Manteve o balastro?

E que se o balastro esta a alimentar o tubo led então poderá ser esse o problema.

Mas o melhor mesmo é partilhar fotos e esquemas das ligações.

Cumprimentos
O balastro esta com os fios cortados. Não é dai.

Logo que possa tiro fotos a tudo, armaduras, caixas de derivação e interruptor.

Mas já verifiquei que a faae vai para um lado e neutro para outro.
Com fotos acho que será mais fácil.

Durante a semana temho menos tempo, no fds tiro as fotos.

Cumps
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

Vou meter as fotos de interruptor, caixa de derivação, armadura, o neutro vai para a direita e as fases para a esquerda, cada slot é uma tecla do interruptor.

A foto que estou a segurar no fio, é o neutro.

Os fusiveis são só porque a armadura precisa de conexão para os pinos da lampada.

A Fase é o fio castanho.

Neste momento ja teirei duas e as outras duas na respectivas armaduras tambem já piscam. Em outro comodo tenho mesmo problema.

Ja comprei um dijuntor hager de 10A, para ter certeza que não é do dijuntor. Dijuntor trocado.

Peço a vossa ajuda pois o electricista disse que passava ja à duas semanas e nada.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por pedro caetano »

b oas. essas lampadas são de 18w 60cm de comprimento? não me diga que ligou em serie como estava assim pisca. estou errado ou estou certo?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”