Comutador de escada duplo em 3 pontos

flaviopinheiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 ago 2017, 14:23
Agradecimento recebido: 1 vez

Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por flaviopinheiro »

Boa tarde, caros amigos ando aqui as voltas e nao estou a dar com isto... Preciso de um esquema para ligar 2 pontos de luz em 3 pontos usando 3 comutadores de escada duplo é possível? Cumprimentos


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por joao-pt »

Basta pesquisares no fórum que encontras vários tópicos sobre isso.

Acho que este foi o último onde se debateu isso.
viewtopic.php?f=7&t=22072
flaviopinheiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 ago 2017, 14:23
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por flaviopinheiro »

Este é de um esquema de um comutador de escada simples, a minha dúvida é escada duplo
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por pedro caetano »

boas , esse esquema ja foi publicado no forum de qualquer maneira aqui vai outra vez cump
Anexos
ComutadorEsquema_Tradicional.jpg
ComutadorEsquema_Tradicional.jpg (38.29 KiB) Visto 13307 vezes
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa noite.

Por forma a poder ter mais que dois comutadores de escada necessita sempre de um inversor de grupo por forma a ser possível realizar a comutação em 3 pontos.

Facilmente encontra os comutadores de escada duplos e o inversor de grupo. Já o inversor de grupo duplo já não é tão fácil encontrar. Sei que em tempos precisei e se a memória não me falha só a biticino tinha....

Inversor de grupo - Modelo 21051 da Efapel:

Imagem

Comutador de escada duplo - Modelo 21101 da Efapel:

Imagem

Se não conseguir encontrar talvez tenha que fazer a comutação com 2 inversores de grupo em 2 caixas de aparelhagem separadas, podendo realizar na mesma a comutação aos comutadores de escada duplos.
flaviopinheiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 ago 2017, 14:23
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por flaviopinheiro »

Muito obrigado por toda a informação amigo, pois não é muito usual este tipo de ligações e acho que infelizmente a efapel não tem inversores de grupo duplos, um grande abraço a todos os que ajudaram
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por nelmindo »

flaviopinheiro Escreveu: 20 jun 2018, 22:03 Muito obrigado por toda a informação amigo, pois não é muito usual este tipo de ligações e acho que infelizmente a efapel não tem inversores de grupo duplos, um grande abraço a todos os que ajudaram
Cumprimentos
E usar telerruptores? É que mais depressa arranja botões de pressão duplos, do que inversores de grupo duplos.
Danieltpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 fev 2019, 22:18
Localização: Amarante

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por Danieltpinto »

Boa noite eu tenho a seguinte questão,eu tenho um interruptor de escadas duplo que uma tecla que me faz a comutação da cozinha e a outra do corredor,mas agora quero acrescentar outro interruptor quem vai para o sótão para ligar a lâmpada da cozinha mas preciso de meter um inversor no que me faz a comutação da cozinha e do corredor a minha questão é saber se os inversor duplo da efapel que de um lado fica a funcionar como inversor e do outro lado como comutação de escadas na mesma em lado do corredor,porque não Sei Se uma tecla consegue fazer inversor e o outro comutação,será que alguém me pode ajudar,porque até fazer comutação de escadas percebo agora com inversores nunca trabalhei
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por Duende »

Danieltpinto Escreveu: 26 fev 2019, 23:18 Boa noite eu tenho a seguinte questão,eu tenho um interruptor de escadas duplo que uma tecla que me faz a comutação da cozinha e a outra do corredor,mas agora quero acrescentar outro interruptor quem vai para o sótão para ligar a lâmpada da cozinha mas preciso de meter um inversor no que me faz a comutação da cozinha e do corredor a minha questão é saber se os inversor duplo da efapel que de um lado fica a funcionar como inversor e do outro lado como comutação de escadas na mesma em lado do corredor,porque não Sei Se uma tecla consegue fazer inversor e o outro comutação,será que alguém me pode ajudar,porque até fazer comutação de escadas percebo agora com inversores nunca trabalhei
O interruptor inversor é na mesma um interruptor que, colocado entre os comutadores, permite o utilizador desligar/ligar em qualquer um dos pontos deste circuito. O conceito de aplicação, é precisamente quando necessário por exemplo, num determinado corredor extenso precisarmos desligar ou ligar no meio deste, utilizamos o terceiro interruptor (inversor), permitindo na mesma que, nas extremidades possamos ligar/desligar.
Danieltpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 fev 2019, 22:18
Localização: Amarante

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por Danieltpinto »

Então quer dizer que numa tecla consigo fazer a inversão e na outra continuar a trabalhar como comutação de escadas correto?
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por Duende »

Danieltpinto Escreveu: 27 fev 2019, 00:11 Então quer dizer que numa tecla consigo fazer a inversão e na outra continuar a trabalhar como comutação de escadas correto?
Errado. O inversor apenas serve para isso mesmo, inverte as ligações internamente permitindo que se ligue/desligue em qualquer um dos pontos. Um interruptor simples apenas precisa 1 entrada e 1 saida. O inversor utiliza 2 entradas e 2 saida (4 fios).
Mecânicamente não é possível um interruptor simples fazer de inversor.
O interruptor inversor é concebido específicamente só para esse tipo de utilização.
Danieltpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 fev 2019, 22:18
Localização: Amarante

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por Danieltpinto »

Porque eu só tenho uma caixa e tinha um comutador de escadas duplo neste caso não Posso alterar nada porque ou tenho o inversor a funcionar ou então comutador de escadas,não sei como fazer,mas obrigado na mesma
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por MPChambel »

Na China existem comutadores com 3 botões :D
Numa caixa só se pode fazer 2 comutações
Numa caixa só se pode fazer 1 inversão
Nenhum comutador de escada simples ou duplo pode fazer de inversor
Desconheço que exista numa só peça um inversos e comutador.
Se fosse eu fazia de duas formas,dependendo do local e da habilidade.
Ou fazia um furo apta o interior da caixa e colocava junto a esse comutador um outro exterior o que esteticamente é feio ou abria um buraco à conta de uma caixa que colocaria encostada a essa com passagem entre elas,com bucha quimica,poliuretano ou outro produto idêntico certificava-me que a caixa estava firme,depois se fosse necessário dava-lhe um acabamento com gesso,comprava um espelho duplo e colocava lá o que fosse necessário.
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 115
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por rui14 »

já fiz um inversor com um comutador duplo da FORIX
só tive de colar as duas teclas e fazer um "chante"
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por MPChambel »

Mas precisa sempre de uma caixa só para ele.
Penso que também não será um trabalho esteticamente bonito.Se tiver duas caixas lado a lado tem que mudar a outra aparelhagem e colocar um espelho duplo,acaba por ficar feio na minha opinião.
Eu não faria isso.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”