Malha de terra

Responder
LMEngineer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 11 nov 2018, 04:48
Localização: Lisboa

Malha de terra

Mensagem por LMEngineer »

Boas pessoal!

Estou a fazer um projeto de um edifício multifamiliar (a edificar) e estou a propor uma rede de terras do tipo malha. Estou a usar uma especificação tipo da OBO sendo que eles nos seus pormenores colocam as ligações entre as fitas de aço e entre as fitas e o ferro da construção. No entanto também indicam nos mesmos pormenores que a malha não poderá ter mais que 20x20m e sinceramente não faço ideia o porquê de tal exigência. Nas regras técnicas não encontrei nada que fizesse referência a esta situação.

Alguém me consegue esclarecer?

Obrigado.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Malha de terra

Mensagem por pedro caetano »

boas. envio este pdf da obo talvez lhe diga alguma coisa. cump
Auswahlhilfe_Erdung_pt.pdf
(141.8 KiB) Transferido 185 vezes
LMEngineer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 11 nov 2018, 04:48
Localização: Lisboa

Re: Malha de terra

Mensagem por LMEngineer »

pedro caetano Escreveu: 26 dez 2019, 13:51 boas. envio este pdf da obo talvez lhe diga alguma coisa. cumpAuswahlhilfe_Erdung_pt.pdf
Obrigado pela informação. No entanto já tinha visto esse pdf e não encontrei o porquê dos 20x20m. Apenas me apercebi que quando temos um sistema de proteção contra descargas a malha deverá ser 10x10m.

Não basta apenas, como é o caso no meu projecto, fazer uma malha à volta do edifício com 20x35m por exemplo e colocar eléctrodos de terra em cada canto?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Malha de terra

Mensagem por pedro caetano »

boas. mas uma coisa que reparei foi que no seu caso a medida da malha foi para a escala maxima que é a 4, isto é conforme é o edificio assim é a proteção. abaixo dessa existem mais 3, a 1 tem apenas 5m a 2 tem 10m e a 3 tem 15m. não sera talvez a explicação. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Malha de terra

Mensagem por ohmico »

Boas,

trata-se de alguma subestação?

Mesmo que se tratasse de incluir um PT, a área deste é que tinha de ter um tratamento mais cuidado.

As redes de terra são feitas à dimensão das instalações que devem proteger, não conhecendo o caso, parece-me que está a complicar e encarecer a obra.

Parece-me o suficiente executar um anel à volta das fundações com ligações ao ferro das armaduras.

Ohmico
LMEngineer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 11 nov 2018, 04:48
Localização: Lisboa

Re: Malha de terra

Mensagem por LMEngineer »

ohmico Escreveu: 27 dez 2019, 22:43 Boas,

trata-se de alguma subestação?

Mesmo que se tratasse de incluir um PT, a área deste é que tinha de ter um tratamento mais cuidado.

As redes de terra são feitas à dimensão das instalações que devem proteger, não conhecendo o caso, parece-me que está a complicar e encarecer a obra.

Parece-me o suficiente executar um anel à volta das fundações com ligações ao ferro das armaduras.

Ohmico
Boas!

Indiquei logo na primeira mensagem que era um edifício multifamiliar a construir de raiz (15 frações e um total de 4 pisos, sendo um deles cave).
Também sou da opinião de que, tendo em conta o tipo de instalação que estou a falar, um anel à volta das fundações é suficiente. Aquilo que não percebo é o porquê de a OBO indicar que a malha deverá ser 20x20m no máximo. Será um "fator de cagaço" para salvaguarda da parte deles?

Obrigado!

Cumps
LMEngeneer
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Malha de terra

Mensagem por ohmico »

LMEngineer Escreveu: 30 dez 2019, 03:34
ohmico Escreveu: 27 dez 2019, 22:43 Boas,

trata-se de alguma subestação?

Mesmo que se tratasse de incluir um PT, a área deste é que tinha de ter um tratamento mais cuidado.

As redes de terra são feitas à dimensão das instalações que devem proteger, não conhecendo o caso, parece-me que está a complicar e encarecer a obra.

Parece-me o suficiente executar um anel à volta das fundações com ligações ao ferro das armaduras.

Ohmico
Boas!

Indiquei logo na primeira mensagem que era um edifício multifamiliar a construir de raiz (15 frações e um total de 4 pisos, sendo um deles cave).
Também sou da opinião de que, tendo em conta o tipo de instalação que estou a falar, um anel à volta das fundações é suficiente. Aquilo que não percebo é o porquê de a OBO indicar que a malha deverá ser 20x20m no máximo. Será um "fator de cagaço" para salvaguarda da parte deles?

Obrigado!

Cumps
LMEngeneer
Boas,

porque é que não os questiona?

Ohmico
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Malha de terra

Mensagem por Faiante »

Boas tardes, meu amigo "LMEngineer" !


Gostaria de colocar-lhe uma pergunta, a qual não será só dirigida a si, mas a todos os ilustres participantes deste forum.

Porque será que hoje em dia serão poucos os que sabem fazer uma terra em condições e, como calcular uma rede de terras (malha) de defeito?

Essa questão da malha de terra apenas serve para diminuir o valor da terra de proteção e em simultâneo assegurar que a estrutura de ferro possa
assegurar essa finalidade.
É claro que, os iluminados dir-me-ão que não cumpre as regras técnicas! Mas em boa verdade, quem validou estas normas?
Será que já não sabem calcular a resistência de terra de um elétrodo?

Concordo que muitas destas matérias hoje em dia não sejam ensinadas nas universidades ou institutos superiores.

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”