Zona técnica para UPS

Responder
rjfaria
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 28 ago 2019, 18:45
Localização: Porto

Zona técnica para UPS

Mensagem por rjfaria »

Boa tarde,

Estou a realizar um projeto de um edificio multi-habitacional e o projetista de SCI considerou a utilização de uma UPS para alimentar os ventiladores de sobrepressão das caixas de escadas.
Após análise do projeto de arquitetura, verifiquei que não existia uma area técnica para colocar a UPS.

A minha pergunta é, preciso de ter uma area tecnica para colocar a UPS + Quadro de Desenfumagem? ou esta pode estar dentro de uma armário, junto ao Quadro de serviços comuns?

Obrigado pela ajuda


Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Zona técnica para UPS

Mensagem por Pedro Barradas »

O que é que o projectista SCIE considerou?
Por mim essa UPS, terá de estar em local com classificação de risco F, pelo que obrigatóriamente terá de estar em compartimento isolado e protegido de acordo com os requisots SCIE.
Resumindo, questione o projectista em coordenação com a arquitectura e o coordenador de projectos, um local para alojamento dessa mesma UPS.
Quem cria renasce todos os dias...
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Zona técnica para UPS

Mensagem por rnbc »

Já agora uma dica: tente colocar as baterias num local fresco. Isso vai poupar muito dinheiro em manutenção ao longo da vida. O ideal é estarem numa sala ao lado da UPS, só com coisas inertes que não gerem calor. Uma cave é o ideal.

Tenham também em consideração que as baterias de chumbo são elas próprias um risco de incêndio por possível libertação de hidrogénio, mesmo as seladas! O local deve ser ventilado. Como é um gás mais leve que o ar pode ser numa cave, desde que haja alguma ventilação.
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 336
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Zona técnica para UPS

Mensagem por ecastro »

rjfaria Escreveu: 14 fev 2020, 16:09 Boa tarde,

Estou a realizar um projeto de um edificio multi-habitacional e o projetista de SCI considerou a utilização de uma UPS para alimentar os ventiladores de sobrepressão das caixas de escadas.
Após análise do projeto de arquitetura, verifiquei que não existia uma area técnica para colocar a UPS.

A minha pergunta é, preciso de ter uma area tecnica para colocar a UPS + Quadro de Desenfumagem? ou esta pode estar dentro de uma armário, junto ao Quadro de serviços comuns?

Obrigado pela ajuda
Viva

Pesquise aqui no forum por (ex.) "Quadro de Desenfumagem".
Vai encontrar varia informação.
Responder

Voltar para “Dúvidas”