Mudar de local tomadas TV e rede

Responder
joao01
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 06 dez 2015, 21:22

Mudar de local tomadas TV e rede

Mensagem por joao01 »

Bom dia,

Na sala da minha nova moradia as tomadas do coaxial e de rede estão num local que não me interessa e por isso queria mudá-las de sítio.
Quanto às tomadas elétricas é simples, faço uma derivação, mas em relação às de rede e coaxial qual a melhor solução? Sendo que a moradia tem ATI e, segundo o ITED, a instalação deve ser em estrela (penso eu), por isso não deve ser correto colocar ali tomadas de passagem ou derivadores. Terei que passar novos cabos de rede e coaxial diretos do ATI para o novo local que pretendo para as tomadas? Ou estou a fazer uma grande confusão?
Por isso vim pedir ajuda, obrigado.
Deixo a imagem das tomadas e já agora aquela tampa do lado esquerdo ao lado da coaxial é para a fibra?
Obrigado mais uma vez.
Anexos
P_20190622_151436_vHDR_Auto.jpg
P_20190622_151436_vHDR_Auto.jpg (35.88 KiB) Visto 1188 vezes


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Mudar de local tomadas TV e rede

Mensagem por Gil82 »

Boas!

As tomadas que tens na foto devem ser da "ZAP". Foi deixado uma roseta para a fibra ótica (esquerda).
Quanto aos cabos, se os comprimentos não forem suficientes para as novas localizações, terás de instalar novos.


Cumps!
joao01
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 06 dez 2015, 21:22

Re: Mudar de local tomadas TV e rede

Mensagem por joao01 »

Gil82 agradeço a resposta.
A minha dúvida é se não posso derivar da tomada coaxial existente para outra, se for possível apenas precisava do cabo coaxial que vai da tomada atual para a tomada no novo local.
Penso que com as de rede será mais complicado mas essas talvez não sejam necessárias porque tenho o WiFi disponibilizado pelo router e assim fico online em qualquer parte da moradia, estou correto?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Mudar de local tomadas TV e rede

Mensagem por amoreira »

joao01 Escreveu: 24 jun 2019, 22:48 Gil82 agradeço a resposta.
A minha dúvida é se não posso derivar da tomada coaxial existente para outra, se for possível apenas precisava do cabo coaxial que vai da tomada atual para a tomada no novo local.
Penso que com as de rede será mais complicado mas essas talvez não sejam necessárias porque tenho o WiFi disponibilizado pelo router e assim fico online em qualquer parte da moradia, estou correto?
Não é permitido a derivação de uma tomada de TV para outra tomada de TV, assim como não pode mudar as tomadas de TV e deixar as tomadas de rede onde estão terá de mudar o conjunto todo (ZAP).

Em alternativa se tiver reservas no ATI pode optar por manter estas tomadas onde estão e acrescentar as tomadas no local pretendido.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
joao01
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 06 dez 2015, 21:22

Re: Mudar de local tomadas TV e rede

Mensagem por joao01 »

Agradeço a resposta, vou ver então se consigo passar direto do ATI até ao novo local, mas já agora permitam-me colocar outra dúvida.
Se eu colocar o ONT (meo fibra) no ATI eu não vou necessitar da tomada coaxial junto à TV, uma vez que do ONT posso injetar o sinal de TV, através do ATI, em todas as tomadas coaxiais da casa. Está correto este meu pensamento?
Se for assim apenas precisava das tomadas de rede junta à TV, correto?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Mudar de local tomadas TV e rede

Mensagem por amoreira »

Penso que sim o único senão é que caso pretenda instalar antenas TDT em detrimento do sinal de um operador precisa sempre de uma tomada coaxial.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Dúvidas”