Certificado Instalação Elétrica

Alberto11
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 16 dez 2014, 13:09

Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Alberto11 »

Boa tarde.

Agradecia a ajuda de alguém esclarecido sobre certificados de instalação elétrica.

Adquiri uma loja (que nunca foi utilizada) a um construtor e agora arrendei-a. O inquilino foi pedir a instalação do contador e a EDP disse que a loja não estava certificada.

Tenho as seguintes duas dúvidas:
- o inquilino liga-me todos os dias a reclamar que o enganei, pois a loja já deveria ter o certificado de instalação elétrica. Era obrigação do construtor obter o certificado antes de me vender a loja ou fez bem em não o pedir, pois assim pode ser pedida a potência indicada para o ramo de atividade em que venha a funcionar?
- foi um eletricista à loja e disse que para ser obtida a certificação teria que ser retirada uma parede falsa que o inquilino entretanto colocou e que agora se recusa a retirar. Isto é mesmo assim? Uma parede falsa pode gerar uma não conformidade que impeça a certificação da instalação elétrica?

O meu agradecimento a todos quantos possam ajudar.
Cumprimentos.


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por jaimereis »

pois...não temos dados do espaço, mas de qualquer maneira quando comprou a loja devia ter verificado se esta já tinha o dito documento....nem que fosse para a potencia mínima...que era obrigação do construtor tratar disso...

o ramal, vem da rua? vem de um prédio?...não sabemos....

quanto à parede, só por apresentação de mais dados se pode dizer mais qualquer coisa...
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Mário »

Boas

Para ter licença de utilização tem que ter instalação eléctrica. Até um determinado ano, não havia certificação, desde que foi aprovado que a Certiel é quem emite os certificados tem que ter, assim como o ITED.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por nelmindo »

Como não sabemos as condições da venda da loja a si, neste momento a responsabilidade de obter o certificado é sua.
A única responsabilidade do inquilino é requisitar potência igual ou inferior à do certificado...
Quando à parede não sabemos. Em alguns casos pode inviabilizar, noutros pode melhorar. No entanto de momento não me estou a lembrar de alguma situação que possa inviabilizar, porque tenho pouco experiência na área...
Daí concluo que tem um bico de obra para resolver...
Alberto11
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 16 dez 2014, 13:09

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Alberto11 »

Agradeço as vossas respostas.
Mais dados sobre o assunto (origem do ramal, etc) também não sei, pois não sou muito entendido no assunto.

Quando comprei o imóvel não verifiquei se tinha certificado de instalação elétrica, pois tinha a convicção que para ser emitida a Licença de Utilização pela Câmara Municipal, teria obrigatoriamente que já estar tudo certificado e aprovado para a utilização da loja.

Certificado do projeto de instalação elétrica tenho. Será este o certificado que passou a ser obrigatório para obter a licença de utilização?

A Certiel diz-me que não há certificado da fração.
Vou tentar falar com o construtor...

Cumprimentos,
Alberto
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por ENERGY »

Boas
Infelismente esta ainda é uma situação que se verifica em muitas construções relativamente recentes, apenas no projeto é contemplada uma determinada potência para aquele espaço, e depois quem compra ou arrenda faz a instalação de acordo com a atividade que vai exercer naquele espaço.
Ainda à bem pouco tempo uma pessoa amiga comprou a uma entidade bancária, 4 lojas seguidas, e nenhuma deelas tinha instalação, apenas lá tinha espaço para a montagem de Q.E e Contagem, e a respetiva derivação que vinha do Q.Colunas dos prédios.
A questão da parede que refere, pode obrigar à instalação de uma botoneira de corte de energia, a instalar junto da porta de entrada da loja/escritório/armazém, etc.
Em muitos casos não há certificado destes espaços, por divergências entre construtor e Instalador, embora as instalações estejam executadas.

Alberto11 Escreveu:Agradeço as vossas respostas.
Mais dados sobre o assunto (origem do ramal, etc) também não sei, pois não sou muito entendido no assunto.

