Lampadas economizadoras!

Acesso total utilizadores
Ines
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 mai 2013, 15:34

Re: Lampadas economizadoras!

Mensagem por Ines »

Visitante Escreveu:
jmcr Escreveu:boas ,se esta farto de comprar lâmpadas e quer realmente poupar energia sem restrições as de leds são o ideal e já tem todo o tipo de suportes
Mas as lampadas de leds têm a mesma potência? isto é uma lampada ilumina um compartimento sem problemas?
As lampadas de Led têm potencias até mais baixas com equivalências às de halogeneo e economizadoras... Exemplo:LEds 4W=Halogéneo 45"
Relativamente ao preço, sao um pouco mais caras, mas compensam a longo prazo, pois têm menos manutenção...
Valem realmente a pena... Invista um pouco mais e verá que nao se arrepende.


lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Lampadas economizadoras!

Mensagem por lrds »

Em relação a lâmpadas economizadoras compactas, disseram-me que cada vez que as ligamos perdem uma hora de vida. Isto será verdade?

Uma coisa é certa, na minha casa todas as que estão em sítios de passagem, corredor e escadas, não duram tempo nenhum. E no fundo em lugar de estar a poupar, só gasto é mais.

Ainda por cima sem ver resultados práticos (redução do valor da factura) nenhuns!!!
Inté
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Lampadas economizadoras!

Mensagem por nelmindo »

lrds Escreveu:Em relação a lâmpadas economizadoras compactas, disseram-me que cada vez que as ligamos perdem uma hora de vida. Isto será verdade?

Uma coisa é certa, na minha casa todas as que estão em sítios de passagem, corredor e escadas, não duram tempo nenhum. E no fundo em lugar de estar a poupar, só gasto é mais.

Ainda por cima sem ver resultados práticos (redução do valor da factura) nenhuns!!!
As lâmpadas fluorescentes compactas são um produto de transição. O futuro é LEDs e já se compram lâmpadas LED ao preço das Fluo.Compactas.
Sempre tive também essa sensação de durarem menos do que o prometido, nalgumas situações tanto como as incandescentes...
WindWalker
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Lampadas economizadoras!

Mensagem por WindWalker »

lrds Escreveu:Em relação a lâmpadas economizadoras compactas, disseram-me que cada vez que as ligamos perdem uma hora de vida. Isto será verdade?

Uma coisa é certa, na minha casa todas as que estão em sítios de passagem, corredor e escadas, não duram tempo nenhum. E no fundo em lugar de estar a poupar, só gasto é mais.

Ainda por cima sem ver resultados práticos (redução do valor da factura) nenhuns!!!
As lâmpadas fluorescentes compactas têm uns milhares de horas de vida, e também (em média) uns milhares de comutações on/off antes de os filamentos ou electrónica não conseguirem mais ligar. Portanto, 1 ciclo on/off corresponder a 1 hora de vida, não parece descabido.

No entanto, eu penso que as horas de vida sejam o número de horas que a lâmpada duraria se estivesse sempre acesa.

As lâmpadas economizadoras não fazem sentido em locais que estejam iluminados durante pouco tempo. Para uma economizadora compensar face a uma incandescente (considerando apenas o custo da lâmpada e custo da energia consumida), é preciso algumas horas diárias de utilização.

Por exemplo, imagine-se que uma lâmpada incandescente de 75W custa 1€ e uma lâmpada economizadora equivalente de 20W custa 10€. Para que a lâmpada economizadora esteja paga ao fim de um ano, face à incandescente, e supondo que o preço efectivo (já com impostos) do kWh é de 0,20 kWh teria que poupar uma energia de

(10€-1€)/(0,20€/kWh)=45 kWh

Ora, sendo a diferença de potências de 75-20=55 Watt, consegue a poupança de energia de 45 kWh se, em média, tiver a lâmpada ligada cerca de

(45 000/55)/365 = 2,24 h/dia

2,24 h por dia, ou seja, 2 horas e 15 minutos.

Isto mostra, de forma mais ou menos intuitiva, que para uma lâmpada em locais de passagem ou muito pouco utilizados (corredores de elevadores em prédios com temporizadores de <1min, sotãos, garagens, etc), não faz sentido ter lâmpadas """"economizadoras"""" do ponto de vista de eficiência económico-energética.


