arrancador estrela triangulo

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: arrancador estrela triangulo

Mensagem por Mário »

Boas

Mas os 25A é pico, ou durante quantos segundos é que está em estrela, com os 25A?

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: arrancador estrela triangulo

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Atenção à tensão de arranque em Y que é indicado 690V, logo como a tensão de trabalho é 400V será natural essa corrente (25A em Y) porque o motor não desenvolve a rotação necessária, e a corrente de arranque em triângulo seria muito violenta.

Cumprs.
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: arrancador estrela triangulo

Mensagem por MPChambel »

A duração desse consumo é uniforme até passar para triângulo.A verdade é que sempre funcionou assim e continua a funcionar,apenas achei que o consumo deveria ser menor na fase da estrela.Eu não mexi no tempo de arranque,mas segundo li em algumas regras,o arranque só deverá passar de estrela para triângulo quando atingir 80% da rotação normal de funcionamento.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: arrancador estrela triangulo

Mensagem por Mário »

Boas
MPChambel Escreveu: 13 fev 2020, 02:04 A duração desse consumo é uniforme até passar para triângulo.A verdade é que sempre funcionou assim e continua a funcionar,apenas achei que o consumo deveria ser menor na fase da estrela.
Sim devia ser menor, mas cada caso é um caso, possivelmente podia ter outro sistema de posta em marcha. Tens que ter atenção ao contactor de estrela se ele "pode" com a intensidade que está a passar, o mais certo é estar "curto".

Eu não mexi no tempo de arranque,mas segundo li em algumas regras,o arranque só deverá passar de estrela para triângulo quando atingir 80% da rotação normal de funcionamento.
Não há uma regra, (mas há fabricantes que dizem max. de 15 seg.) há é caso a caso, depende do tipo de máquina e do motor.

A azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: arrancador estrela triangulo

Mensagem por ohmico »

Boas,

tratando-se de um moinho, depende do tipo, deve ser considerado que arranca em carga portanto não vai decorrer tempo suficiente para se assistir a uma grande redução da intensidade enquanto está em estrela.

Ohmico
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”