Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

vqueiros46
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 26 nov 2018, 12:17
Localização: Braga

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por vqueiros46 »

Alguém tem um exemplo de memória descritiva para submeter o projecto da instalação elétrica, para analisar o que é necessário colocar?


orçamentista
Curioso
Curioso
Mensagens: 77
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por orçamentista »

Conforme decorre do Decreto-Lei 96/2017 de 10 de agosto com as alterações constantes da Lei 61/2018, os projectos eléctricos não são submetidos a verificação e/ou aprovação.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Vou apresentar o meu primeiro projeto após a entrada do 96/2017. Para pedir a viabilidade da EDPD e ficar com a ficha eletrotécnica visada, os contactos de e-mail continuam iguais? Tenho que enviar o projeto todo?
Quanto ao tema dos seguros, sempre me aceitaram o seguro da ordem profissional. Continua a ser suficiente?


Cumps!
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por Electroo »

orçamentista Escreveu: 03 dez 2018, 10:52 Conforme decorre do Decreto-Lei 96/2017 de 10 de agosto com as alterações constantes da Lei 61/2018, os projectos eléctricos não são submetidos a verificação e/ou aprovação.
Interessante, mas quando vou pedir aumentos de potência ou novos ramais acima de 41.40kVA a EDP solicita ou memória descritiva ou projecto da instalação… se nao entregar ou nao temos a ficha visada…
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por dsrsantos »

Gil82 Escreveu: 17 dez 2018, 10:42 Boas!

Vou apresentar o meu primeiro projeto após a entrada do 96/2017. Para pedir a viabilidade da EDPD e ficar com a ficha eletrotécnica visada, os contactos de e-mail continuam iguais? Tenho que enviar o projeto todo?
Quanto ao tema dos seguros, sempre me aceitaram o seguro da ordem profissional. Continua a ser suficiente?


Cumps!
Enviar para a AO da EDP (mesmos endereços de e-mail que se usavam anteriormente para enviar os projectos) planta de localização e projecto da instalação desde a entrada até ao quadro (ou quadros) de entrada. Basicamente para eles só lhes interessa a entrada, portinholas, colunas (se existentes), contadores e encravmanetos de grupos geradores se existentes. Normalmente acompanho com uma MD com 1 pagina só a explicar isto. Se começar o projecto por aí e enviar logo para a EDP é o ideal, para se eles tiverem alguma coisa a opor, o fazerem enquanto se está a elaborar o resto do projecto.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por Gil82 »

dsrsantos Escreveu: 17 dez 2018, 17:53
Gil82 Escreveu: 17 dez 2018, 10:42 Boas!

Vou apresentar o meu primeiro projeto após a entrada do 96/2017. Para pedir a viabilidade da EDPD e ficar com a ficha eletrotécnica visada, os contactos de e-mail continuam iguais? Tenho que enviar o projeto todo?
Quanto ao tema dos seguros, sempre me aceitaram o seguro da ordem profissional. Continua a ser suficiente?


Cumps!
Enviar para a AO da EDP (mesmos endereços de e-mail que se usavam anteriormente para enviar os projectos) planta de localização e projecto da instalação desde a entrada até ao quadro (ou quadros) de entrada. Basicamente para eles só lhes interessa a entrada, portinholas, colunas (se existentes), contadores e encravmanetos de grupos geradores se existentes. Normalmente acompanho com uma MD com 1 pagina só a explicar isto. Se começar o projecto por aí e enviar logo para a EDP é o ideal, para se eles tiverem alguma coisa a opor, o fazerem enquanto se está a elaborar o resto do projecto.
E em questão à plataforma, é o técnico responsável pelo projeto que envia ou o responsável pela execução?

Cumps!
hugo.peixoto86
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 dez 2014, 22:10

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por hugo.peixoto86 »

Boa tarde,

Submeti um pedido de vistoria na DGEG de Coimbra para uma instalação do tipo B, com PT de 100kVA. Contudo a DGEG está agora a solicitar-me o anexo 1.5 "CARACTERIZAÇÃO SUMÁRIA DA INSTALAÇÃO DE UTILIZAÇÃO MT/AT", penso que este documento seja apenas para a entidade responsável pela linha de MT. Será que me podem ajudar a esclarecer esta questão?

Obrigado
SilviaLopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 45
Registado: 03 set 2016, 10:48
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por SilviaLopes »

hugo.peixoto86 Escreveu: 27 set 2019, 13:47 Boa tarde,

Submeti um pedido de vistoria na DGEG de Coimbra para uma instalação do tipo B, com PT de 100kVA. Contudo a DGEG está agora a solicitar-me o anexo 1.5 "CARACTERIZAÇÃO SUMÁRIA DA INSTALAÇÃO DE UTILIZAÇÃO MT/AT", penso que este documento seja apenas para a entidade responsável pela linha de MT. Será que me podem ajudar a esclarecer esta questão?

Obrigado
Esse documento é relativo ao Posto de Transformação.
hugo.peixoto86
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 dez 2014, 22:10

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por hugo.peixoto86 »

SilviaLopes Escreveu: 27 set 2019, 15:08
hugo.peixoto86 Escreveu: 27 set 2019, 13:47 Boa tarde,

Submeti um pedido de vistoria na DGEG de Coimbra para uma instalação do tipo B, com PT de 100kVA. Contudo a DGEG está agora a solicitar-me o anexo 1.5 "CARACTERIZAÇÃO SUMÁRIA DA INSTALAÇÃO DE UTILIZAÇÃO MT/AT", penso que este documento seja apenas para a entidade responsável pela linha de MT. Será que me podem ajudar a esclarecer esta questão?

Obrigado
Esse documento é relativo ao Posto de Transformação.
Obrigado pela resposta,

Esclareça-me então o seguinte, se for oportuno:
- 1 Características da instalação: são as características a montante do transformador ou do QGBT?;
- 2 Dimensionamento das canalizações: Entre o QGBT e o QGeral?;
- 3 Classificação dos equipamentos e dos locais onde estão inseridos: Características do próprio PT?

Obrigado
SilviaLopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 45
Registado: 03 set 2016, 10:48
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por SilviaLopes »

Bom dia,

Analisando melhor o documento e a sua questão, não me parece ter lógica a DGEG estar a pedir o mesmo, visto tratar-se de um projeto Tipo B, esse documento nem está na lista de verificação da instrução do Pedido deles :? , aconselho vivamente a ligar para lá.

Relativamente ao preenchimento também não o sei preencher pois nunca me o pediram. Desculpa não poder ajudar :(
tiago_cunha
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 23 out 2014, 10:14

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por tiago_cunha »

Boa tarde,

Alguém já entendeu o que a DGE pretende com o campo Proteção defeitos à terra [A]/[V]?
Ainda não consegui perceber o que a DGEG pretende com este campo nas fichas de projeto.

Obrigado pela Ajuda.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Projectos Eléctricos - Nova Lei e documentos DGEG

Mensagem por luisilva78 »

tiago_cunha Escreveu: 17 jun 2020, 18:12 Boa tarde,

Alguém já entendeu o que a DGE pretende com o campo Proteção defeitos à terra [A]/[V]?
Ainda não consegui perceber o que a DGEG pretende com este campo nas fichas de projeto.

Obrigado pela Ajuda.
Está num post antigo:
Nuno Renato Escreveu: 01 fev 2018, 09:28 (...)
"- A Protecção de defeitos à terra [A]/[V] - É verdade ninguém sabia o que pretendiam, nem mesmo os técnicos. Ultima resposta que tive da parte do Chefe de Divisão da DIEN, que o que pretendem são os valores das protecções homopolares."
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”