Em relação ao que se vê na factura... imagine que a máquina de lavar roupa aquece água a uma potência de 1 kW durante 10 minutos. Isto dá uma energia de

1 kW * 10/60 h = 0,167 kWh

Ora, para a lâmpada economizadora de 20 W gastar esta energia, precisa de estar ligada

167 Wh / 20 W = 8,35 h

ou seja, 8 horas e meia!


Isto serviu para mostrar, também de forma mais ou menos intuitiva, que se em sua casa a iluminação não representa uma 'fatia' significativa do consumo energético total, o tipo de lâmpadas usado não vai ter um grande impacto no total de consumo.

Não esquecer também o aumento do IVA na factura da energia eléctrica. Se calhar você não gasta/consome mais, paga é mais pelo mesmo :)
LedUser

Re: Lampadas economizadoras!

Mensagem por LedUser »

Gostei do tópico,

As LED estão a evoluir a passos largos, quando comecei a usa-las ainda era dificil vê-las à venda, eram caras e as pessoas torcem rapidamente o nariz porque os preços eram de facto fora do alcance da mentalidade "tuga pra'frentex". No entanto havia pequenos espaços comerciais que as tinham com qualidade notavel para quem realmente queria poupar e ser diferente da massa.

O ponto de viragem é em 2012, a revolução LED by IKEA.

http://www.youtube.com/watch?v=qgCSQ0Ej0Bs

Já havia muitas opções LED na empresa Sueca antes desta data mas é em 2012 que começam finalmente a abrir portas em massa a opções que vão destronar as Halogeneas e CFL. A opção 8.1 Watt dá anunciado na embalagem 400Lumen, mas facilmente substitui uma 60Watt ou uma 11 Watt CFL. Durabilidade, economia e luz na máxima potência sem esperar uma eternidade.
Actuamente já vi na recente visita à loja Sueca um lote de lampadas generoso para quase todos os encaixes a preços baixos como 4€ para uma de 6Watt 400Lumen. Quem quer ainda mais luz, a 10Watt fornece luz suficiente para substituir qualquer opção de 60/70Watt ou 20Watt CFL. Há opções em conta para pequenos candeeiros com 2watt, fantástico para uem gosta de ter luz pela casa sem pensar na conta da luz.

Quem for realmente exigente há lampadas da Cree, Samsung e Epistar com valores muito bons de Lumen/Watt. Tenho na cozinha uma 10Watt Branca com 1000Lumens que nem a anterior 20Watt CFL dava após "aquecer", e quando ligava pela primeira vez era o mundo dos vesgos.

Actualmente e à quase 2 anos a casa está convertida em LED, a factura da EDP nunca ultrupassou os 20€ por mês e há claros abusos na utilização.

Convém esclarecer que além das lampadas há electrodomésticos A+++ e pequenos paineis solares a carregar diariamente lampadas portateis e baterias AAA. Tudo pensado em economizar ao máximo sem penalizar o uso.

Para mim uma coisa a querer para o futuro será um painel solar de maior dimensão para gerar energia suficiênte para pequenos domésticos e iluminação, deixando o sumo da EDP para o forno, micro, frigo, desktops e afins.

Está na hora da sustentabilidade.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Lampadas economizadoras!

Mensagem por Faiante »

Boas noites meus ilustres colegas deste maravilhoso fórum.

Permitam-me que vos faça uma simples pergunta apenas:

Então cá vai:

O que é uma lâmpada economizadora?

O que é que estas lâmpadas contém no seu interior para que sejam de facto mais económicas?

Alguém sabe? Será que, depois de uma longa exposição sob os efeitos diretos de uma lâmpada destas, não acordaram com insónias, sem saber
qual o motivo para a falta de sono:


Meus caros apenas vos quero deixar com estas pequenas dúvidas. Mas, quem não tem pé não pode dar coice.

Dito isto, pergunto, já alguém realmente disse ao cliente o porquê para os disparos intempestivos de alguns elementos de proteção. E, a
secção do condutor de neutro dentro da instalação fca igual? E a rede de distribuição como é que fica?

