Tensão de 20V entre neutro e terra!!!

Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: Tensão de 20V entre neutro e terra!!!

Mensagem por LinceS@T »

Em questões de electricidade, isto trata-se de uma ciência exacta, logo demonstrada matemáticamnete por isso não basta dizer que fiz isto ou aquilo sem o saber demonstrar, os electrões fluêm de uma fonte de energia e voltam sempre à mesma, logo eles devem circular sempre nos condutores activos, fases e neutro. Para existir uma fuga de corrente entre estes condutores e condutor de protecção que desestabilize a rede é necessário uma elevada corrente de fuga (várias dezenas de amperes) e perante isto estou com um curto-circuito fase/terra.

Amigo ohmico a tua reparação fáz todo o sentido, se melhorasses as terras só por si não resolvias o problema, tiveste que eleminar as respectivas fugas.

Cumprimentos


Saber não ocupa espaço.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Tensão de 20V entre neutro e terra!!!

Mensagem por ohmico »

Boas,

fico muito grato por, na sua douta sabedoria, ter reconhecido que resolvi o problema.

Por mim este assunto está encerrado.

cump

ohmico
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 156
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Re: Tensão de 20V entre neutro e terra!!!

Mensagem por bacalhau »

ohmico Escreveu:Boas,

fico muito grato por, na sua douta sabedoria, ter reconhecido que resolvi o problema.

Por mim este assunto está encerrado.

cump

ohmico
Olá
Quantos as terras está tudo ok .....mas quanto a essa passagem no fogão lá da cantina ...essa instalação era mesmo velha ..????

Cumprimentos
Bacalhau (pascoal)
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: Tensão de 20V entre neutro e terra!!!

Mensagem por windstorm »

parece-me que o problema só pode ter duas causas...

a ligação neutro não está em boas condições ou passa por algum cabo juntamente com as três fases de grande potençia o que origina uma indução sobre o neutro...
ou então a ligação á terra está com grandes problemas ou tambem sofre uma grande indução devido á diferença de potençial em longas distançias de cabo...

se utilizarem um lampada piloto 220v em que o comando faz retorno pelo cabo de alimentação, em que o neutro terá que atravessar esse mesmo cabo, a lampada ascenderá mesmo sem a presença do mesmo a meia intensidade...

trata-se de indução a entrar pelo fio terra ou neutro em cabos longos ou ligações defeituosas..
Avatar do Utilizador
carlosaldrin22
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 09 ago 2019, 16:33
Localização: Manaus

Re: Tensão de 20V entre neutro e terra!!!

Mensagem por carlosaldrin22 »

pedro_mendes Escreveu: 09 set 2009, 19:56 20 Volts entre neutro e terra queima tudo que é electrónica, o maximo dos maximos 5 Volts.

Relativamente ao que pode ser, diga-me uma coisa o quadro que alimenta já tem terra certo!hora temos 2 terras diferentes!pode ser muito bem disso!

Ou então para tirar as duvidas 1 desligar esse terra da máquina, depois medir, se continuar com esses problema é desligar os terras todos e ir pondo um por um e medir em simultânio e ver qual a linha que traz o problema, depois é ver qual é o problema. Mas eu duvido desse terra, terras diferentes na mesma instalação causa desfazamento entre eles.

Cumprimentos, Pedro Mendes


Pedro, você pode me informar em qual documentação consigo encontrar esse padrão máximo de 5 Volts?
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Tensão de 20V entre neutro e terra!!!

Mensagem por Mario Lopes »

Boas,

Não axo que isso tenha a ver com a terra. Por acaso já mediu a tensão no arranque da respectiva máquina? Se é a principal carga, não fará cair a tensão e com isso aumentar a corrente nas placas electrónicas?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Tensão de 20V entre neutro e terra!!!

Mensagem por Mário »

Boas Mário. Lopes,

O tema é de 2010

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Tensão de 20V entre neutro e terra!!!

Mensagem por Mario Lopes »

Ahh pois é, como ultimo post antes do meu é recente não reparei nas datas anteriores. Já agora tinha ficado bem ter apresentado a resolução do problema.
Em todo o caso obg.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”