Tubos/secções

Responder
arc_pt
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 07 jul 2011, 12:10

Tubos/secções

Mensagem por arc_pt »

Bom dia,

Relativamente ao tipo e diâmetro de tubos tenho algumas questões a colocar, se me puderem ajudar:
- A tubagem de ligação do Quadro de Entrada à Caixa de Contador / Portinhola para uma moradia será de que secção? 40/50mm^2? Potência contratada de 10.35 kVA.
- Para interligação de quadros parciais qual o recomendado? 32? e a secção dos cabos? 6mm^2?
- O barramento geral de terra deve ser com condutor isolado de que secção e qual o tubo aconselhado?

Agradecia uma opinião de quem me pudesse ajudar.

Muito obrigado desde já.


Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Tubos/secções

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,,

Por norma a secção mínima do tubo de alimentação é 32, mas o recomendado é de 40. Por isso aconselho vivamente o de 40. Isto da parte superior da Portinhola passando pela caixa de contagem e terminando no Quadro de entrada. (P = 10,35 kva).
Para a terra (ligação Q.E - amovível - eléctrodo, pode passar o tudo de 40, que provavelmente irá sobrar do rolo de 50 metros.
Use uma secção de cabo de terra de 25 mm2. Mas caso necessite de dimensionar o tubo, e não opte pelo de 40 mm2. A formula é a seguinte:
Diâmetro tubo >= 2,236 x Dia.(cabo)
arc_pt
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 07 jul 2011, 12:10

Re: Tubos/secções

Mensagem por arc_pt »

E relativamente à ligação entre quadros parciais? Bem sei que depende da potência de cada quadro. Neste caso tenho os seguintes quadros parciais:

- QP1: alimenta piso 1 (tomadas + iluminação)
- QP2: alimenta cave e quadro parcial dos anexos onde terá máquina de lavar roupa, máquina de secar roupa, arca congeladora e frigorífico.
- QP3: alimenta a sala das máquinas, nomeadamente sistema da bomba de calor, VMC e aspiração central.

Estou a pensar usar cabo de 6mm^2 para interligação destes quadros em tubo de 40 (ou 32). Além disso vou também deixar mais um tubo de reserva entre quadros.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Tubos/secções

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Eu iria para tubo de 40.


Cumps!
arc_pt
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 07 jul 2011, 12:10

Re: Tubos/secções

Mensagem por arc_pt »

E secção dos condutores?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tubos/secções

Mensagem por ENERGY »

arc_pt Escreveu: 18 mai 2018, 15:49 E secção dos condutores?
Vai contratar monofasico ou trifásico? só com essa informação se pode indicar a secção dos condutores e respetivas proteções.
Se vai contratar 10.35Kvas em trifásico para uma moradia, vai ser um fiasco.
Cpts.
Energy
arc_pt
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 07 jul 2011, 12:10

Re: Tubos/secções

Mensagem por arc_pt »

Estou a pensar contratar 10.35 kVA monofásico. Um fiasco porquê?
arc_pt
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 07 jul 2011, 12:10

Re: Tubos/secções

Mensagem por arc_pt »

Mario Lopes Escreveu: 16 mai 2018, 14:49 Viva,,

Por norma a secção mínima do tubo de alimentação é 32, mas o recomendado é de 40. Por isso aconselho vivamente o de 40. Isto da parte superior da Portinhola passando pela caixa de contagem e terminando no Quadro de entrada. (P = 10,35 kva).
Para a terra (ligação Q.E - amovível - eléctrodo, pode passar o tudo de 40, que provavelmente irá sobrar do rolo de 50 metros.
Use uma secção de cabo de terra de 25 mm2. Mas caso necessite de dimensionar o tubo, e não opte pelo de 40 mm2. A formula é a seguinte:
Diâmetro tubo >= 2,236 x Dia.(cabo)
A ligação da portinhola ao ramal é da minha responsabilidade? Tubo de 63mm correto?

Obrigado.
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Tubos/secções

Mensagem por Mario Lopes »

Sim é da nossa responsabilidade. Deixe um tubo de 63 no mínimo. Um troço desde a parte de baixo da portinhola ate 60 cm abaixo do chão. Não necessita de deixar curva nenhuma.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”