casa com fio terra mas da choque

Responder
miguelsoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 out 2018, 22:45
Localização: lisboa

casa com fio terra mas da choque

Mensagem por miguelsoares »

boas
eu moro na minha actual casa ha 1 ano e meio, a casa é um rc com quintal e a coisa de 2 ou 3 meses comecei a levar choque quando mexo na caixa do pc ou na torradeira
pela pesquisa que fiz era o fio terra mas desmontei 3 tomadas e as 3 tem fio terra e no quadro da luz tambem se ve o fio terra.
podia ser do pc mas tenho ha uns dias montei um pc novinho em folha a um amigo e ele tb da choque.
nao sei se a casa tem aterramento ou nao, mas ter fio terra e nao estar aterrada nao faz muito sentido.
alguma ideia do que fazer se nao tiver aterramento.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: casa com fio terra mas da choque

Mensagem por ENERGY »

miguelsoares Escreveu: 08 out 2018, 22:52 boas
eu moro na minha actual casa ha 1 ano e meio, a casa é um rc com quintal e a coisa de 2 ou 3 meses comecei a levar choque quando mexo na caixa do pc ou na torradeira
pela pesquisa que fiz era o fio terra mas desmontei 3 tomadas e as 3 tem fio terra e no quadro da luz tambem se ve o fio terra.
podia ser do pc mas tenho ha uns dias montei um pc novinho em folha a um amigo e ele tb da choque.
nao sei se a casa tem aterramento ou nao, mas ter fio terra e nao estar aterrada nao faz muito sentido.
alguma ideia do que fazer se nao tiver aterramento.
Boas
É bem possível que a instalação tenha condutor de terra, mas a coluna montante não tenha terra, ou então não existe continuidade desse condutor de terra até ao elétrodo de terra, ou maus apertos em tomadas barramentos etc.
Cpts.
Energy
miguelsoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 out 2018, 22:45
Localização: lisboa

Re: casa com fio terra mas da choque

Mensagem por miguelsoares »

as tomadas que vi tem o cabo terra e o quadro da luz tambem agora se ha aterramento nao sei, o que sei é que passoa vida apanhar choques.
ha alguma solucao sem sem ser o aterramento pois a casa é alugada .

lembrei me e fui ao quintal, pois tenho la uma casinha com luz e 1 tomada e essa tb tem o fio terra.
se ha fios terra pela casa todo a casa tem de estar aterrada.
tambem li que quando esta muito tempo sem chover pode acontecer o aterramento nao funcionar direito.
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: casa com fio terra mas da choque

Mensagem por joaosousa »

Boa tarde,

Conforme foi dito neste tópico o problema está na Terra. Não existir rede terras enterrada pode infelizmente acontecer. Obviamente que podes ter condutor de protecção em toda a instalação e na verdade ele não estar ligado a nada. Já vi, mais que uma vez. Apenas para tapar os olhos a muito boa gente.

Por outro lado basta um aperto mal feito, uma rede de terras mal dimensionada ou um condutor partido.

Aconselho-te seriamente a chamares um técnico electricista para fazer uma medição de terra e um teste de continuidade e verificar isso tudo.

Isso de não chover.... era preciso uma rede de terras muito mal feita para apanhares choque por não chover... :D
miguelsoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 out 2018, 22:45
Localização: lisboa

Re: casa com fio terra mas da choque

Mensagem por miguelsoares »

obrigado pela ajuda
tenho de ver isso com o electricista
nao sei é se tenho de ser eu a pagar ou posso mandar a conta ao senhorio.
man antes vou ver se arranjo um multimetro e fazer o que vi na net sobre os fio terra.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: casa com fio terra mas da choque

Mensagem por Faiante »

boa noite meu caro amigo miguelsoares!

De acordo com a descrição feita por si sobre o tema "casa com fio terra mas da choque", depois de ler o seu pedido de ajuda e os diversos comentários
feitos sobre o mesmo tema, permita-me que lhe diga o seguinte: - a minha experiência diz-me que:

1 - Apesar de ter verificado que as tomadas apresentam fio de terra, já vi instalações em que os electricistas apenas deixam cerca de 20 cm de fio e da caixa de tomadas também saem os fios de terra com os mesmos comprimentos.

