ITED 3A MORADIA

Responder
Matilight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 17 jan 2020, 16:17
Localização: Braga
Enviou: 5 vezes

ITED 3A MORADIA

Mensagem por Matilight »

Bom dia Caros Colegas.

Gostaria de expor a seguinte situação a fim de obter alguma ajuda da vossa Parte.

Tenho uma Moradia cuja sua contrução se iniciou a aproximadamente 15 anos atrás. Na altura o cliente, com desconhecimento da legislação, e visto a moradia se inserir em pleno meio rural ( no meio da serra do Gerês), pediu ao eletricista para não colucar nenhum sistema ITED. Acontece que agora que se encontra a ultimar a moradia e obter a licença de habitabilidade tem que ter um projeto ITED.

O cliente está decidido a gastar e a intervir o mínimo possível na moradia.

Uma das soluções ITED para edificios já construidos é precisamente o ITED 3A. Que me suscitou algumas dúvidas.

Lendo o Manual ITED3 chego a conclusão que para esta situação seria necessário os seguintes elementos:

-Uma CVM a instalar em via pública
- Um PTI ( que pode ser instalado em local a defenir pelo projetista ) Pode ser em qualquer local da casa apesar de aconselharem ser à entrada
- Um tubo de diamentro 25 a ligar a PAT ao PTI
- Uma PCS , composta por 2RJ45 + 1conector F/F + um adapatar SC/APC ( para receber os cabos provenientes do PTI). e As saidas para todas as tomadas TT -- Este PCS também num local a defenir pelo projetista.

Gostaria de entender se a minha interpretação está correta. Porque na minha opinião e verificando estes factos a instalação da PTI não faz sentido.

Gostaria da vossa ajuda sff.

Cumprimentos

Rui Gonçalves.


Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: ITED 3A MORADIA

Mensagem por Mestreclima »

Boas,
Primeiro de tudo confirme o ano da licença. as ITED se não me engano começaram em 2004 por isso pode ser que a obra esteja dentro da rita
Cump.

Rochinha
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: ITED 3A MORADIA

Mensagem por lcmmonteiro »

O primeiro manual saiu em Julho 2004.
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: ITED 3A MORADIA

Mensagem por angel_of_diablo »

Matilight Escreveu: 17 jun 2020, 14:43 Bom dia Caros Colegas.

Gostaria de expor a seguinte situação a fim de obter alguma ajuda da vossa Parte.

Tenho uma Moradia cuja sua contrução se iniciou a aproximadamente 15 anos atrás. Na altura o cliente, com desconhecimento da legislação, e visto a moradia se inserir em pleno meio rural ( no meio da serra do Gerês), pediu ao eletricista para não colucar nenhum sistema ITED. Acontece que agora que se encontra a ultimar a moradia e obter a licença de habitabilidade tem que ter um projeto ITED.

O cliente está decidido a gastar e a intervir o mínimo possível na moradia.

Uma das soluções ITED para edificios já construidos é precisamente o ITED 3A. Que me suscitou algumas dúvidas.

Lendo o Manual ITED3 chego a conclusão que para esta situação seria necessário os seguintes elementos:

-Uma CVM a instalar em via pública
- Um PTI ( que pode ser instalado em local a defenir pelo projetista ) Pode ser em qualquer local da casa apesar de aconselharem ser à entrada
- Um tubo de diamentro 25 a ligar a PAT ao PTI
- Uma PCS , composta por 2RJ45 + 1conector F/F + um adapatar SC/APC ( para receber os cabos provenientes do PTI). e As saidas para todas as tomadas TT -- Este PCS também num local a defenir pelo projetista.

Gostaria de entender se a minha interpretação está correta. Porque na minha opinião e verificando estes factos a instalação da PTI não faz sentido.

Gostaria da vossa ajuda sff.

Cumprimentos

Rui Gonçalves.
Boa tarde "Matilight".
Em primeiro lugar, neste momento encontra-se em vigor o Manual ITED 4. Para realizar um projeto ITED 3 ou 3a, este terá obrigatoriamente de entrar na Câmara até ao dia 31/07/2020. Depois disso a ANACOM já não aceita os projetos segundo o manual ITED 3 para obras novas.
Em segundo, diz que que a moradia ainda não tem licença de habitação, pelo que duvido muito que possa aplicar o ITED 3a ou 4a, pois estes aplicam-se a edifícios já licenciados e que serão alvo de modificação.
Casos destes não são nada fáceis de resolver....
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Responder

Voltar para “Discussão Informática”