Coluna de Prédio

Responder
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Coluna de Prédio

Mensagem por Electroo »

Bom dia é possível certificar um aumento de potencia de um apartamento, na dgeg para 6.9kVA, sendo que a coluna do prédio não está certificada (após este aumento a potencia total do prédio aumenta)?


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Coluna de Prédio

Mensagem por ENERGY »

Electroo Escreveu: 24 out 2018, 08:43 Bom dia é possível certificar um aumento de potencia de um apartamento, na dgeg para 6.9kVA, sendo que a coluna do prédio não está certificada (após este aumento a potencia total do prédio aumenta)?
Boas
Em primeiro lugar tem de ter o assunto da Coluna Montante do prédio resolvido, ou seja tem de ter criado para essa local a potencia de 6.9Kvas, e só depois poderá solicitar certificação.
Se a potencia total do edifício ultrapassar os 10.35Kvas, vai ter de apresentar projeto elétrico, e depois solicitar a certificação numa das Entidades Inspetoras.
Cpts.
Energy
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Coluna de Prédio

Mensagem por Electroo »

ENERGY Escreveu: 24 out 2018, 10:28
Electroo Escreveu: 24 out 2018, 08:43 Bom dia é possível certificar um aumento de potencia de um apartamento, na dgeg para 6.9kVA, sendo que a coluna do prédio não está certificada (após este aumento a potencia total do prédio aumenta)?
Boas
Em primeiro lugar tem de ter o assunto da Coluna Montante do prédio resolvido, ou seja tem de ter criado para essa local a potencia de 6.9Kvas, e só depois poderá solicitar certificação.
Se a potencia total do edifício ultrapassar os 10.35Kvas, vai ter de apresentar projeto elétrico, e depois solicitar a certificação numa das Entidades Inspetoras.

Bom dia, já está tudo tratado a nível de projecto, já tenho a F.E. visada agora a minha duvida é mesmo na certificação… posso fazer contrato certificando apenas a minha instalação ou tenho que certificar a instalação coletiva tb?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Coluna de Prédio

Mensagem por ENERGY »

Electroo Escreveu: 24 out 2018, 11:24
ENERGY Escreveu: 24 out 2018, 10:28
Electroo Escreveu: 24 out 2018, 08:43 Bom dia é possível certificar um aumento de potencia de um apartamento, na dgeg para 6.9kVA, sendo que a coluna do prédio não está certificada (após este aumento a potencia total do prédio aumenta)?
Boas
Em primeiro lugar tem de ter o assunto da Coluna Montante do prédio resolvido, ou seja tem de ter criado para essa local a potencia de 6.9Kvas, e só depois poderá solicitar certificação.
Se a potencia total do edifício ultrapassar os 10.35Kvas, vai ter de apresentar projeto elétrico, e depois solicitar a certificação numa das Entidades Inspetoras.

Bom dia, já está tudo tratado a nível de projecto, já tenho a F.E. visada agora a minha duvida é mesmo na certificação… posso fazer contrato certificando apenas a minha instalação ou tenho que certificar a instalação coletiva tb?
Boas
Tudo depende do que está escrito na memoria descritiva desse projeto que refere.

Como fala num apartamento terá de solicitar sempre Inspeção numa entidade Inspetora da sua fração, quanto à Coluna Montante tudo depende de como foi feito o projeto.
Cpts.
Energy
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Coluna de Prédio

Mensagem por Electroo »

Então não posso mandar só para a DGEG a 6.9?
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Coluna de Prédio

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Vamos lá ver... o projeto indica que a coluna é para manter? Se algo alterar na coluna pelo aumento de potência do apartamento, a coluna terá de ser certificada. Caso não seja preciso certificar a coluna, basta certificar o apartamento.


Cumps!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Coluna de Prédio

Mensagem por ENERGY »

Electroo Escreveu: 24 out 2018, 14:15 Então não posso mandar só para a DGEG a 6.9?
Boas
Já lhe referi antes que se o total das instalações do prédio ultrapassarem os 10.35Kvas tem de ter projeto, e diz que tem, agora se as suas instalações elétricas estiverem de acordo com as RTIEBT e cumprirem o projeto, tem de pedir certificação junto de uma Entidade Inspetora.
Cpts.
Energy
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Coluna de Prédio

Mensagem por Electroo »

Gil82 Escreveu: 24 out 2018, 16:10 Boas!

Vamos lá ver... o projeto indica que a coluna é para manter? Se algo alterar na coluna pelo aumento de potência do apartamento, a coluna terá de ser certificada. Caso não seja preciso certificar a coluna, basta certificar o apartamento.


Cumps!
O projeto e eletricista confirmaram que não à alterações físicas na coluna.
Sendo assim o eletricista pode ficar responsável pela dgeg para 6.9kVA do meu apartamento? ou como é prédio tem que ir a uma entidade inspetora tipo isq, iep… ???
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Coluna de Prédio

Mensagem por ENERGY »

Electroo Escreveu: 07 nov 2018, 16:45
Gil82 Escreveu: 24 out 2018, 16:10 Boas!

Vamos lá ver... o projeto indica que a coluna é para manter? Se algo alterar na coluna pelo aumento de potência do apartamento, a coluna terá de ser certificada. Caso não seja preciso certificar a coluna, basta certificar o apartamento.


Cumps!
O projeto e eletricista confirmaram que não à alterações físicas na coluna.
Sendo assim o eletricista pode ficar responsável pela dgeg para 6.9kVA do meu apartamento? ou como é prédio tem que ir a uma entidade inspetora tipo isq, iep… ???
Boas
Tem que solicitar Inspeção numa entidade Inspetora.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”