Claro que para todas estas interrogações pouco haverá a dizer!

Os harmónicos de tensão e corrente, são uma situação hoje dita nova devido ao maior número de eletrodomésticos com muita eletrónica
incorporada. Todavia, esta situação embora seja nova já foi abordada à alguns anos. sendo do conhecimento de muitos responsáveis de então.

Hoje, esta e outras situações irão ser um problema de fundo para as juventudes resolverem. Tal como a poluição dos mares e outras, que agora
não vem ao caso.


Cptos

JAG
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Lampadas economizadoras!

Mensagem por Faiante »

Olá a todos muito boa noite meus caros!

Desde já vos quero apresentar um pedido de desculpas por não ter reparado na data do primeiro post, o qual, é datado de 2012, sendo
por isso, bastante antigo. Todavia, só hoje vi este tópico e, apesar e repescado, hoje mais do que nunca, farão alhum sentido as minhas dúvidas.


Desde já, uma vez mais o meu mais caloroso obrigado e peçovos que me desculpem por ter desenterrado um morto com mais de 18 anos de
sepultura.

A todos o meu bem haja.

Cptos

JAG
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Lampadas economizadoras!

Mensagem por nelmindo »

Faiante Escreveu: 11 ago 2020, 22:42 Boas noites meus ilustres colegas deste maravilhoso fórum.

Permitam-me que vos faça uma simples pergunta apenas:

Então cá vai:

O que é uma lâmpada economizadora?

O que é que estas lâmpadas contém no seu interior para que sejam de facto mais económicas?

Alguém sabe? Será que, depois de uma longa exposição sob os efeitos diretos de uma lâmpada destas, não acordaram com insónias, sem saber
qual o motivo para a falta de sono:


Meus caros apenas vos quero deixar com estas pequenas dúvidas. Mas, quem não tem pé não pode dar coice.

Dito isto, pergunto, já alguém realmente disse ao cliente o porquê para os disparos intempestivos de alguns elementos de proteção. E, a
secção do condutor de neutro dentro da instalação fca igual? E a rede de distribuição como é que fica?

Claro que para todas estas interrogações pouco haverá a dizer!

Os harmónicos de tensão e corrente, são uma situação hoje dita nova devido ao maior número de eletrodomésticos com muita eletrónica
incorporada. Todavia, esta situação embora seja nova já foi abordada à alguns anos. sendo do conhecimento de muitos responsáveis de então.

Hoje, esta e outras situações irão ser um problema de fundo para as juventudes resolverem. Tal como a poluição dos mares e outras, que agora
não vem ao caso.


Cptos

JAG
Um lâmpada economizadora foi um termo que pegou, pelo facto de que essa lâmpada que apareceu no mercado, tinha um melhor rendimento (gerando economia) do que as lâmpadas comuns de filamento, que eram as lâmpadas que existiam na época.

As lâmpadas de filamento deitam muito energia fora (calorifica), para poderem cumprir a sua função (gerar radiação electromagnética nas frequências que consideramos visíveis pelos nosso olhos. Conhecemos isso simplesmente por "Luz" ...).

Essas lâmpadas economizadoras não eram nada mais do que tubos fluorescentes com balastro electrónico incorporado. Com a tecnologia foi possível criar tubos pequenos e com formas estranhas para compactar ainda mais a coisa. Ao lhe aplicar um suporte E14 ou E27, facilmente criaram um real substituto às lâmpadas incandescentes.

Com o desenvolvimento da tecnologia LED, esse tipo de lâmpadas começaram a perder expressão. Podíamos dizer que agora as lâmpadas realmente economizadoras são as de tecnologia LED. Em termos históricos, as lâmpadas "economizadoras" foram um passo na evolução da produção de luz doméstica.
Quem sabe qual será a próxima tecnologia a destronar a LED?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Lampadas economizadoras!

Mensagem por nelmindo »

Relativamente à poluição harmónica, o debate ainda vai a meio.
E quanto ao desperdício energético é vinho de outra pipa. O nível de vida actual tão cedo não vai abdicar desse desperdicio. Podemos tentar reduzir, mas continuará a deitar-se muita energia fora.
Responder

Voltar para “Curiosos”