Contador JANZ HJ23

IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

Eu não sei responder a essa pergunta. Parece-me um contador normal, de leitura directa...
Hoje houve a visita dum trabalhador da CME, após nova reclamação, que veio com a mesma cantiga: não tem vírgula nem contorno a vermelho, logo, não tem casa decimal.
Esta é a teoria da EDP, baseada numa deficiente leitura e análise do manual técnico deste contador. Mesmo assim, duvido que o tenham lido!
Um aspecto importante a reter é o facto de, nos contadores sem casa decimal, o dígito mais à direita mudar duma forma mais demorada, enquanto que nos contadores com casa decimal, esse dígito roda gradualmente, assumindo posições não alinhadas com os restantes dígitos.
Última edição por IRS-48 em 14 fev 2020, 19:14, editado 2 vezes no total.


IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

Gostaria que me informassem como poderei anexar 3 fotos de 3 contadores diferentes, para um melhor esclarecimento.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por pedro caetano »

boas pergunto se o contador é este? se sim pergunto porque dizem que não é decimas? são tambem do contra cump
img_1200x676$2019_02_20_21_20_53_349053.jpg
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por ohmico »

Boas,

porque entre cada dígito passam dez traços sendo cada um correspondentes a 1/10 kW.

Ora se a pergunta se refere a cada traço está respondido, se se refere a cada dígito também está respondido uma vez que cada dez traços correspondem a 1kW.

Ohmico
IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

O meu obrigado ao Pedro Caetano, pela anexação deste contador, que corresponde ao mencionado neste post, desde o início.
Os tracinhos na rodinha mais à direita, para mim, significam que este contador tem essa casa como sendo decimal.
O ohmico também não tem dúvidas de que este contador tem uma casa decimal e a sua explicação é perfeitamente compreensível e correcta.
Agora, como fazer com a EDP assuma o erro na contagem, se ela afirma que este contador não tem casa decimal. Ir para o Tribunal? Isso custa muito dinheiro.
Para mim, o manual técnico deste contador é que esclareceria tudo.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por ohmico »

IRS-48 Escreveu: 14 fev 2020, 21:52 O meu obrigado ao Pedro Caetano, pela anexação deste contador, que corresponde ao mencionado neste post, desde o início.
Os tracinhos na rodinha mais à direita, para mim, significam que este contador tem essa casa como sendo decimal.
O ohmico também não tem dúvidas de que este contador tem uma casa decimal e a sua explicação é perfeitamente compreensível e correcta.
Agora, como fazer com a EDP assuma o erro na contagem, se ela afirma que este contador não tem casa decimal. Ir para o Tribunal? Isso custa muito dinheiro.
Para mim, o manual técnico deste contador é que esclareceria tudo.
Boas,

não sei se a sua interpretação está correcta, porque se se refere ao digito mais à direita este indica kW e não décimas. O que indica décimas são os pequenos traços existentes no disco desse dígito.

Ohmico
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por pedro caetano »

boas. portanto a ser assim tambem fui enganado por alguem que trabalhou na edp , ou percebeu mal a pergunta. e o queixoso tambem não tem razão de falar. cump
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Sim é decimal e conheço quem já teve problemas com a suposta "contagem" desses contadores, pois quem tira a contagem não tem formação com esses contadores e com o menino nas mãos não mete como decimal.
É ir insistindo com a EDP que a contagem está mal feita e para anular a faturação.


Cumps!
IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

Caro ohmico!
A questão que foi colocada por mim é, precisamente, a de saber, objectivamente, se o dígito mais à direita tem ou não a função de casa decimal. Se tem a função de casa decimal, a contagem nunca deverá incluir essa casa, porque ela representa décimos de KW.
Ora, se existem 10 tracinhos entre cada número dessa rodinha de 0 a 9, parece não haver qualquer dúvida de que se trata duma casa decimal. Se não fosse assim, os tracinhos não seriam lá colocados.
Este é um problema gravíssimo, para os consumidores, cujas instalações estão dotadas de contadores deste tipo, que vêm as suas contas empoladas, com base num erro de leitura, baseado na ignorância de quem lê ou de quem deu as ordens para lerem de forma errada.
A ideia é esclarecer este assunto, até à exaustão, de forma a exigir da EDP e dos restantes fornecedores de energia, o reembolso de todos os valores recebidos indevidamente.
Estamos a falar, provavelmente, de milhares de consumidores potencialmente lesados.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por pedro caetano »

boas. desculpem mas agora numa conversa com um individuo já com anos de contagem esse contador não tem quadrado de decimas , para isso tinha que uma virgula ou um quadrado vermelho como ele é preto conta-se tudo ele apenas tem marcado as decimas mas não conta como decimas a leitura, conta os numeros todos. portanto a edp tem razáo não vale a pena arranjar mais conflitos. se tem colocado uma foto desde o principio ja tinha tirado as duvidas e eu como não sabia bem como era o contador deixei-me levar. espero que tenha tirado as duvidas cump
IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

