Derivação em T

Responder
Barros21
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 26 jul 2017, 09:53
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Derivação em T

Mensagem por Barros21 »

Caros colegas,
Gostaria de saber que tipo de acessório é usado para derivar da rede subterrânea um ramal em T? Uma imagem ajudaria bastante.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Derivação em T

Mensagem por Mário »

Boas

É parecido com https://www.electrosiluz.pt/novo-kit-co ... bmersivel/

Antigamente "as caixas, também de alcunha submarinos" eram em ferro fundido e depois enchia-se com "alcatrão", depois apareceu em plástico e o gel, e ficou.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Barros21
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 26 jul 2017, 09:53
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Derivação em T

Mensagem por Barros21 »

Obrigado!!
Por acaso já vi estas, mas não consigo imaginar como seriam, por exemplo para as redes de 120 mm2 e derivações de 16 mm2!!
Conhece um outro modelo/fabricante destas caixas??
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Derivação em T

Mensagem por Mário »

Vê na Rexel , Sotecnica, Herman Biener.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Derivação em T

Mensagem por Mário »

Barros21 Escreveu: 01 nov 2018, 15:39 Obrigado!!
Por acaso já vi estas, mas não consigo imaginar como seriam, por exemplo para as redes de 120 mm2 e derivações de 16 mm2!!
Conhece um outro modelo/fabricante destas caixas??
Atenção às correntes de curto circuito.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Barros21
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 26 jul 2017, 09:53
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Derivação em T

Mensagem por Barros21 »

Mário Escreveu: 01 nov 2018, 16:17 Vê na Rexel , Sotecnica, Herman Biener.

Cump.
Mário
Boas Mario,
Achei, depois de muita procura na net, esses conectores: TTDS (ficha técnica em anexo). Permitem derivações entre condutores principais até 240mm2 e secundários (ramal no meu caso) até ao mínimo de 25 mm2.

Até é certificado pela AENOR.
Não sei se alguém contrária essa solução pra redes de BT!!

Cumprimentos.
Barros21
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 26 jul 2017, 09:53
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Derivação em T

Mensagem por Barros21 »

Aí vai a ficha técnica.
Anexos
CONECTORES_TTDS.pdf
(551.69 KiB) Transferido 76 vezes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Derivação em T

Mensagem por ENERGY »

Barros21 Escreveu: 01 nov 2018, 15:39 Obrigado!!
Por acaso já vi estas, mas não consigo imaginar como seriam, por exemplo para as redes de 120 mm2 e derivações de 16 mm2!!
Conhece um outro modelo/fabricante destas caixas??
Boas
Nos casos da rede subterrânea da EDPD são usadas caixas de ferro fundido, o cabo principal não é cortado na derivação, é apenas descarnado e o cabo da derivação é ligado com ligadores que abraçam cada condutor derivado no condutor da rede, e depois a caixa é apertada com parafusos e porcas, e enchida através de uma tampa de visita com alcatrão bem a ferverrrr.
Cpts.
Energy
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Derivação em T

Mensagem por ENERGY »

ENERGY Escreveu: 01 nov 2018, 22:43
Barros21 Escreveu: 01 nov 2018, 15:39 Obrigado!!
Por acaso já vi estas, mas não consigo imaginar como seriam, por exemplo para as redes de 120 mm2 e derivações de 16 mm2!!
Conhece um outro modelo/fabricante destas caixas??
Boas
Nos casos da rede subterrânea (BT) da EDPD são usadas caixas de ferro fundido, o cabo principal não é cortado na derivação, é apenas descarnado e o cabo da derivação é ligado com ligadores que abraçam cada condutor derivado no condutor da rede, e depois a caixa é apertada com parafusos e porcas, e enchida através de uma tampa de visita com alcatrão bem a ferverrrr.
Cpts.
Energy
Barros21
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 26 jul 2017, 09:53
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Derivação em T

Mensagem por Barros21 »

ENERGY Escreveu: 01 nov 2018, 22:44
ENERGY Escreveu: 01 nov 2018, 22:43 Boas
Nos casos da rede subterrânea (BT) da EDPD são usadas caixas de ferro fundido, o cabo principal não é cortado na derivação, é apenas descarnado e o cabo da derivação é ligado com ligadores que abraçam cada condutor derivado no condutor da rede, e depois a caixa é apertada com parafusos e porcas, e enchida através de uma tampa de visita com alcatrão bem a ferverrrr.
Muito obrigado!!
Ajudou-me a compreeder melhor o chamado submarino.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Derivação em T

Mensagem por Faiante »

Muito boa noite meu caro amigo Barros21:

Relativamente ao pedido de dúvida sobre uma derivação de um cabo da rede distribuição EDP, quero deixar-lhe aqui algumas dicas referentes ao seu problema. Senão vejamos:

1º Existem diversos tipos de caixas derivação, sendo que a EDP usava as tais ditas caixas em ferro fundido. As caixas de união em MT eram conhecidas na gíria como submarinos; e isto porquê. Devido ao seu grande comprimento. A execução deste tipo de caixas requeria um elevado conhecimento técnico da parte do executante, não estando acessível a qualquer um. Hoje as várias empresas prestadoras de serviços para a EDP distribuição, têm de possuir formação específica para este tipo de trabalhos, Quando um elemento de uma empresa executa um serviço desta natureza, quer seja em média ou baixa tensão terá de apor uma fita metálica com o seu nº de empregado, bem como o nº dado na formação. isto para ficar registado no SIT.

2- Caso esteja com uma derivação por executar, deverá antes de mais, questionar junto da EDP se poderá ou não ser o executante dessa dita derivação subterrânea.

Sempre ao seu dispor

CPtos

JAG
Barros21
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 26 jul 2017, 09:53
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Derivação em T

Mensagem por Barros21 »

Faiante Escreveu: 03 nov 2018, 20:01 Muito boa noite meu caro amigo Barros21:

Relativamente ao pedido de dúvida sobre uma derivação de um cabo da rede distribuição EDP, quero deixar-lhe aqui algumas dicas referentes ao seu problema. Senão vejamos:

1º Existem diversos tipos de caixas derivação, sendo que a EDP usava as tais ditas caixas em ferro fundido. As caixas de união em MT eram conhecidas na gíria como submarinos; e isto porquê. Devido ao seu grande comprimento. A execução deste tipo de caixas requeria um elevado conhecimento técnico da parte do executante, não estando acessível a qualquer um. Hoje as várias empresas prestadoras de serviços para a EDP distribuição, têm de possuir formação específica para este tipo de trabalhos, Quando um elemento de uma empresa executa um serviço desta natureza, quer seja em média ou baixa tensão terá de apor uma fita metálica com o seu nº de empregado, bem como o nº dado na formação. isto para ficar registado no SIT.

2- Caso esteja com uma derivação por executar, deverá antes de mais, questionar junto da EDP se poderá ou não ser o executante dessa dita derivação subterrânea.

Sempre ao seu dispor

CPtos

JAG
Obrigado Faiante,
É pena que ninguém escreve isso... para os técnicos mais jovem.

Cumps.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Derivação em T

Mensagem por Faiante »

Boas amigo Barros21.
Meu caro amigo, por acaso até já tinha pensado nisso. Ainda comecei a escrever algumas coisas sobre electricidade.
Mas depois pensei, para quê fazê-lo. Se toda a gente já sabe tudo.

Neste momento apenas ajudo quem me coloca algumas questões sobre matéria de electricidade. Caso necessite de mais algumas informações sinta-se à vontade e disponha sempre da minha ajuda, desde que saiba.

CPtos e sempre ao dispor.

JAG
Barros21
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 26 jul 2017, 09:53
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Derivação em T

Mensagem por Barros21 »

Faiante Escreveu: 04 nov 2018, 19:39 Boas amigo Barros21.
Meu caro amigo, por acaso até já tinha pensado nisso. Ainda comecei a escrever algumas coisas sobre electricidade.
Mas depois pensei, para quê fazê-lo. Se toda a gente já sabe tudo.

As vezes pensamos que o que sabemos é irrelevante e que muita gente também sabe. Mas depois vemos caras a lançarem livros com informações que já estão todas nas RTIEBT ou na Net.

Neste momento apenas ajudo quem me coloca algumas questões sobre matéria de electricidade. Caso necessite de mais algumas informações sinta-se à vontade e disponha sempre da minha ajuda, desde que saiba.

CPtos e sempre ao dispor.

JAG

Obrigado!!
Obrigado!!
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Derivação em T

Mensagem por Faiante »

Olá amigo Barros21.

Permitam-me que lhe agradeça as palavras simpáticas que teve para comigo. Quero deixa-lhe o meu mais profundo agradecimento pelo seu incentivo. Todavia, continuo a manter aquilo que lhe deixei escrito na intervenção anterior.
Estou a ajudar pessoas que necessitam da minha ajuda, na sua situação profissional e de formandos nos seus afazeres escolares.
Contudo, sempre que o amigo ou outros necessitem cá estarei para prestar a minha humilde ajuda, claro está, naquilo que de melhor sei fazer.

CPtos e sempre ao dispor

JAG
Responder

Voltar para “Dúvidas”