Ligar um motor trifásico a monofásico
Ligar um motor trifásico a monofásico
Boa noite
Tenho um motor trifásico de 0.75 Kw e quero ligar a monofásico, é possivel?
gasto muita luz ou é preferivel comprar um motor monofásico?
preciso da vossa ajuda
obrigado
Tenho um motor trifásico de 0.75 Kw e quero ligar a monofásico, é possivel?
gasto muita luz ou é preferivel comprar um motor monofásico?
preciso da vossa ajuda
obrigado
-
- Aprendiz
- Registado: 31 ago 2010, 11:25
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 8 vezes
Re: Ligar um motor trifásico a monofásico
já pesquisou aqui no fórum?
este assunto já foi amplamente discutido
por exemplo:viewtopic.php?f=4&t=21135&sid=670100a9d ... 2348464d69
este assunto já foi amplamente discutido
por exemplo:viewtopic.php?f=4&t=21135&sid=670100a9d ... 2348464d69
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 217 vezes
Boas
Compra um monofásico.
Cump.
Mário
Compra um monofásico.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
boa noite, eu não procurei porque estou com pouco tempo para decidir, daí não saber que já tinha sido falado.
Sr. Mario acha que a alteração/mudança do esquema referido anteriormente não é viavel?
porque é que sugere um motor monofásico?
obrigado
Sr. Mario acha que a alteração/mudança do esquema referido anteriormente não é viavel?
obrigado
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
A azulritracleo Escreveu: ↑04 dez 2019, 23:19 boa noite, eu não procurei porque estou com pouco tempo para decidir, daí não saber que já tinha sido falado.
Porque não vais ter a mesma potencia com condensadores. Se fores antes para o variador trifásico, custa tanto como um motor novo.
Porque pedes para monofásico.
obrigado
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
boa noite, se bem percebi a melhor solução para ter um motor que faça "o mesmo" que o motor trifásico em rede monofásica é trocar por um motor monofásico,vi este que me parece bom .o que me dizem ou que aconselham.atendendo as caracteristicas do trifásico
Motor eléctrico monofásico 0,75kW (1CV) 230V 3000 rpm Brida B3 (Patas), medio par de arranque.
Motor monofásico 0,75Kw 1CV 230V 3000 rpm medio par de arranque, Brida B3 patas
Modelo M930001932075
Motor eléctrico monofásico 0,75kW (1CV) 230V 3000 rpm Brida B3 patas, medio par de arranque.
Caracteristicas:
Tipo de motor: asincrono jaula de ardilla.
Tensión: 230 V. 50 Hz.
Intensidad (In): 4,4 A.
Par de arranque medio.
Potencia: 0,75 Kw (1CV).
Par: 2,55 Nm.
Revoluciones: 2810 rpm.
Rendimiento: 74%.
Grado de protección: IP55.
Tipo sujección: Brida B3 Patas.
Diametro del eje: Ø19mm
Carcasa tamaño 80 (801).
Motor eléctrico monofásico 0,75kW (1CV) 230V 3000 rpm Brida B3 (Patas), medio par de arranque.
Motor monofásico 0,75Kw 1CV 230V 3000 rpm medio par de arranque, Brida B3 patas
Modelo M930001932075
Motor eléctrico monofásico 0,75kW (1CV) 230V 3000 rpm Brida B3 patas, medio par de arranque.
Caracteristicas:
Tipo de motor: asincrono jaula de ardilla.
Tensión: 230 V. 50 Hz.
Intensidad (In): 4,4 A.
Par de arranque medio.
Potencia: 0,75 Kw (1CV).
Par: 2,55 Nm.
Revoluciones: 2810 rpm.
Rendimiento: 74%.
Grado de protección: IP55.
Tipo sujección: Brida B3 Patas.
Diametro del eje: Ø19mm
Carcasa tamaño 80 (801).
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Enviou: 31 vezes
- Agradecimento recebido: 78 vezes
O motor trifásico é de 1400rmp e o monofásico é de 2800rpm. Isso não vai fazer diferença na aplicação (máquina) em que irá ser instalado?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 07 dez 2019, 23:42
já agora,atendendo as caracteristicas da chapa de motor que mostra no inicio, qual seria o motor mais parecido"para monofasico" que meter no lugar deste e fazer o meu trabalho de lapidação, sem queimar ou disparar dijuntores?
obrigado
obrigado
- Mário
- Team Apoio
Boas
Por tudo o que descreveste, aconselho que contactes um técnico de electricidade para resolver o teu problema.
O motor ser monofásico ou trifásico não tem nada haver com as rotações.
O consumo sobe, os condutores poderão que ser alterados.
Cump.
Mário
Por tudo o que descreveste, aconselho que contactes um técnico de electricidade para resolver o teu problema.
O motor ser monofásico ou trifásico não tem nada haver com as rotações.
O consumo sobe, os condutores poderão que ser alterados.
Cump.
Mário
boa tarde,por acaso até já falei com vários eletricistas,incluindo o que trabalha na empresa que me vai facultar as máquinas para eu poder fazer o meu trabalho em casa,e ele deu -me 2 opções, 1 condensador ou um variador-
deixou me na mesma..
no entanto esta será a formula mais barata para poder exercer as minhas atividades,mas não sei se vai funcionar sem problemas de queimar alguma coisa ou disparar o disjuntor.
tambem surgiu a possibilidade de trocar este motor por um monofásico.
A minha pergunta/duvida é, qual é a solução mais segura e mais acertiva para não perder potência e não ter problemas com o que referi atrás?
gostava de entretanto ficar por aqui, já percebi que estou a ser chato. nas gostava de ter uma resposta definitiva para tambem eu em cojunto com o eletricista ,tambem poder decidir peko melhor
fico aguardar então
muito obrigado
deixou me na mesma..
no entanto esta será a formula mais barata para poder exercer as minhas atividades,mas não sei se vai funcionar sem problemas de queimar alguma coisa ou disparar o disjuntor.
tambem surgiu a possibilidade de trocar este motor por um monofásico.
A minha pergunta/duvida é, qual é a solução mais segura e mais acertiva para não perder potência e não ter problemas com o que referi atrás?
gostava de entretanto ficar por aqui, já percebi que estou a ser chato. nas gostava de ter uma resposta definitiva para tambem eu em cojunto com o eletricista ,tambem poder decidir peko melhor
fico aguardar então
muito obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Enviou: 31 vezes
- Agradecimento recebido: 78 vezes
Por exemplo este post, explica o que acontece quando se liga um motor trifásico em monofásico:
Um variador resolver o problema mas implica algum investimento.
Um novo motor monofásico deverá ter as mesmas caracteríticas (potência, binário e consequentemente rotações).
A potência é baixa para ter problemas com fusíveis e disuntores, mas implica saber o que se está a fazer (secção vs. distância da alimentação).
Se o motor que tem na máquina é o original, não pode alimentá-lo directamente de monofásico com esta "técnica", uma vez que vai perder muita potência. (se tem 1HP e passa para 0,7HP e pode não ter potência suficiente para a aplicação em causa).· Num motor trifásico, funcionando com alimentação monofásica, a sua potência cai
para 70% a 80% da sua potência em alimentação trifásica.
Um variador resolver o problema mas implica algum investimento.
Um novo motor monofásico deverá ter as mesmas caracteríticas (potência, binário e consequentemente rotações).
A potência é baixa para ter problemas com fusíveis e disuntores, mas implica saber o que se está a fazer (secção vs. distância da alimentação).
obrigado pela ajuda e tempo perdido com a minha duvida
posso considerar este topico fechado
posso considerar este topico fechado