Então, valerá a pena analisar estes três contadores e dizerem de vossa justiça. São iguais?
https://1drv.ms/u/s!Ap-sOBNbVVCGnFPmAep ... a?e=8Nw7Bl
https://1drv.ms/u/s!Ap-sOBNbVVCGnFbO-E2 ... U?e=KUg8x4
https://1drv.ms/u/s!Ap-sOBNbVVCGnFVlRAQ ... X?e=4n4xIZ
O que interessa aqui é fazer uma análise técnica sobre as diferenças entre os contadores e não transmitir o que os colaboradores da EDP alegam, porque podem ter recebido instruções erradas.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por pedro caetano »

boas o meu amigo tem todo o direito de protestar esta no seu direito. quanto aos contadores que enviou sendo assim eles não teem decimas, lembro que eu ouvi á muitos anos dizerem que esses contadores não tinham decimas. e uma coisa que leva a crer é que entre cada numero tem 10 traços que é 1kw logo contagem direta. mas vá protestando cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por lcmmonteiro »

IRS-48 Escreveu: 17 fev 2020, 13:19 Então, valerá a pena analisar estes três contadores e dizerem de vossa justiça. São iguais?
https://1drv.ms/u/s!Ap-sOBNbVVCGnFPmAep ... a?e=8Nw7Bl
https://1drv.ms/u/s!Ap-sOBNbVVCGnFbO-E2 ... U?e=KUg8x4
https://1drv.ms/u/s!Ap-sOBNbVVCGnFVlRAQ ... X?e=4n4xIZ
O que interessa aqui é fazer uma análise técnica sobre as diferenças entre os contadores e não transmitir o que os colaboradores da EDP alegam, porque podem ter recebido instruções erradas.
Na minha opiniao nenhuk destes 3 contadores tem contagem decimal.

O ultimo digito a direita representa a unidade da contagem onde a esquerda tem as dezenas centenas milhares e por ai fora..

Ja no que toca as leituras erradas esse e um assunto que ja a largos anos vem sido debatido e fato e que existem alguns erros onde e unicamente o consumidor a pagar.

Mas existem solucoes de contagem que podem ser instaladas no interior da habitação por forma a comparar o consumo. Mas passa por um custo adicional que poucas pessoas o querem suportar. Mas na minha opiniao passa pela melhor defesa real com a comparacao de valores reais.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por ohmico »

IRS-48 Escreveu: 17 fev 2020, 12:55 Caro ohmico!
A questão que foi colocada por mim é, precisamente, a de saber, objectivamente, se o dígito mais à direita tem ou não a função de casa decimal. Se tem a função de casa decimal, a contagem nunca deverá incluir essa casa, porque ela representa décimos de KW.
Ora, se existem 10 tracinhos entre cada número dessa rodinha de 0 a 9, parece não haver qualquer dúvida de que se trata duma casa decimal. Se não fosse assim, os tracinhos não seriam lá colocados.
Este é um problema gravíssimo, para os consumidores, cujas instalações estão dotadas de contadores deste tipo, que vêm as suas contas empoladas, com base num erro de leitura, baseado na ignorância de quem lê ou de quem deu as ordens para lerem de forma errada.
A ideia é esclarecer este assunto, até à exaustão, de forma a exigir da EDP e dos restantes fornecedores de energia, o reembolso de todos os valores recebidos indevidamente.
Estamos a falar, provavelmente, de milhares de consumidores potencialmente lesados.
Boas,

tenho pena que a resposta não lhe agrade, por mim está encerrado.

Ohmico
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por Mário »

Boas
IRS-48 Escreveu: 17 fev 2020, 13:19 Então, valerá a pena analisar estes três contadores e dizerem de vossa justiça. São iguais?
https://1drv.ms/u/s!Ap-sOBNbVVCGnFPmAep ... a?e=8Nw7Bl
https://1drv.ms/u/s!Ap-sOBNbVVCGnFbO-E2 ... U?e=KUg8x4
https://1drv.ms/u/s!Ap-sOBNbVVCGnFVlRAQ ... X?e=4n4xIZ
O que interessa aqui é fazer uma análise técnica sobre as diferenças entre os contadores e não transmitir o que os colaboradores da EDP alegam, porque podem ter recebido instruções erradas.
Os contadores que têm indicação de décimos, têm uma virgula e ou tambem o numero a vermelho.
Se tem duvidas da contagem, uma hipotese é contar o nº de rotações do disco e verificar se corresponde a 1 kW (está indicado no contador a quantidade de voltas que representa 1 kW, cada contador tem lá escrito o valor).
Outra hipotse, é instalar um analizador de potencia e efectuar uma análise á rede em causa.
Fora destas soluções será dificil alguem ser eficaz nas respostas em relação ao que pretende.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”