Ajuda ATI

Responder
quinquelhas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 14 jan 2020, 10:09
Localização: Aveiro

Ajuda ATI

Mensagem por quinquelhas »

Bom dia a todos,

Eu como internet em casa, tenho fibra da Vodafone, onde o router está na sala...
Fiz obras de remodelação e o electricista colocou quadro ATI, tenho para catv..matv e satv..e não colocou nada para internet...
A minha ideia é ligar um cabo ao router e ligar à ATI fazer a distribuição para colocar 1 tomada rj45 em cada quarto, substituindo as atuais que so têm tv e radio, por uma tripla...com tv/sat/rj45...
O que aconselham como ligaçao?
Colocar um painel de UPT com 12 canais e fazer os chicotes, ou ligar um switch?, porque para o switch é necessario corrente e penso que ele tb nao deixou lá nenhum ponto de luz...

Obrigado
Marco Marques


Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Ajuda ATI

Mensagem por Varejo »

Boas, o ATI tem tomada 230v dentro painel, partindo do princípio que o eletricista colocou alimentação à mesma.
Coloque fotos do ATI.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ajuda ATI

Mensagem por rnbc »

Não sei se entendi bem a pergunta, mas aqui vai a suposta resposta:

Convém usar um painel "patch-panel" para terminar os cabos e não ligar directamente ao switch. Depois usam-se cabos pequenos com fichas para ligar o painel ao switch.

Porquê? Bem, porque as tomadas e patch-panels pela sua forma de ligar estão preparadas para cabos ethernet Cat5e ou Cat6 de condutores unifilares. Ao invés as fichas "macho" estão preparadas para condutores multifilares.

Já agora, compre cabo Cat6 com condutores AWG23 (0.25mm2). Não compre AWG24 (0.20mm2) que é o mais vendido mas não cumpre as normas relativas a atenuação nem suporta POE decentemente. Cat7 é melhor ainda mas não aconselho por ser demasiado grosso e rígido.

A distribuição da rede ethernet no final tem de ser sempre feita por um equipamento ativo no regime 1 para 1. Cada ficha ethernet liga a uma porta do switch, e cada porta do switch liga unicamente a uma ficha. Não pode ser como no telefone ou TV (ou FTTH...) em que se pode ligar N tomadas a uma única saída do equipamento ativo com splitters 1 para N. Se não tem eletricidade no ATI vai ter de colocar o switch fora e fazer a distribuição fora.
quinquelhas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 14 jan 2020, 10:09
Localização: Aveiro

Re: Ajuda ATI

Mensagem por quinquelhas »

Bom dia,

Obrigado Varejo e Rnbc, pela ajuda, e era o que esperava, terei sempre que ligar um switch para enviar sinal para as tomadas que vou instalar...
Pensava que se poderia ligar em linha, mas então não entendo, porque ligam os chicotes se na realidade não enviam sinal para as tomadas???para que serve então?...

Rnbc, se não ligar as fichas rj45 ao "patch panel", e ligar diretamente ao switch o que acontece?....perco sinal é...? Se tiver mesmo que ligar, então instalo um "patch panel" e o switch, em relação a um ponto de luz, sei que não deixou, porque ele nunca falou em ter sinal de internet na ATI, mas eu tenho que me desenrrascar....

Não percebo para que colocam esse quadro com DCC primario, que depois liga ao secundario, as pesssoas veêm todas as entradas rj45 no quadro, e como têm fichas rj45 em todas divisões, pensam que depois é só ligar um cabo ethernet e têm sinal por todo o lado, mas na realidade näo é o que acontece...enfim mais uma exigência para alguem ganhar dinheiro certo....???

Obrigado a todos pela ajuda,
Marco Marques
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ajuda ATI

Mensagem por rnbc »

Se usar cabo com condutores monofilares para ligar fichas rj45 macho simplesmente a ficha faz mau contacto. Pode funcionar, mas não é fiável. O sistema de cravamento da ficha está pensado para condutores multifilares. E os cabos com condutores monofilares não gostam de ser mexidos, devem ficar quietinhos dentro das paredes, caso contrário os condutores vão acabar por partir por fadiga do metal. Por isso é que terminam numa ficha num patch-panel e depois há um chicote flexível (condutores multifilares) entre o patch-panel e o switch.

Se, ao invés, usar cabo com condutores multifilares nas tomadas e patch-panel também corre mal: o sistema de encaixe vai tender a cortar os condutores em vez de os agarrar.

Não sei como raio fazem essas instalações... já vi várias totalmente inúteis por ser impossível colocar equipamento ativo no suposto quadro de rede. Servem para TV se não for preciso um amplificador e já vai com sorte.

Havendo espaço o melhor é terminar a fiarada toda de rede e tv num armário bastidor standard de 19". Há uns relativamente pequenos que aceitam 6 unidades standard de 7/4" e permitem colocar uma régua de energia, um repartidor de TV, um patch-panel, um switch, um router e ainda sobra uma unidade para outro equipamento que seja necessário. No mercado é fácil encontrar paineis, repartidores de TV, equipamento de rede, computadores, para esse tipo de armários. É o que se usa nas empresas. Numa casa pode ser facilmente escondido dentro de um guarda-fatos que fique no corredor ou num vão de escada. Infelizmente não cabe numa parede porque a profundidade mínima anda nos 40cm (recomendo 50cm).
quinquelhas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 14 jan 2020, 10:09
Localização: Aveiro

Re: Ajuda ATI

Mensagem por quinquelhas »

Boa tarde,

Vou seguir o seu conselho, vou comprar um “patch panel”, e ligar as fichas rj45 que vêm dos quartos com cabo cat6 23AWG.
Depois o cabo que vem do router, ligo ao switch, e do switch ligo 2 cabos ao “patch panel”, a cada uma das fichas do quarto....

Obrigado pela ajuda
Marco
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”