2 - Tente fazer o teste de continuidade entre a tomada e caixa de derivação. Veja se o mesmo apresenta continuidade.

3 - Se sim reveja o electrodo de terra pois o mesmo poderá apresentar-se corroído, logo poderá apresentar-se sem o respectivo cobre que reveste o varão de ferro.

Daí que lhe sugira de imediato que refaça o melhoramento da terra de protecção existente. Por outro lado, permita-me que lhe faça a pergunta que se impõe: - O seu quadro geral apresenta um interruptor ou disjuntor diferencial? Penso que não, caso contrário não iria sentir o efeito de choque que padroniza no seu comentário.

CPtos

JAG
miguelsoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 out 2018, 22:45
Localização: lisboa

Re: casa com fio terra mas da choque

Mensagem por miguelsoares »

Boas
Só li hoje a sua resposta, obrigado pela ajuda.
A casa é alugada logo não sei onde nem sei como encontrar a vara de terra.
Não percebo nada de electricidade, Vou só testar o cabo terra com um busca-polos e depois se não der em nada chamo um electricista.
Se for o caso de ter só "20cm" de cabo terra se eu puxar ele sai? Tambem posso tentar isso.
Tirei uma foto ao quadro mas não sei como meter aqui.
2 questoes
há risco de estragar os electrodomésticos grande e pequenos ou o pc?
há algum tipo de tripla com protector, para nao dar choques?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: casa com fio terra mas da choque

Mensagem por Faiante »

Muito boa noite amigo miguelsoares!
1ª questão - O busca-pólos apenas serve para verificar a presença de tensão. Mas, mesmo assim, é um acessório eléctrico de pouca fiabilidade. Mito menos para quem diz ter pouca ou nenhuma experiência nesta matéria.
O aconselhável para verificar a continuidade será uma pinça amperimétrica com escala medição para resistências, tendo incorporado um dispositivo sonoro que permite verificar continuidades. É com este aparelho que deve efectuar o teste de continuidade do sistema de terra.
2ª questão - Caso não possua um aparelho igual ao descrito, poderá então proceder à abertura da caixa derivação e puxar o dito fio terra. Convém, não esquecer, que: - Como os três fios são enfiados em simultâneo têm tendência a enrolar, pelo que, norma geral, ficam entrelaçados no interior do tubo. Logo apresentando uma maior dificuldade de saída.
3ª questão- Caso ao puxar o condutor terra em que este apresente dificuldade ao sair, tenha cuidado não vá o mesmo causar a deterioração do ou dos outros dois condutores(fase/neutro), retirando-lhes parte da camada de isolamento, levando a que posteriormente haja um curto-circuito.
4ª questão - Há sempre risco de haver avarias nos electrodomésticos, com ou sem ligação à terra. Há-de verificar que muitos electrodomésticos nem sequer têm fio de terra.

Feita que está a nota introdutória à sua dúvida, talvez seja melhor explicar-lhe a conveniência de uma instalação possuir um bom circuito de terra e, também uma boa terra de protecção.

1º - A legislação portuguesa nomeadamente o antigo regulamento de segurança de instalações de utilização de energia eléctrica (RSIUEE), conhecido por muitos como o celebre 740/74 de 26 de Dezembro, indicava os valores para os quais as instalações deviam ser inspecionadas, tendo em conta a segurança de pessoas e bens contra contactos indirectos. Daí que os valores fossem e ainda hoje o são de:
•50V – Se a instalação, ou parte dela, for prevista para alimentar aparelhos de utilização fixos ou móveis que não possuam massas metálicas susceptíveis de serem tocadas;
•25V – Se a instalação, ou parte dela, for prevista para alimentar aparelhos de utilização fixos ou móveis que possuam massas metálicas susceptíveis de serem tocadas ou através de aparelhos de utilização portáveis com massas metálicas acessíveis.
Espero e desejo que o amigo tenha presente que a sua segurança e dos outros é fundamental, porque a electricidade tem sempre riscos acrescidos para quem não a domina bem.

CPtos
JAG
alex1977
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 05 set 2016, 19:59
Enviou: 5 vezes

Re: casa com fio terra mas da choque

Mensagem por alex1977 »

:geek:
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”