Dúvida Projeto Eléctrico

Responder
Matilight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 17 jan 2020, 16:17
Localização: Braga
Enviou: 5 vezes

Dúvida Projeto Eléctrico

Mensagem por Matilight »

Bom Dia Caros Colegas.

Peço a vossa ajuda da melhor maneira de abordar o seguinte projeto.

Conforme imagem em anexo, o projeto é composto por duas habitações unifamiliares incluídas em terreno privado a minha questão é:

Como devo considerar a alimentação dos ramais?

- Um ramal direto para cada umas das habitações + 1 ramal para serviços comuns ( conforme imagem em anexo)
- Ou criar uma espécie de quadro de coluna para a instalação( que acho exagerado sendo apenas duas habitações)
EXEMPLO 1.pdf
(393.39 KiB) Transferido 183 vezes
Desde já agradeço o vosso apoio.

Com os melhores cumprimentos.

Rui Gonçalves


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Dúvida Projeto Eléctrico

Mensagem por Gil82 »

Boas!

O que tens é do tipo condomínio fechado, por isso eu colocaria quadro coluna.


Cumps!
Matilight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 17 jan 2020, 16:17
Localização: Braga
Enviou: 5 vezes

Re: Dúvida Projeto Eléctrico

Mensagem por Matilight »

Boa Tarde Engenheiro Gil82.

Antes demais agradeço a sua ajuda.

Neste caso especifico a EDP deu parecer positivo ao meu pedido de viabilidade de esta instalação, De referir que na ficha eletrotecnia e no projeto distingui de forma clara que se tratavam de 3 ramais com três conjuntos portinhola/contador para cada uma das frações.

O que me deixou intrigado foi o facto de um colega ter encaminhado um processo idêntico para outra área geográfica e o técnico responsável da EDP daquela área fez questão de entrar em contacto com a colega para alertar desse pormenor e que para o caso em especifico dela teria que colocar um quadro de coluna para alimentar as diversas frações inseridas nesse terreno.

Cumprimentos, e mais uma vez grato pelo seu apoio.
asmith
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 06 dez 2012, 21:35
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Dúvida Projeto Eléctrico

Mensagem por asmith »

Não sei se a edp tem disponíveis 3 saídas para essa solução que apresentas com as 3 portinholas...

Provavelmente só poderás ter um ponto de fronteira, uma portinhola e daí ligavas um armário distribuição ou quadro na parte privada com saida para essas 3 alimentações.

E o ited já pensaste? Supostamente será um ITUR.

Apenas uma dica instala umas caixa de visita.

edit: tava a responder e entretanto respondeste, a meu ver provavelmente na localização do teu colega o PT ou Armário não tem saídas suficientes daí a edp ter dito ao teu colega para usar uma só saida. Suponho eu.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Dúvida Projeto Eléctrico

Mensagem por Gil82 »

Matilight Escreveu: 19 nov 2020, 15:18 Boa Tarde Engenheiro Gil82.

Antes demais agradeço a sua ajuda.

Neste caso especifico a EDP deu parecer positivo ao meu pedido de viabilidade de esta instalação, De referir que na ficha eletrotecnia e no projeto distingui de forma clara que se tratavam de 3 ramais com três conjuntos portinhola/contador para cada uma das frações.

O que me deixou intrigado foi o facto de um colega ter encaminhado um processo idêntico para outra área geográfica e o técnico responsável da EDP daquela área fez questão de entrar em contacto com a colega para alertar desse pormenor e que para o caso em especifico dela teria que colocar um quadro de coluna para alimentar as diversas frações inseridas nesse terreno.

Cumprimentos, e mais uma vez grato pelo seu apoio.
Já vi as duas soluções, mas o melhor será mesmo considerar como edifício mas na horizontal. Caso haja um incêndio no interior do imóvel, qual é o corte geral? Vão ter de cortar as instalações uma a uma?

Cumps!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”