Quando comprei o imóvel não verifiquei se tinha certificado de instalação elétrica, pois tinha a convicção que para ser emitida a Licença de Utilização pela Câmara Municipal, teria obrigatoriamente que já estar tudo certificado e aprovado para a utilização da loja.

Certificado do projeto de instalação elétrica tenho. Será este o certificado que passou a ser obrigatório para obter a licença de utilização?

A Certiel diz-me que não há certificado da fração.
Vou tentar falar com o construtor...

Cumprimentos,
Alberto
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por projclvm »

Pelo que entendi, a instalação é alimentada por ramal independente (edificio misto (residencial e de serviços)), logo caso não tenha sido cerificada, para que o comercializador possa fornecer energia terá que certificar a instalação. Como a instalação está inserida no edifício, foi efetuado um projeto elétrico inicial, pelo que se houve alterações fisícas (divisória com parede falsa), deve alterar o projeto elétrico inicial, ou remover a dita divisória, para que fique em conformidade com o projeto inicial.
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Electroo »

Boa tarde. Alguém me pode esclarecer como eram as "certificações" antes da CERTIEL.

Tenho um caso duma instalação já bastante antiga que perante a edp se encontra "certificada", sendo por isso uma certificação anterior á Certiel.
Agora a instalação foi alvo de obras e para emitirem a licença de utilização pedem o certificado.

A minha questão é: existe certificado? eu penso que não.... no entanto como posso ultrapassar esta barreira com a câmara? obrigado
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Informa à Câmara que as obras não interferiram com a especialidade de instalações elétricas e que foi mantido com a substituição de materiais.


Cumps.
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Electroo »

Gil82 Escreveu: 06 jun 2018, 14:39 Boas!

Informa à Câmara que as obras não interferiram com a especialidade de instalações elétricas e que foi mantido com a substituição de materiais.


Cumps.
Neste caso as instalações eléctricas foram requalificadas, inclusive alterou-se a posição dos quadros eléctricos. o que é necessário?
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Gil82 »

Boas!

É uma questão de argumentar que não houve alteração de localizações de equipamentos, apenas substituição de materiais.
Caso seja uma remodelação a fundo pode ser necessário efetuar a certificação da instalação.


Cumps!
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

Qualquer alteração que se faça a instalação eléctrica será necessário o certificado. E isso não somos nós a decidir mas sim a câmara municipal, que quando emite uma licença vem explicito se é necessário o certificado ou não, e quase sempre não nos transmitem. O pior caso é em edifícios sem projecto, que cuja potência é maior que 50 Kva e que o inspector não faz a certificação.
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Electroo »

Mario Lopes Escreveu: 08 jun 2018, 08:16 Viva,

Qualquer alteração que se faça a instalação eléctrica será necessário o certificado. E isso não somos nós a decidir mas sim a câmara municipal, que quando emite uma licença vem explicito se é necessário o certificado ou não, e quase sempre não nos transmitem. O pior caso é em edifícios sem projecto, que cuja potência é maior que 50 Kva e que o inspector não faz a certificação.

Sr. Mário Lopes é exatamente esse o problema. Foi feita a remodelação total da loja e tem uma potência superior a 50kVA. Então segundo me diz e segundo exigência da camara é necessário nova certificação? apesar da instalação já estar certificada anteriormente á Certiel para aquela potência?
O problema é que tb foi feito a remodelação e nem projeto elétrico existe, que é obrigatório agora acima de 41,40kVA.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Caso seja superior a 41,4kVA vai ser preciso enviar projeto no ato de pedido de vistoria.


Cumps!
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Certificado Instalação Elétrica

Mensagem por Electroo »

Gil82 Escreveu: 07 jun 2018, 08:46 Boas!

É uma questão de argumentar que não houve alteração de localizações de equipamentos, apenas substituição de materiais.
Caso seja uma remodelação a fundo pode ser necessário efetuar a certificação da instalação.


Cumps!
Gil 82, obrigado. Então quer dizer que caso exista haja remodelação a fundo, a decisão de nova certificação cabe à câmara... mesmo que a instalação já tenha certificado....
Responder

Voltar para “Dúvidas”