Contador JANZ HJ23

IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

Gostaria de obter uma informação fidedigna de algum técnico deste forum que me possa elucidar se o contador antigo JANZ HJ23 dispõe de número decimal (o número mais à direita que faz a contagem dos Watts e ao fim dum volta completa adiciona mais um número às unidades de KW).
Este contador tem os números mais à direita ladeados duns tracinhos que, na minha opinião, correspondem a segmentos de KW.
É que faz toda a diferença ter ou não ter número decimal, ou seja, para os possuidores de contadores deste tipo, poderá estar a ocorrer uma sobrefacturação, se a EDP não considerar o dígito mais à direita como sendo decimal, fazendo as contas, não em KW mas em Watts e facturando como sendo KW.
Daí ser extremamente útil este esclarecimento.
Obrigado pela vossa colaboração.
Última edição por IRS-48 em 10 jan 2020, 17:25, editado 2 vezes no total.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por pedro caetano »

boas. de fato a casa mais á direita é decimal porque tem 5 digitos max e virgula, não conta como kw, no meu caso é assim so quando a roda dá 600 voltas é que dá 1kw. cump
IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

O contador do Pedro Caetano também é um JANZ HJ23?
A minha convicção é a de que o número mais à direita é decimal mas eu preciso mesmo duma confirmação técnica fidedigna.
Obrigado.
IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

Gostaria de saber como poderei anexar uma foto do referido contador.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por pedro caetano »

boas. o meu não é esse mas é janz e tem essa casa separada por virgula os numeros dessa casa vão do 1 ao 10 ou seja 0. essa casa não conta por kw. ainda á pouco tempo tive com um contador que ficou esquecido, e posso ver se é esse. cump
IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

Eu estou convencido de que a generalidade dos contadores electromecânicos funcionam todos com base no mesmo princípio e que, mesmo não tendo o número mais à direita destacado, com vírgula ou quadrado vermelho, esse número é decimal. Nos contadores mais antigos, como é o caso do JANZ HJ23, não dispõem dessa separação duma forma tão visível: têm, apenas, uns tracinhos à volta da roda numerada de 0 a 9.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por pedro caetano »

boas. pois o contador que estava esquecido não tem essa parte conta logo os kw. mas nesses conta as decimas, não ha duvida nenhuma nisso. cump
IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

Obrigado pela sua ajuda.
Mesmo assim, eu gostava de lhe enviar a foto do contador, para uma análise visual.
Última edição por IRS-48 em 31 jan 2020, 22:40, editado 1 vez no total.
Nexans
Curioso
Curioso
Mensagens: 42
Registado: 27 mar 2008, 20:13
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por Nexans »

IRS-48 Escreveu: 10 jan 2020, 13:24 Gostaria de obter uma informação fidedigna de algum técnico deste forum que me possa elucidar se o contador antigo JANZ HJ23 dispõe de número decimal (o número mais à direita que faz a contagem dos Watts e ao fim dum volta completa adiciona mais um número às unidades de KW).
Este contador tem os números mais à direita ladeados duns tracinhos que, na minha opinião, correspondem a segmentos de KW.
É que faz toda a diferença ter ou não ter número decimal, ou seja, para os possuidores de contadores deste tipo, poderá estar a ocorrer uma sobrefacturação, se a EDP não considerar o dígito mais à direita como sendo decimal, fazendo as contas, não em KW mas em Watts e facturando como sendo KW.
Daí ser extremamente útil este esclarecimento.
Obrigado pela vossa colaboração.
Boa tarde,
Nesse contador os decimais são os tracinhos gravados no digito mais à direita sendo a leitura total em kW.
Pode ver também aqui https://www.edpdistribuicao.pt/pt-pt/po ... contadores

Cumprimentos.
IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

Continuo com dúvidas.
Todos os contadores têm o dígito mais à direita com tracinhos. Enquanto que os mais modernos têm esse número destacado com uma cor diferente ou com um quadrado vermelho à sua volta, outros (os mais antigos) só têm os tracinhos sem algo mais a diferenciá-los.
Para mim, todos, sem excepção têm uma casa decimal (a mais à direita).
O vídeo da EDP não é claro quanto a isso, falando numa vírgula, que não existe.
Gostaria de saber mais sobre este assunto, pois está em causa uma sobrefacturação (facturação indevida) por parte da EDP, com prejuízos enormes para os consumidores que têm o azar de ter este contador ou outro semelhante a este.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por joao-pt »

Desliga tudo da instalação e liga apenas uma carga de um valor conhecido, por exemplo um aquecedor de 2000W durante 30 minutos, vê qual ou quais os dígitos que mudam. Desta forma ficas com a certeza de como funciona o teu contador de energia.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por ohmico »

Boas,

face à explicação que já lhe foi dada não dá para perceber a sua dúvida.

Tem razão quanto quanto à casa decimal ser posicionada do lado direito, e já foi referido que no contador em que o dígito mais à direita se encontra dividido por tracinhos, maiores e mais pequenos, cada um dos maiores representa 0,1kW.

Ohmico
IRS-48
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2020, 12:43
Localização: Aroeira-Charneca Caparica

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por IRS-48 »

O João-pt dá uma dica importante de como analisar o comportamento do contador ao ligar um aparelho com uma potência conhecida durante um tempo determinado.
Já o ohmico vem reiterar o que eu próprio penso em relação à rodinha mais à direita, com dígitos de 0 a 9, ladeados por pequenos tracinhos, que representam 0,1KW. Tudo bem! A verdade é que a EDP não considera esses dígitos mais à direita como decimais...
O contador que me levou a abrir este post está instalado na casa duns vizinhos meus, há mais de 30 anos e, pelo menos nos últimos 10 anos, a contagem tem sido feita, considerando todos os 6 dígitos como KW, o que eu considero (é a minha opinião) ilegal.
Para esclarecer este assunto perante a EDP eu peço a quem disponha de documentação técnica sobre este contador (JANZ HJ23) o favor da disponibilizar para uma eventual reclamação, por facturação indevida.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por joao-pt »

Só eventualmente alguém da EDP Distribuição ou o fabricante terão um manual completo onde possas tirar as dúvidas.

Tenta perceber em que altura terá começado a má leitura, será necessário consultares todos os registos de leitura ou faturas anteriores.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Contador JANZ HJ23

Mensagem por ohmico »

Ohmico

já agora! o contador faz contagem directa ou tem Transformadores de Intensidade?

Ohmico
Responder

Voltar para “Dúvidas”