Prédio para alojamento local

Responder
Sérgio.P.S
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 11 jan 2019, 15:46
Localização: Lisboa

Prédio para alojamento local

Mensagem por Sérgio.P.S »

Boa tarde colegas,

Foi-me proposta a realização de um projecto eléctrico destinado a Aolojamento Local e surgiram-me algumas duvidas.

O prédio é consituido por várias fracções (igual a um edificio de habitação).

No meu entender, sendo o prédio destinado a alojamento local, o mesmo enquadra-se nas RTIEBT como Edificio Recebendo Publico - Empreendimento Turistico certo? (um quadro de entrada e um quadro por piso a distribuir para cada fracção)

Se tiver de considerá-lo desta forma, o Dono pediu-me que previsse a possibilidade de no futuro alguem adquirir umas das fracções.

As minhas duvidas são:
1 - O alojamento local é enquadrado no estabelecimento turistico?

2-Qual a melhor forma de prever no futuro a aquisição de umas das fracções por uma pessoa.
(Estava a pensar em deixar um tubo de reserva do quadro de Entrada para cada fracção)

3 - Caso alguem no futuro compre uma fracção é possivel adicionar um contador? isso implica alterar o Quadro de entrada para um Q. de Colunas?

Agradeço desde já as vossas respostas e comentários.

Cumprimentos,
Sérigo


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Prédio para alojamento local

Mensagem por ENERGY »

Sérgio.P.S Escreveu: 30 nov 2019, 18:30 Boa tarde colegas,

Foi-me proposta a realização de um projecto eléctrico destinado a Aolojamento Local e surgiram-me algumas duvidas.

O prédio é consituido por várias fracções (igual a um edificio de habitação).

No meu entender, sendo o prédio destinado a alojamento local, o mesmo enquadra-se nas RTIEBT como Edificio Recebendo Publico - Empreendimento Turistico certo? (um quadro de entrada e um quadro por piso a distribuir para cada fracção)

Se tiver de considerá-lo desta forma, o Dono pediu-me que previsse a possibilidade de no futuro alguem adquirir umas das fracções.

As minhas duvidas são:
1 - O alojamento local é enquadrado no estabelecimento turistico?

2-Qual a melhor forma de prever no futuro a aquisição de umas das fracções por uma pessoa.
(Estava a pensar em deixar um tubo de reserva do quadro de Entrada para cada fracção)

3 - Caso alguem no futuro compre uma fracção é possivel adicionar um contador? isso implica alterar o Quadro de entrada para um Q. de Colunas?

Agradeço desde já as vossas respostas e comentários.

Cumprimentos,
Sérigo
Boas
Talvez criar uma zona técnica, deixar um Q. Colunas equipado com reservas que no futuro possam alimentar eventuais novos locais de consumo no edifício.
Deixar um tubo de 32/40mm de cada fração para essa zona técnica para no futuro permitir criar novos locais de consumo sem recurso a obras de Construção Civil.
Cpts.
Energy
Sérgio.P.S
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 11 jan 2019, 15:46
Localização: Lisboa

Re: Prédio para alojamento local

Mensagem por Sérgio.P.S »

Obrigado pela resposta Energy.

Parece-me ser a melhor solução.

Cumpz
Sérgio
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Prédio para alojamento local

Mensagem por amoreira »

Uma vez que a legislação não tem a figura de "Edifício para alojamento local" porque não fazer de raiz a instalação eléctrica como se de um edifício de habitação multi familiar se trata-se ? ... assim fica preparado para tudo, alugar, arrendar ou venda

Vê a legislação em anexo.
Anexos
guia-alojamento-local-fev-2019.pdf
(1.32 MiB) Transferido 63 vezes
Lei 62_2018.pdf
(312.37 KiB) Transferido 60 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Prédio para alojamento local

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Quanto a isso só o cliente pode saber o que quer. Se uma instalação coletiva com várias frações para depois as vender ou apenas 1 para Alojamento local.
Também já tive isto em mãos, ou seja, o cliente queria fazer um alojamento local e se não desse retorno iria vender algumas ou todas as frações.

Neste caso teve-se que optar por instalar tudo como se fosse um edifício de habitação multifamiliar e deixar preparada tubagem para os requisitos de um alojamento local, como por exemplo deteção automárica de incêncios e controlo de acessos.


Cumps!
Sérgio.P.S
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 11 jan 2019, 15:46
Localização: Lisboa

Re: Prédio para alojamento local

Mensagem por Sérgio.P.S »

Agradeço a todos pelas respostas e pela informação adicional da legislação.

Vou desenvolver o projecto como um Edificio de Habitação.

Cumprimentos

Sérgio
Responder

Voltar para “Dúvidas”