Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por edeluz »

eng_jersilva Escreveu: 01 out 2020, 16:50 Boa tarde,

ao ler certos comentários por aqui fico enojado pelos valores que aqui se praticam, é incrivel como a pessoas baixam as calças, devem com certeza ter tirado as licenciaturas e as formações ao Domingo e sem custos. 75 euros, 100 euros... 25 euros... Já repararam que um empregada de limpeza ganha mais...
Ainda por cima numa altura em que o mercado permite ter valores justos e trabalho para todos.
E de quem é a culpa? Onde anda a OE nestes casos? Onde não existe regulamentação é a selva!
Ou então quando volta a Certiel?


asmith
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 06 dez 2012, 21:35
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por asmith »

São realmente preços mesmo baixos mas é o mercado a funcionar... Se há alguém que aceita esses valores é normal manterem assim (Isto faz lembrar um pouco as rendas tão altas das habitações). O cliente português também tem alguma culpa nestas situações tem sempre tendência a ir para o mais barato. Vais a três pessoas pedir um projeto, um dá 500€ o outro 300€ e o outro 200€, escolhem o de 200€ porque como dizem é só uns quadros umas luzes interruptores, tomadas e tá feito o projeto.

Ora vocês dizem como vamos resolver isto? Eu respondo união e valorizar a área, se não é o que se vê e ouve por aí a rotatividade que há nas empresas e a qualidade dos projetos etc...

Não sei os tempos médios que demoram por exemplo uma moradia dois andares T4, mas segundo esses preços seriam uns 100€ pelo ITED ou seja se demorar 16h a fazer tudo, são 100€/16h=6.25€/hora.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por edeluz »

asmith Escreveu: 22 out 2020, 18:58 São realmente preços mesmo baixos mas é o mercado a funcionar... Se há alguém que aceita esses valores é normal manterem assim (Isto faz lembrar um pouco as rendas tão altas das habitações). O cliente português também tem alguma culpa nestas situações tem sempre tendência a ir para o mais barato. Vais a três pessoas pedir um projeto, um dá 500€ o outro 300€ e o outro 200€, escolhem o de 200€ porque como dizem é só uns quadros umas luzes interruptores, tomadas e tá feito o projeto.

Ora vocês dizem como vamos resolver isto? Eu respondo união e valorizar a área, se não é o que se vê e ouve por aí a rotatividade que há nas empresas e a qualidade dos projetos etc...

Não sei os tempos médios que demoram por exemplo uma moradia dois andares T4, mas segundo esses preços seriam uns 100€ pelo ITED ou seja se demorar 16h a fazer tudo, são 100€/16h=6.25€/hora.
É selva a funcionar e nós somos os burros....e alguns são os macacos!
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por Mario Lopes »

Alguma vez eu iria assinar uma responsabilidade por 25€ euros. Um projecto ited por 75€, só podem estar a brincar...para isso larguem a engenharia e vão para as limpezas.. é mesmo falta de amor próprio.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por edeluz »

O problema é que existe muito camelo que faz isso. O problema é falta de fiscalização e união da área.
asmith
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 06 dez 2012, 21:35
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por asmith »

Acredito que sim que há quem o faça principalmente talvez pessoal freelancer ou os que fazem umas coisas por fora nos tempos livres por assim dizer. Agora se são muitos a fazer ou poucos não sei. É um assunto complicado


A área de projeto até é uma boa área o problema é que é desvalorizada em todos os sentidos desde os honorários, aos prazos ridículos proposto para um projeto e até à própria função de projetista que é visto como um gajo que apenas faz umas linhas umas tomadas e tá feito. Muitos devem pensar que assinar um ITED ou FE é apenas um pro forma é só preciso uma assinatura porque sim.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por lcmmonteiro »

Projeto nunca fiz nem faço pois não tenho habilitações para tal.

Mas fichas electrotécnicas nunca levei menos de 150 euros mais a execução e responsabilidade da instalação elétrica.

Sou da opinião de que prefiro não fazer nada do que andar a contar os tostões para a execução e assumir responsabilidades durante largo período que no futuro podem trazer algumas complicações.

Mas infelizmente há de tudo no mercado que nada de liberal tem nem interesse na coesão dos técnicos da área.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por damon »

Boas,
Fiquei tb muito surpreendido com estes valores, ainda bem q o electricista instalador ganha mais😁
Pois uma ficha electrotécnica levo no mínimo 100€ e acho justo,
Agora 75€ para um projecto, acho gozar com os engenheiros

Já agora, procuro um projectista para me ajudar num aumento de potência num apartamento no qual vai ser preciso projecto da coluna existente e apartamento. Para depois pedir certificação para 6,9kva
Claro que é para levar o preço correcto.
Senao quiserem divulgar aqui, que quiser envia me o mail e contacto. É para Lisboa.
Obg
Caos21
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 02 jul 2013, 00:57
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por Caos21 »

Boas
Se servir de ajuda contactar:
[email protected]
Cumps.
Responder

Voltar para “OFERTAS DE EMPREGO”