Dúvida - Transformador BT/AT

Responder
satantec
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 30 out 2007, 18:12
Localização: Norte
Enviou: 26 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Dúvida - Transformador BT/AT

Mensagem por satantec »

Boa tarde,

É possível termos um transformador BT/AT num espaço acessível a um técnico, estando o transformador em tensão?
Ou seja, o acesso ao espaço do transformador não está encravado com um interruptor de corte de tensão.

Se sim, qual o IP mínimo necessário e qual o regulamento/norma que devemos seguir.


Nota: não se trata de um transformador que liga a Rede à instalação protegido pelas celas de média tensão, mas sim de um transformador ligado entre um gerador e um transformador. Funciona como um transformador elevador de tensão, pelo que o encravamento a ser necessário terá de ser realizado à saída do gerador.

Esquema:

Gerador------Transformador BT/AT ----Celas Protecção----Transformador AT/BT-----Instalação


Não obstante do esquema de ligação, a minha dúvida tem apenas a ver com a possibilidade de se ter acesso a um espaço com um transformador em tensão, e qual o IP necessário.

obrigado.


Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Dúvida - Transformador BT/AT

Mensagem por Mario Lopes »

Bom dia,

Possível é, ainda a umas semanas fiz uma alimentação desde o transformador do PT a um QGBT e as celas não tinham relés de encravamento, estado o barramento de média a 50 cm da porta. Infelizmente existe muitos casos assim. Apesar de só os credenciados poderem entrar e manobrar no interior desses espaços, por vezes n~ºao é isso que acontece. Agora aconselho a que instale o encravamento na porta da cela, seja ele eléctrico ou mecânico. Em todo o caso verifique o regulamento, que a meu ver é o que está em vigor.
- Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e de Seccionamento (Decreto-Lei n.º 42895, de 31/03/60, alterado pelo Dec. Regulamentar n.º 14/77, de 18 de Fevereiro).
satantec
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 30 out 2007, 18:12
Localização: Norte
Enviou: 26 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dúvida - Transformador BT/AT

Mensagem por satantec »

Mario Lopes Escreveu: 11 abr 2018, 13:48 Bom dia,

Possível é, ainda a umas semanas fiz uma alimentação desde o transformador do PT a um QGBT e as celas não tinham relés de encravamento, estado o barramento de média a 50 cm da porta. Infelizmente existe muitos casos assim. Apesar de só os credenciados poderem entrar e manobrar no interior desses espaços, por vezes n~ºao é isso que acontece. Agora aconselho a que instale o encravamento na porta da cela, seja ele eléctrico ou mecânico. Em todo o caso verifique o regulamento, que a meu ver é o que está em vigor.
- Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e de Seccionamento (Decreto-Lei n.º 42895, de 31/03/60, alterado pelo Dec. Regulamentar n.º 14/77, de 18 de Fevereiro).
Boa tarde Mário,

Agradeço desde já a resposta.
Normalmente existe um encravamento mecânico entre a cela de média tensão e a sala de acesso ao transformador. Corta-se a alimentação ao transformador e a cela liberta a chave, que é a chave da sala do transformador! Melhor segurança não existe, a não ser que se queira aldrabar o sistema!

Já li e reli o Regulamento mas não fiquei completamente esclarecido, por isso coloquei aqui a questão.

melhores cumprimentos!
satantec
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 30 out 2007, 18:12
Localização: Norte
Enviou: 26 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dúvida - Transformador BT/AT

Mensagem por satantec »

Decreto n.º 42 895 com as alterações de Decreto Regulamentar n.º 14/77, 18 de Fevereiro

"Art. 90.º Acessibilidade de órgãos sob tensão. - Se as portas ou tampas de acesso a órgãos sob alta tensão não possuírem encravamento que só permita a sua abertura após desligação da tensão no interior, deverão estabelecer-se dispositivos de protecção contra contactos acidentais apropriados a este tipo de instalação."

Lendo este artigo, dá a entender que será possível o acesso a uma zona com órgãos sob tensão, desde que devidamente protegidos.

Mas resta a dúvida: será que existe outra norma ou regulamento posterior que impeça este procedimento ?


Resumindo: É possível estar numa sala com o transformador em tensão ?

Aguardo os vossos comentários.
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Dúvida - Transformador BT/AT

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

Lendo o Art. 90, é obrigatório criar o impedimento de entrar na cela com o equipamento em tensão.

Cump.

ML
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Dúvida - Transformador BT/AT

Mensagem por Mário »

Boas

"Resumindo: É possível estar numa sala com o transformador em tensão ?"
Podes, desde que exista separação do espaço físico, (grade tipo gaiola etc..)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Dúvida - Transformador BT/AT

Mensagem por Mario Lopes »

Mário, essa não percebi??
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Dúvida - Transformador BT/AT

Mensagem por Mário »

Boas
Mario Lopes Escreveu: 27 abr 2018, 16:33 Mário, essa não percebi??
Há salas em que existe um gerador de um lado da sala (direita), e do outro (esquerdo) temos um transformador seco de BT/AT , onde a area do transformador é vedada por grades em rede com porta (como nas celas dos Pts) .

Se a pergunta é;
"Resumindo: É possível estar numa sala com o transformador em tensão ?"
Sim é.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
torrado
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 09 ago 2009, 01:47
Localização: Coimbra
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dúvida - Transformador BT/AT

Mensagem por torrado »

Há centenas de instalações nas condições referidas, onde não há quaisquer encravamentos para entrar em celas de MT com barramentos, seccionadores, transformadores e afins à mão de semear.
Já ouvi também algumas histórias de pessoal não técnico (pex pessoal de limpeza) que teve acidentes fatais nessas circunstâncias.

Como técnicos responsáveis acho que não deviam permitir nunca situações deste género especialmente em locais que serão alvo de beneficiação. Um encravamento por chave é fácil e económico.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Dúvida - Transformador BT/AT

Mensagem por Faiante »

Muito boas tardes meus caros amigos!

Face ao descrito, nas postagens colocadas por todos os intervenientes, quero dizer-vos o seguinte:

Hoje em dia, face a toda a legislação vigente ainda se podem encontrar celas modulares de recente construção tipo unifuncionais ou multifuncionais compactas em que os acessos aos compartimentos de cada uma delas não possuem qualquer tipo de encravamento mecânico.
Por isso, acho que não será um problema de legislação, mas, antes, pelo contrário uma falta de fiscalização.

CPtos

JAG
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”