Dúvida

Responder
João Eduardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 07 mar 2019, 12:18
Localização: Angola-Luanda

Dúvida

Mensagem por João Eduardo »

olá Forum
Tenho uma situação preciso de entender: Para se fazer o teste de um aterramento um dos métodos é o uso de uma lampada incandescente de 60W ligando a fase e o terra nos terminais da lampada, portanto se o aterramento estiver bem feito a lampada acende, quase ao ao fluxo luminoso, da ligação entre a fase e o neutro. Segue-se a dúvida: porque se a fase passar num DR e ligarmos a mesma fase que passou no DR à lampada e fechamos com o terra a lampada não acende, mas o voltímetro nos apresenta um valor de tensão( 214V) que a lampada poderia acender? Por favor diga-me o que acontece de concreto.
Saudações


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dúvida

Mensagem por pedro caetano »

boas. pergunto a lampada não acende ou não chega a acender o dr dispara, não sera a solução . quanto ao ensaio esse é grosseiro tem de medir para saber qual o valor cump
João Eduardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 07 mar 2019, 12:18
Localização: Angola-Luanda

Re: Dúvida

Mensagem por João Eduardo »

A lampada não acende e o DR não dispara o valor que aparece no voltimetro é 214V entre a fase e o terra. porque?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dúvida

Mensagem por pedro caetano »

boas. mas que dr coloca é um diferencial ? de quanto? portanto a fase entra no dr sai do dr vai a lampada e a lampada liga á terra é isso? se é assim a lampada tinha de acender mesmo que o dr não dispare. se não é assim não sei cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida

Mensagem por lcmmonteiro »

Se usa a fase que passa num id e não usar o neutro do mesmo id obrigatoriamente esse id terá que desligar pois se o receptor recebe a fase do id o neutro tem que passar lá também.

Qual o valor entre fase e o neutro que obtém?
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dúvida

Mensagem por helioneves »

Já medi o filamento de uma lampada de incandescencia de 60W, das "antigas", não de halogeneo, tem cerca de 62 ohms, como seria de esperar de acordo com a literatura sobre esse tipo de lampadas; a impedancia de entrada de um voltimetro/multimetro digital nunca é inferior a 1 megaohm ( pelo menos que eu saiba ). O efeito de carga costuma justificar a diferença de comportamento entre tais componentes.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”